Abstract:
Partindo da premissa que a leitura é importante para formar cidadãos mais
conscientes, criativos e reflexivos, este estudo teve como objetivo geral
investigar, na produção acadêmica indexada na base de dados BRAPCI e no
Repositório da FEBAB, como está sendo relatada e abordada a mediação da
leitura nas bibliotecas escolares. Utiliza em sua metodologia o levantamento
bibliográfico como procedimento técnico, tendo caráter exploratório, com
abordagem qualitativa. Apresenta a Análise de Conteúdo como método de
análise. Como resultados, verificou-se diferentes definições de mediação de
leitura usadas pelos autores, assim como características esperadas para o
bibliotecário mediador de leitura, o qual deve possuir um conjunto de qualidades
pessoais, habilidades e competências profissionais para exercer a atividade.
Também foram identificados tipos de atividades realizadas, materiais utilizados,
bem como, as dificuldades encontradas para a realização da mediação da
leitura. Conclui-se neste estudo que há um consenso entre os autores no qual
eles abordam a mediação como um auxílio ao leitor na construção do
conhecimento e a importância do fomento no prazer pela leitura, sendo o
bibliotecário fundamental nesse processo e para tanto é necessário que também
seja leitor.
Based on the premise that reading is important to form more aware, creative and
reflective citizens, this study aimed to investigate, in the academic production
indexed in the BRAPCI database and in the FEBAB Repository, how the
mediation of reading in school libraries. It uses in its methodology the
bibliographic survey as a technical procedure, having an exploratory character,
with a qualitative approach. It presents Content Analysis as an analysis method.
As a result, different definitions of reading mediation used by the authors were
verified, as well as expected characteristics for the reading mediator librarian,
who must have a set of personal qualities, skills and professional competences
to carry out the activity. Types of activities carried out, materials used, as well as
the difficulties encountered in carrying out the reading mediation were also
identified. It is concluded in this study that there is a consensus among the
authors in which they approach mediation as an aid to the reader in the
construction of knowledge and the importance of promoting the pleasure of
reading, the librarian being fundamental in this process and for that it is necessary
that he also be a reader.