Abstract:
Este trabalho estuda o reaproveitamento das representações literárias do
passado medieval, objetivando verificar a presença de elementos da
cultura e da história medieval transformados, adaptados e ficcionalizados
em O sertanejo (1876), de José de Alencar, chegando ao tema central de
nossa proposta: a utilização (ou aproximação) do código de ética
cavaleiresco na constituição do protagonista do romance. Baseando-nos
tanto em historiadores medievalistas (Jacques Le Goff, Franco Cardini,
Robert Delort) quanto em estudiosos da literatura (Ernst Robert Curtius,
Erich Auerbach), tomamos três elementos fulcrais desse código de ética: a
fidelidade ao senhor, a fidelidade e devoção à amada e a fidelidade cristã
a Deus e aos pobres (desvalidos ou mais fracos).
This article studies the re-use of the literary representation of the medieval
past, with the purpose of considering the presence of cultural and historic
(medieval) elements transformed, adapted and fictionalised in José de
Alencar’s novel O sertanejo (1876), to reach the central subject of our
study: the use (or the approach) to the knight’s ethical code in the drawning
of the novel’s main character. We are based on medievalists (Jacques Le
Goff, Franco Cardini, Robert Delort) and on literature specialists (Ernst
Robert Curtius, Erich Auerbach). We take three elements of that ethical
code: the loyalty to the Sire, the fidelity and devotion to the loved woman
and the Christian fidelity to God and to the poor people.
Description:
Biblos, Rio Grande, 17: 145-157, 2005.