Investigação das Aptidões Informacionais dos Alunos do Curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Gomes, Wanessa de Andrade

Abstract:

O trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo principal conhecer as aptidões, que estudantes da área do Direito da Universidade Federal do Rio Grande, têm para buscar e processar informações. Para tanto, foi investigado quais as principais fontes de informação utilizadas; identificado se tiveram capacitação para utilizar softwares jurídicos e base de dados bibliográficas na área jurídica; se apresentavam habilidades para realização de estratégias de busca e gerenciamento de processos eletrônicos. Os resultados mostram que os alunos do curso de Direito da FURG apresentam carências no uso de fontes de informação, especialmente bases de dados bibliográficas. Entre os 37 alunos que responderam o questionário, a maioria mencionou não conhecer os operadores Booleanos para realização de buscas em bases de dados bibliográficas. Os softwares especializados que os alunos apontaram como sendo capacitados de usar foram: E-Proc, JusBrasil e Themis. Em relação aos sistemas de gerenciamento de processos eletrônicos os respondentes afirmaram sentir-se parcialmente habilitados. A maioria não conhece serviços de clipping jurídico. CAJUR - Cadernos de Informação Jurídica foi a fonte bibliográfica que os alunos mais utilizam. Os resultados apontam que há necessidade de maior interação entre alunos do curso de Direito e Biblioteconomia, pois as habilidades em usar fontes de informação dos alunos de biblioteconomia poderiam auxiliar os do Direito, que em contrapartida poderiam indicar as principais fontes da área.

Description:

Trabalho de Conclusão de Curso

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  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia