Agricultura Urbana

Vieira, Márcia Gilmara Marian; Morales, Rafael Gustavo Ferreira; Pereira, Yára Chris na Cesário; Menegaes, Janine Farias

Abstract:

A presente obra foi “gerida” por várias “mentes” de diferentes instituições de ensino e pesquisa, em conjunto com as intuições de assistência técnica extensionista, com um intuito comum: a “qualidade de vida e a sustentabilidade local”, por meio das técnicas aplicadas a agricultura no meio urbano e periurbano. Deste modo, a obra “Agricultura Urbana” tem como finalidade possibilitar a inserção do “verde” nos espaços urbanos, independentemente da sua área de abrangência, visando à salutabilidade destes espaços, ao mesmo tempo que promove a atividade agrícola. A inserção do “verde”, por meio do cultivo de plantas sejam ornamentais, alimentares, entre outros, tem como finalidade agregar o bem-estar socioeconômico as atividades que aproximem os seres humanos ao meio ambiente. Onde, a Agricultura Urbana (AU) e a Periurbana (AP) possam ser praticadas por meio de um sistema que envolve o solo, a água, a atmosfera e plantas bem manejadas, o que resulta num alimento saudável, tanto para o corpo quanto para a alma. Neste sistema, há a ciclagem de minerais por um fluxo de energia contínuo, realizado por meio do correto uso e manejo do ambiente de cultivo. Dessa forma, a produção de alimentos nos limites municipais sem o uso de agrotóxicos, intituladas AU e AP, pode ser uma alternativa viável para garantir a segurança e soberania alimentar, promover a sustentabilidade com o uso de resíduos gerados no próprio município e gerar renda aos trabalhadores envolvidos. As AU e AP podem ser caminhos para uma sustentabilidade equitativa, inclusiva, baseada no respeito a todas as formas de vida, por meio da apropriação de conhecimentos e de ações que contribuam para a transformação humana e para a preservação do ambiente natural, numa relação de interdependência com o ambiente cultural. Essa obra é um convite à reflexão individual e coletiva na construção de “inéditos viáveis” na perspectiva do pensamento freiriano, que exige de mim, de nós, um “pensar-fazer” diário, com perspectivas dialéticas, mudando o mundo e sendo por este mudado.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • PROEXC - Editora da FURG – E-books
    Esta coleção abriga os e-books publicados pela Editora e Grafica da FURG, principalmente de autores que não fazem parte do quadro de servidores da instituição.