Ambientes Virtuais de Aprendizagem como apoio ao ensino da biblioteconomia

Munhoz, Augusto Maciel; Carneiro, Mara Lucia Fernandes

Abstract:

 
O presente trabalho relata e analisa a experiência da utilização de um ambiente virtual, usado para fins de aprendizagem de alunos do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. A partir da análise dessa experiência, buscou-se discutir a utilização dos ambientes virtuais como recurso pedagógico e sua implicação no processo de ensino-aprendizagem, considerando as perspectivas dos docentes e do corpo discente. Constatou-se que os ambientes virtuais de aprendizagem não vêm substituir as aulas presenciais, mas acrescentar aos alunos outras opções de acesso à informação.
 
This study reports and analyses the experience of the students of the Library and Information Science Undergraduate Program of Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Brazil – in using a virtual learning environment. Considering the analysis of the experience, there was a search for discussion about how such media can be used pedagogically and what their implications on the teaching-learning process are, from the perspectives of the students and their teachers. In conclusion, the virtual learning environments were verified as not to substitute the regular classes, but to provide students with complementary access to information.
 

Description:

Biblos, Rio Grande, 23 (2): 77-84, 2009.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Artigos publicados em periódicos