Bibliotecário escolar e o relacionamento interpessoal com alunos especiais

Afonso, Larissa Soares

Abstract:

Visou-se oportunizar através de uma pesquisa quali-quantitativa, a importância do papel do bibliotecário e no relacionamento interpessoal com os alunos especiais.Verificou-se na literatura científica brasileira da Biblioteconomia/Ciência da Informação a existência de relatos e experiências sobre possíveis dificuldades e facilidades ocasionadas no relacionamento entre bibliotecário e usuário com necessidade especial. A pesquisa foi realizada no Portal do Periódicos Capes, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, na BRAPCI e no GEBE, entre os anos de 2010 a 2020. Os termos utilizados no campo de busca foram: bibliotecário escolar, relacionamento interpessoal, portadores de necessidades especiais, aluno especial, comunicação interpessoal, atuação profissional e biblioteca inclusiva. Ainda foi realizada uma pesquisa com os bibliotecários da rede de ensino escolar municipal das cidades de Rio Grande e Pelotas, no Rio Grande do Sul, a atuação em sua prática no cotidiano com alunos portadores de necessidades especiais através de um questionário de perguntas abertas (Apêndice A). Os resultados mostram que dos 23 bibliotecários da cidade de Rio Grande, sete responderam a pesquisa, cinco mencionaram que tiveram contato com estes alunos em algum momento de sua atuação profissional, uma possui experiência em uma escola especial e outra com alunos inclusos. Na cidade de Pelotas, não foi localizado bibliotecários atuando nas bibliotecas. Conclui-se também que foram localizadas pouca produção científica.

Description:

Trabalho de Conclusão de curso

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia