Acessibilidade nas bibliotecas universitárias e o profissional bibliotecário: proposta de uma revisão bibliográfica sistemática

Brito, Ketlen de Paula

Abstract:

 
A presente pesquisa apresenta a análise da produção científica voltada à acessibilidade nas bibliotecas e o profissional bibliotecário. A acessibilidade é um atributo essencial que busca garantir a igualdade entre os indivíduos e é dever da biblioteca e do bibliotecário garantir que as PcD sejam incluídas dentro desse ambiente. O trabalho desenvolvido teve como objetivo de investigar a acessibilidade nas bibliotecas universitárias e o (a) bibliotecário (a) a partir da produção científica disponibilizada em diferentes bases de dados. Para alcançar o propósito dos objetivos, foi empregado como metodologia a revisão sistemática, que permite analisar e discutir o que está sendo pesquisado, e as bases de dados selecionadas para a revisão foram a BRAPCI, DOAJ, SciELO, BDTD e Portal Capes. A pesquisa identificou 35 trabalhos, dos quais 14 foram selecionados de acordo com os critérios pré-determinados (estar de acordo com a temática, ano de publicação entre 2010-2022, textos completos e deviam ser artigos ou teses ou dissertações) para inclusão nesta revisão sistemática. A partir da análise dos documentos, foi-se apontado que as bibliotecas universitárias encontram dificuldades para adaptar seus espaços e acervos para a acessibilidade, pois dependem de verbas ou investimentos. Algumas bibliotecas optam por não acessibilizar, justificam que não há demandas, priorizando investir em outras áreas do local. Observou que muitos bibliotecários nunca tiveram contato com pessoas com deficiência e por conta disto não sabem como atendê-los, sendo necessário investimento na formação continuada voltada à acessibilidade. Assim como apontou-se que as bibliotecas universitárias oferecem produtos e serviços para os usuários com deficiência, mas normalmente são livros em Braille, alguns áudios livros, rampas, elevadores etc. Nesse sentido é primordial planejamento de produtos e serviços que os usuários com deficiência necessitam, pois, até mesmo digitalizar um livro para eles é um passo para a acessibilidade e inclusão. Conclui-se que ainda há um longo caminho a percorrer para acessibilizar as bibliotecas e os bibliotecários, mas é preciso ter consciência de que as pessoas com deficiência têm o direito ao acesso à informação e é dever da biblioteca e do bibliotecário fornecê-lo.
 
This research presents the analysis of scientific production focused on accessibility in libraries and the professional librarian. Accessibility is an essential attribute that seeks to guarantee equality between individuals, and it is the duty of the library and the librarian to ensure that PwD are included within this environment. The work was developed with the objective of investigating accessibility in university libraries and the librarian from the scientific production available in different databases. To achieve the purpose, a systematic review was used as a methodology, which allows analyzing and discussing what is being researched. The selected databases were BRAPCI, DOAJ, SciELO, BDTD and Portal Capes. The search identified 35 papers, of which 14 were selected according to predetermined criteria (be in accordance with the theme, between 2010-2022, complete texts and should be articles or theses or dissertations) for inclusion in this systematic review. From the analysis of documents, it was identified that university libraries find it difficult to adapt their spaces and collections for accessibility, as they depend on funds and investments. Some libraries choose not to provide access, justifying that there are no demands, prioritizing investment in other areas of the site. He observed that many librarians had never had contact with people with disabilities and because of this they do not know how to assist them, requiring investment in continuing education focused on accessibility. As it was pointed out that university libraries offer products and services for users with disabilities, but usually they are books in Braille, some audiobooks, ramps, elevators, etc. In this sense, it is essential to plan products and services that users with disabilities need, because even digitizing a book for them is a step towards accessibility and inclusion. It is concluded that there is still a long way to go to make libraries and librarians accessible, but it is necessary to be aware that people with disabilities have the right to access information and it is the duty of the library and the librarian to provide it.
 

Description:

Trabalho de Conclusão de Curso

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  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia