dc.contributor.advisor |
Pinheiro, Mariza Inês da Silva |
|
dc.contributor.author |
Afonso, Larissa Soares |
|
dc.date.accessioned |
2023-08-11T17:14:21Z |
|
dc.date.available |
2023-08-11T17:14:21Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.citation |
AFONSO, Larissa Soares. O uso de recursos gráficos na comunicação científica. 2021. 66 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel em Biblioteconomia) - Instituto de Ciências humanas e da informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11204 |
|
dc.description |
Trabalho de Conclusão de curso |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Visou-se oportunizar através de uma pesquisa quali-quantitativa, a importância do papel
do bibliotecário e no relacionamento interpessoal com os alunos especiais.Verificou-se
na literatura científica brasileira da Biblioteconomia/Ciência da Informação a existência
de relatos e experiências sobre possíveis dificuldades e facilidades ocasionadas no
relacionamento entre bibliotecário e usuário com necessidade especial. A pesquisa foi
realizada no Portal do Periódicos Capes, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações,
na BRAPCI e no GEBE, entre os anos de 2010 a 2020. Os termos utilizados no campo
de busca foram: bibliotecário escolar, relacionamento interpessoal, portadores de
necessidades especiais, aluno especial, comunicação interpessoal, atuação profissional
e biblioteca inclusiva. Ainda foi realizada uma pesquisa com os bibliotecários da rede de
ensino escolar municipal das cidades de Rio Grande e Pelotas, no Rio Grande do Sul, a
atuação em sua prática no cotidiano com alunos portadores de necessidades especiais
através de um questionário de perguntas abertas (Apêndice A). Os resultados mostram
que dos 23 bibliotecários da cidade de Rio Grande, sete responderam a pesquisa, cinco
mencionaram que tiveram contato com estes alunos em algum momento de sua atuação
profissional, uma possui experiência em uma escola especial e outra com alunos
inclusos. Na cidade de Pelotas, não foi localizado bibliotecários atuando nas bibliotecas.
Conclui-se também que foram localizadas pouca produção científica. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Biblioteca Inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Alunos Especiais |
pt_BR |
dc.subject |
Relacionamento Interpessoal |
pt_BR |
dc.subject |
Bibliotecário escolar |
pt_BR |
dc.title |
Bibliotecário escolar e o relacionamento interpessoal com alunos especiais |
pt_BR |
dc.type |
bachelorThesis |
pt_BR |