O profissional Bibliotecário: uso das mídias sociais na promoção da profissão

Gaspar, Crigor Borges

Abstract:

 
Com o surgimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), as formas de comunicar e informar sofreram alterações, o que refletiu na profissão bibliotecária. Nos últimos anos, as mídias sociais vêm marcando presença constante em nosso cotidiano. Levando em consideração a relevância das mídias sociais na atualidade e a importância da adaptação do profissional bibliotecário em diferentes cenários, o presente estudo aborda temas como: a presença do bibliotecário nas mídias e redes sociais, marketing e suas ramificações, reflexões quanto a relação entre marketing, internet e biblioteconomia, bem como análises de mídias sociais geridas por bibliotecários e que, de alguma maneira, acabam por informar a respeito da profissão bibliotecária. Para a seleção da amostra realizou-se adaptações no método Bola de Neve (Snowball), considerou-se os perfis nas mídias sociais como participantes da pesquisa e, as indicações de perfis semelhantes, realizaram-se automaticamente pelos mecanismos de sugestões presentes nas plataformas digitais. A amostra definida conta com 10 bibliotecários/bacharéis em biblioteconomia e, para coleta de dados, foram analisadas publicações realizadas no período de seis meses, utilizando como base da Análise de Conteúdo proposta por Bardin e, o apoio de uma ficha de análise elaborada para esta pesquisa. Por fim, constatou-se que os profissionais realizam a promoção da profissão de forma não intencional, visto que, os profissionais aparentam estar versando apenas para seus colegas de profissão, contudo suas publicações podem estar sendo acompanhadas por públicos diferentes.
 
Con la aparición de las tecnologías de Información y Comunicación (TCIs), las formas de comunicar e informar cambiaran, lo que tuvo reflejo en la profesión de bibliotecario. En los últimos años, las redes sociales están marcando presencia en nuestro cotidiano. Teniendo en cuenta la relevancia de las redes sociales en la actualidad y la importancia de la adaptación de la profesión bibliotecario en distintos escenarios, el presente estudio tiene temas como: la presencia del bibliotecario en las redes sociales, marketing y sus ramas, reflexión de las relaciones entre marketing, internet y biblioteconomía, también el análisis de las redes sociales administradas por bibliotecarios y, de alguna forma, terminan por informar al respecto de la profesión bibliotecario. Para selección de las muestras tuvo adaptaciones del método Bola de nieve (Snowball), fueron considerados los perfiles en redes sociales como participantes en este trabajo y, las indicaciones de perfiles similares fueran usados automáticamente los mecanismos de sugerencia, presentes en las plataformas digitales. Las muestras definidas tienen 10 perfiles de bibliotecarios, para la recopilación de datos, fueran analizadas publicaciones realizadas en el periodo de seis meses, utilizando del análisis de contenido propuesto por Bardin. Por fin, fue encontrado que los profesionales tienen promoción profesional de manera no intencional, pues, los profesionales parecen estar hablando apenas para sus compañeros de profesión, contudo, sus publicaciones se pueden acompañar por públicos distintos.
 

Description:

Trabalho de Conclusão de Curso

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia