Abstract:
A presente pesquisa abordou os indicadores científicos da Universidade Federal do
Rio Grande – FURG no Google Scholar. Tendo como objetivo principal visualizar os
indicadores científicos da Universidade, os quais por meio de seus objetivos
específicos possibilitaram analisar os docentes que mais obtêm citações na base,
assim como unidade de origem, titulação, documentos disponíveis em acesso aberto
e documento com maior número de citações. Para realizar o trabalho foram
utilizados como procedimentos metodológicos uma pesquisa documental, de origem
descritiva e quantitativa, no qual o universo da pesquisa foi representado pela base
de dados, tendo como população os docentes da FURG, e quanto a amostra, optou-
se pelos cinquenta docentes iniciais. Foi utilizado na pesquisa tabelas e quadros
para destacar os resultados encontrados. A pesquisa revelou quais institutos e
docentes se destacam no GS para a produção cientifica da Universidade,
destacando que o docente que obteve maior número de citação atingiu a expressiva
quantidade de 16.321 citações. As considerações evidenciadas pela pesquisa foram
a pouca representação das publicações em periódicos de acesso aberto.
The present research addressed the scientific indicators of the Federal University of
Rio Grande - FURG on Google Scholar. Having the main view of the University's
scientific indicators, all documents available in open access and documents available
in open access and documents available in open access and documents with the
highest number of citations of opportunities. In order to carry out the research
universe, it was used as a methodological research, of descriptive and detailed
origin, not which the research universe was researched by the database, the
universe of FURG professors, and as for the sample, we opted for the fifty professors
initials. It was used in the research of tables and charts to highlight the results found.
A survey revealed that institutes and professors stand out in the GS for scientific
production, which highlights the professor who scored the highest number of citation
of the citation. The considerations of the evidence by the research were a panoramic
view of publications in journals of apparent access.