Abstract:
As bibliotecas e os bibliotecários vêm acompanhando as transformações tecnológicas e
precisaram se atualizar, para suprir a demanda de alunos interligados. Fez-se necessário que,
esse profissional da informação otimizasse seus serviços diante das mídias digitais e
comunicacionais, visando cumprir com seu papel educativo. Portanto, a presente pesquisa sobre
a temática Educação Midiática na biblioteca escolar é pertinente e teve por objetivo geral,
investigar na literatura da área de Biblioteconomia/Ciência da Informação, quais as práticas que
estão sendo realizadas na Biblioteca Escolar para promoção da Educação Midiática entre os
alunos. E, como objetivos específicos, verificar a relevância da Educação Midiática na literatura
biblioteconômica; conhecer quais as contribuições do bibliotecário perante a Educação
Midiática na literatura biblioteconômica; e analisar as atividades e/ou ações do bibliotecário em
face a Educação Midiática na biblioteca escolar. A pesquisa teve cunho exploratório-descritivo,
com abordagem qualitativa, realizada a partir de levantamento bibliográfico via literatura
científica biblioteconômica de autores relacionados ao tema, tendo utilizado o método da
análise de conteúdo de Bardin. Por meio desse trabalho, chegou-se a conclusões sobre a
importância da temática Educação Midiática para vida social e cultural dos alunos, visto ela
desenvolver ensino-aprendizagem, contribuir para formação cidadã, constituir a sociabilidade
nas relações sociais, culturais e no âmbito escolar. Também foram elencadas, em uma tabela,
as várias contribuições do profissional bibliotecário em face a Educação Midiática, mostrando
o quanto é pertinente a inserção da mesma na Base Nacional Comum Curricular e o quanto é
necessário que os currículos escolares sejam adaptados, viabilizando o trabalho com a Educação
Midiática na biblioteca escolar e na sala de aula. Concluiu-se que, o bibliotecário é um educador
midiático, que contribui de forma significativa com seus usuários, auxiliando-os no uso
responsável e na formação crítica frente mídias digitais e impressas.
Libraries and librarians have been following technological changes and needed to update
themselves to meet the demand of interconnected students. It was necessary for this information
professional to optimize their services in the face of digital and communicational media, in
order to fulfill their educational role. Therefore, the present research on the theme Media
Education in the school library is relevant and had the general objective to investigate in the
literature in the area of Librarianship/Information Science, which practices are being carried
out in the School Library to promote Media Education among students. And, as specific
objectives, to verify the relevance of Media Education in librarianship literature; to know the
librarian's contributions to Media Education in librarianship literature; and analyze the activities
and/or actions of the librarian in the face of Media Education in the school library. The research
had an exploratory-descriptive nature, with a qualitative approach, carried out from a
bibliographic survey via scientific librarianship literature of authors related to the topic, using
Bardin's content analysis method. Through this work, conclusions were reached about the
importance of the theme Media Education for the social and cultural life of the students, since
it develops teaching and learning, contributes to citizen formation, constitutes sociability in
social, cultural and school relations. Were also listed, in a table, the various contributions of the
librarian in the face of Media Education, showing how pertinent is its insertion in the National
Curricular Common Base and how necessary it is for school curricula to be adapted, making it
possible to work with Media Education in the school library and in the Classroom. It was
concluded that the librarian is a media educator, who contributes significantly to its users,
helping them in responsible use and critical training in front of digital and printed media.