Abstract:
Com o surgimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), as formas
de comunicar e informar sofreram alterações, o que refletiu na profissão bibliotecária.
Nos últimos anos, as mídias sociais vêm marcando presença constante em nosso
cotidiano. Levando em consideração a relevância das mídias sociais na atualidade e
a importância da adaptação do profissional bibliotecário em diferentes cenários, o
presente estudo aborda temas como: a presença do bibliotecário nas mídias e redes
sociais, marketing e suas ramificações, reflexões quanto a relação entre marketing,
internet e biblioteconomia, bem como análises de mídias sociais geridas por
bibliotecários e que, de alguma maneira, acabam por informar a respeito da profissão
bibliotecária. Para a seleção da amostra realizou-se adaptações no método Bola de
Neve (Snowball), considerou-se os perfis nas mídias sociais como participantes da
pesquisa e, as indicações de perfis semelhantes, realizaram-se automaticamente
pelos mecanismos de sugestões presentes nas plataformas digitais. A amostra
definida conta com 10 bibliotecários/bacharéis em biblioteconomia e, para coleta de
dados, foram analisadas publicações realizadas no período de seis meses, utilizando
como base da Análise de Conteúdo proposta por Bardin e, o apoio de uma ficha de
análise elaborada para esta pesquisa. Por fim, constatou-se que os profissionais
realizam a promoção da profissão de forma não intencional, visto que, os profissionais
aparentam estar versando apenas para seus colegas de profissão, contudo suas
publicações podem estar sendo acompanhadas por públicos diferentes.
Con la aparición de las tecnologías de Información y Comunicación (TCIs), las formas de
comunicar e informar cambiaran, lo que tuvo reflejo en la profesión de bibliotecario. En los
últimos años, las redes sociales están marcando presencia en nuestro cotidiano. Teniendo en
cuenta la relevancia de las redes sociales en la actualidad y la importancia de la adaptación
de la profesión bibliotecario en distintos escenarios, el presente estudio tiene temas como: la
presencia del bibliotecario en las redes sociales, marketing y sus ramas, reflexión de las
relaciones entre marketing, internet y biblioteconomía, también el análisis de las redes
sociales administradas por bibliotecarios y, de alguna forma, terminan por informar al respecto
de la profesión bibliotecario. Para selección de las muestras tuvo adaptaciones del método
Bola de nieve (Snowball), fueron considerados los perfiles en redes sociales como
participantes en este trabajo y, las indicaciones de perfiles similares fueran usados
automáticamente los mecanismos de sugerencia, presentes en las plataformas digitales. Las
muestras definidas tienen 10 perfiles de bibliotecarios, para la recopilación de datos, fueran
analizadas publicaciones realizadas en el periodo de seis meses, utilizando del análisis de
contenido propuesto por Bardin. Por fin, fue encontrado que los profesionales tienen
promoción profesional de manera no intencional, pues, los profesionales parecen estar
hablando apenas para sus compañeros de profesión, contudo, sus publicaciones se pueden
acompañar por públicos distintos.