Show simple item record

dc.contributor.advisor Pinheiro, Mariza Inês da Silva
dc.contributor.author Souza, Aline Mello de
dc.date.accessioned 2023-08-16T16:34:15Z
dc.date.available 2023-08-16T16:34:15Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation SOUZA, Aline Mello de. Bibliotecário e educação midiática: as práticas da Biblioteca Escolar em prol dos alunos. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11231
dc.description Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.description.abstract As bibliotecas e os bibliotecários vêm acompanhando as transformações tecnológicas e precisaram se atualizar, para suprir a demanda de alunos interligados. Fez-se necessário que, esse profissional da informação otimizasse seus serviços diante das mídias digitais e comunicacionais, visando cumprir com seu papel educativo. Portanto, a presente pesquisa sobre a temática Educação Midiática na biblioteca escolar é pertinente e teve por objetivo geral, investigar na literatura da área de Biblioteconomia/Ciência da Informação, quais as práticas que estão sendo realizadas na Biblioteca Escolar para promoção da Educação Midiática entre os alunos. E, como objetivos específicos, verificar a relevância da Educação Midiática na literatura biblioteconômica; conhecer quais as contribuições do bibliotecário perante a Educação Midiática na literatura biblioteconômica; e analisar as atividades e/ou ações do bibliotecário em face a Educação Midiática na biblioteca escolar. A pesquisa teve cunho exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, realizada a partir de levantamento bibliográfico via literatura científica biblioteconômica de autores relacionados ao tema, tendo utilizado o método da análise de conteúdo de Bardin. Por meio desse trabalho, chegou-se a conclusões sobre a importância da temática Educação Midiática para vida social e cultural dos alunos, visto ela desenvolver ensino-aprendizagem, contribuir para formação cidadã, constituir a sociabilidade nas relações sociais, culturais e no âmbito escolar. Também foram elencadas, em uma tabela, as várias contribuições do profissional bibliotecário em face a Educação Midiática, mostrando o quanto é pertinente a inserção da mesma na Base Nacional Comum Curricular e o quanto é necessário que os currículos escolares sejam adaptados, viabilizando o trabalho com a Educação Midiática na biblioteca escolar e na sala de aula. Concluiu-se que, o bibliotecário é um educador midiático, que contribui de forma significativa com seus usuários, auxiliando-os no uso responsável e na formação crítica frente mídias digitais e impressas. pt_BR
dc.description.abstract Libraries and librarians have been following technological changes and needed to update themselves to meet the demand of interconnected students. It was necessary for this information professional to optimize their services in the face of digital and communicational media, in order to fulfill their educational role. Therefore, the present research on the theme Media Education in the school library is relevant and had the general objective to investigate in the literature in the area of Librarianship/Information Science, which practices are being carried out in the School Library to promote Media Education among students. And, as specific objectives, to verify the relevance of Media Education in librarianship literature; to know the librarian's contributions to Media Education in librarianship literature; and analyze the activities and/or actions of the librarian in the face of Media Education in the school library. The research had an exploratory-descriptive nature, with a qualitative approach, carried out from a bibliographic survey via scientific librarianship literature of authors related to the topic, using Bardin's content analysis method. Through this work, conclusions were reached about the importance of the theme Media Education for the social and cultural life of the students, since it develops teaching and learning, contributes to citizen formation, constitutes sociability in social, cultural and school relations. Were also listed, in a table, the various contributions of the librarian in the face of Media Education, showing how pertinent is its insertion in the National Curricular Common Base and how necessary it is for school curricula to be adapted, making it possible to work with Media Education in the school library and in the Classroom. It was concluded that the librarian is a media educator, who contributes significantly to its users, helping them in responsible use and critical training in front of digital and printed media. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação midiática pt_BR
dc.subject Alfabetização midiática pt_BR
dc.subject Biblioteca escolar pt_BR
dc.subject Bibliotecário. pt_BR
dc.subject Media education pt_BR
dc.subject Media literacy pt_BR
dc.subject School library pt_BR
dc.subject Librarian pt_BR
dc.title Bibliotecário e educação midiática: as práticas da Biblioteca Escolar em prol dos alunos pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia
  • Show simple item record