Abstract:
O presente trabalho relata e analisa a experiência da utilização de um
ambiente virtual, usado para fins de aprendizagem de alunos do curso de
Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.
A partir da análise dessa experiência, buscou-se discutir a utilização dos
ambientes virtuais como recurso pedagógico e sua implicação no processo
de ensino-aprendizagem, considerando as perspectivas dos docentes e do
corpo discente. Constatou-se que os ambientes virtuais de aprendizagem
não vêm substituir as aulas presenciais, mas acrescentar aos alunos
outras opções de acesso à informação.
This study reports and analyses the experience of the students of the
Library and Information Science Undergraduate Program of Universidade
Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Brazil – in using a virtual learning
environment. Considering the analysis of the experience, there was a
search for discussion about how such media can be used pedagogically
and what their implications on the teaching-learning process are, from the
perspectives of the students and their teachers. In conclusion, the virtual
learning environments were verified as not to substitute the regular
classes, but to provide students with complementary access to information.
Description:
Biblos, Rio Grande, 23 (2): 77-84, 2009.