Abstract:
As Instituições de Ensino Superior Brasileiras estão alicerçadas no tripé acadêmico: ensino-
pesquisa-extensão. A extensão é responsável por promover a interação transformadora entre a
universidade e os outros setores da sociedade. A Constituição Federal Brasileira de 1988, em
seu artigo 207, estabeleceu a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão no Ensino
Superior (BRASIL, 1988), porém a prioridade das instituições continuou sendo o ensino e a
pesquisa. Desta forma, passados 30 anos da promulgação da Constituição, em 18 de dezembro
de 2018, foi publicada a Resolução no 7, do MEC/CNE/CES, sobre as Diretrizes para a Extensão
na Educação Superior Brasileira, ficando estabelecida a implantação da curricularização da
extensão, ou seja, as Instituições de Ensino Superior – IES teriam até dezembro de 2021 (prazo
prorrogado até dez./2022, devido à pandemia do COVID-19) para introduzirem, em caráter
obrigatório, a extensão na composição de, no mínimo, 10% da carga horária do currículo de
suas graduações, nas modalidades de programas, projetos, cursos e oficinas, eventos, prestação
de serviços. Assim, o objetivo deste trabalho é discorrer sobre o desafio de os cursos presenciais
de Biblioteconomia das Universidades Públicas da Região Sul (UDESC, UFSC, UFRGS,
FURG e UEL) implantarem a curricularização da extensão em seus programas e se justifica
pelo relacionamento da Biblioteconomia com a sociedade, pelos cursos presenciais
apresentarem tradição nas atividades de extensão, pelas Universidades Públicas da Região Sul
se aproximarem da nossa realidade e serem mantidas pela sociedade e, também, por haver pouca
produção intelectual sobre o tema curricularização. Quanto à metodologia, a pesquisa apresenta
cunho teórico-empírico, é do tipo exploratória, retrata uma natureza quali-quantitativa e se deu
em três etapas: análise documental (Planos de Desenvolvimento Institucionais - PDIs, Políticas
de Extensão e Projetos Pedagógicos dos Cursos – PPCs de Biblioteconomia), coleta de campo
(questionário com os coordenadores dos cursos) e tratamento dos dados (método da análise de
conteúdo de Bardin). Como resultados, verificou-se que, os cinco cursos pesquisados
apresentam tradição em atividades extensionistas, porém elas não são computadas em créditos,
e sim, nas atividades complementares. Todos se mostraram cientes sobre o processo de
curricularização da extensão e expuseram que ele se encontra em uma fase inicial, comportando
estudos e reuniões para difundir e esclarecer dúvidas acerca do tema. Percebeu-se receios
naturais em vista de ser matéria recente e complexa, porém manifestações de compreensão e de
reconhecimento sobre a importância de efetivar a curricularização extensionista foram
evidenciadas. Como considerações finais, reitera-se a ideia de que a curricularização da
extensão está centrada em uma educação que realmente entrelaça os três pilares da
universidade, o que não vem ocorrendo na prática. Acredita-se que este estudo pode contribuir
com esclarecimentos acerca do tema.
Brazilian Higher Education Institutions are based on the academic tripod: teaching-research-
extension. Extension is responsible for promoting transformative interaction between the
university and other sectors of society. The Brazilian Federal Constitution of 1988, in its article
207, established the inseparability between teaching, research and extension in Higher
Education (BRASIL, 1988), but the priority of institutions continued to be teaching and
research. Thus, 30 years after the promulgation of the Constitution, on December 18, 2018,
Resolution No. 7 of the MEC/CNE/CES was published, on the Guidelines for Extension in
Brazilian Higher Education, establishing the implementation of the curricularization of the
extension, that is, the Higher Education Institutions - IES would have until December 2021
(deadline extended to Dec./2022, due to the COVID-19 pandemic) to introduce, on a mandatory
basis, the extension in the composition of at least 10% of the workload of their undergraduate
curriculum, in the modalities of programs, projects , courses and workshops, events, service
provision. Thus, the objective of this work is to discuss the challenge of the face-to-face courses
in Librarianship of Public Universities in the South Region (UDESC, UFSC, UFRGS, FURG
and UEL) to implement the extension curriculum in their programs and is justified by the
relationship of Librarianship with society, because on-site courses have a tradition in extension
activities, because Public Universities in the South Region come closer to our reality and are
maintained by society, and also because there is little intellectual production on the subject of
curricularization. As for the methodology, the research has a theoretical-empirical nature, is
exploratory, portrays a quali-quantitative nature and took place in three stages: document
analysis (Institutional Development Plans - PDIs, Extension Policies and Pedagogical Course
Projects - Library Science PPCs), field collection (questionnaire with course coordinators) and
data processing (Bardin's content analysis method). As a result, it was found that the five
courses surveyed have a tradition in extension activities, but they are not computed in credits,
but in complementary activities. All were aware of the extension curricularization process and
explained that it is in an initial phase, comprising studies and meetings to disseminate and
clarify doubts about the topic. Natural fears were perceived in view of being a recent and
complex matter, but manifestations of understanding and recognition about the importance of
implementing extensionist curricularization were evidenced. As final considerations, we
reiterate the idea that the curricularization of extension is centered on an education that really
intertwines the three pillars of the university, which has not been happening in practice. It is
believed that this study can contribute to clarification on the subject.