Abstract:
As oficinas fazem parte do processo que compõe uma relação educacional,
influenciando diretamente a qualidade dos estudos. São atividades
extracurriculares de caráter pedagógico, para desenvolver competências ligadas
diretamente às matérias trabalhadas em aula. As oficinas do “Se liga na Biblio” são
oferecidas pelos alunos de biblioteconomia da FURG, juntamente com a
coordenação do projeto, a fim de passar o aprendizado que obtiveram no decorrer
da vida acadêmica. Tornando-se um trabalho prestado para a comunidade, com o
propósito de ampliar o conhecimento de alunos em áreas específicas. Os objetivos
específicos deste estudo são: a) apurar informações quanto ao número de vagas
ofertados nas oficinas; b) buscar informações quanto as oficinas ofertadas; c)
verificar as oficinas ministradas e em qual período de tempo; d) investigar a opinião
dos ministrantes. Utilizou-se de uma triangulação metodológica no seu
desenvolvimento, são elas: levantamento de dados por meio da pesquisa
documental, revisão bibliográfica e questionário. A coleta de dados foi feita a partir
de documentos do SISPROJ sobre as oficinas, disponibilizados pela coordenadora
do projeto professora Angélica C. D. Miranda e outras informações no site da
FURG. Com base nos documentos, colheram-se os dados sobre o título da oficina,
período de execução, a equipe executora e o número de vagas (aproximadamente).
Os resultados indicam cerca de 244 alunos participaram das oficinas, com isso foi
possível calcular que por volta de 2,0678% dos alunos da FURG foram alcançados
com as oficinas do projeto “Se Liga na Biblio”.
The workshops are part of the process that makes up an educational relationship,
directly influencing the quality of studies. They are extracurricular activities of a
pedagogical nature, to develop competences directly linked to the subjects worked
in class. The “Se Liga na Biblio” workshops are offered by FURG library students,
along with the project coordination, in order to pass on the learning they obtained
during their academic life. Becoming a work provided to the community, with the
purpose of expanding the knowledge of students in specific areas. The specific
objectives of this study are: a) to obtain information regarding the number of
vacancies offered in the workshops; b) seek information about the workshops
offered; c) verify the workshops held and in which period of time; d) investigate the
opinion of the ministers. A methodological triangulation was used in its development,
they are: data collection through documental research, literature review and
questionnaire. Data collection was carried out from SISPROJ documents about the
workshops, made available by the project coordinator Professor Angélica C. D.
Miranda and other information on the FURG website. Based on the documents, data
were collected on the title of the workshop, period of execution, the executing team
and the number of vacancies (approximately). The results indicate that about 244
students participated in the workshops, so it was possible to calculate that around
2.0678% of FURG students were reached with the workshops of the “Se Liga na
Biblio” project.