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dc.contributor.advisor Gonçalves, Renata Braz
dc.contributor.author Amaral, Ellen Porciuncula do
dc.date.accessioned 2023-08-16T16:56:03Z
dc.date.available 2023-08-16T16:56:03Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation AMARAL, Ellen Porciuncula do. Acessibilidade nas bibliotecas escolares da rede estadual de ensino da cidade do Rio Grande - RS. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11238
dc.description Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho busca retratar a acessibilidade nas bibliotecas das escolas da rede estadual de ensino na cidade do Rio Grande – RS. Para isso, os objetivos traçados foram investigar a acessibilidade dos estudantes à biblioteca, verificar se as bibliotecas apresentam as recomendações do Desenho Universal para Acessibilidade e investigar como acontece a acessibilidade dos estudantes com necessidades específicas. A partir de abordagem quali-quantitativa, foi realizada pesquisa de campo em 11 escolas da cidade. Utilizou como técnicas de coleta a observação direta nas bibliotecas, mediação de espaços e entrevista com responsáveis no período de 21 de outubro a 5 de novembro. Para tanto, utilizou-se formulário checklist adaptado de Nicoletti (2010). Os resultados da pesquisa mostraram que apenas uma das bibliotecas analisadas conta com um bibliotecário e que as bibliotecas escolares da rede estadual de ensino na cidade do Rio Grande analisadas não estão de acordo com a NBR 9050/2020 e o Desenho Universal e que necessitam de várias adaptações e ajustes para serem consideradas acessíveis. pt_BR
dc.description.abstract The present work seeks to portray the accessibility in the libraries of the schools of the state education system in the city of Rio Grande - RS. For this, the objectives set were to investigate the accessibility of students to the library, check whether the libraries present the recommendations of the Universal Design for Accessibility and investigate how the accessibility of students with specific needs happens. Based on a quali-quantitative approach, field research was carried out in 11 schools in the city. The collection techniques used included direct observation in libraries, mediation of spaces and interviews with people in charge from October 21 to November 5. To this end, a checklist form adapted from Nicoletti (2010) was used. The results of the research showed that only one of the analyzed libraries has a librarian and that the school libraries of the state education system in the city of Rio Grande analyzed are not in accordance with the NBR 9050/2020 and the Universal Design and that they need several adaptations and adjustments to be considered accessible. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Acessibilidade pt_BR
dc.subject Bibliotecas escolares pt_BR
dc.subject Escola estadual pt_BR
dc.subject Accessibility pt_BR
dc.subject School libraries pt_BR
dc.subject State school pt_BR
dc.title Acessibilidade nas bibliotecas escolares da rede estadual de ensino da cidade do Rio Grande - RS pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR


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  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia
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