Abstract:
A presente pesquisa apresenta a análise da produção científica voltada à acessibilidade nas
bibliotecas e o profissional bibliotecário. A acessibilidade é um atributo essencial que busca
garantir a igualdade entre os indivíduos e é dever da biblioteca e do bibliotecário garantir que
as PcD sejam incluídas dentro desse ambiente. O trabalho desenvolvido teve como objetivo
de investigar a acessibilidade nas bibliotecas universitárias e o (a) bibliotecário (a) a partir da
produção científica disponibilizada em diferentes bases de dados. Para alcançar o propósito
dos objetivos, foi empregado como metodologia a revisão sistemática, que permite analisar e
discutir o que está sendo pesquisado, e as bases de dados selecionadas para a revisão foram
a BRAPCI, DOAJ, SciELO, BDTD e Portal Capes. A pesquisa identificou 35 trabalhos, dos
quais 14 foram selecionados de acordo com os critérios pré-determinados (estar de acordo
com a temática, ano de publicação entre 2010-2022, textos completos e deviam ser artigos
ou teses ou dissertações) para inclusão nesta revisão sistemática. A partir da análise dos
documentos, foi-se apontado que as bibliotecas universitárias encontram dificuldades para
adaptar seus espaços e acervos para a acessibilidade, pois dependem de verbas ou
investimentos. Algumas bibliotecas optam por não acessibilizar, justificam que não há
demandas, priorizando investir em outras áreas do local. Observou que muitos bibliotecários
nunca tiveram contato com pessoas com deficiência e por conta disto não sabem como
atendê-los, sendo necessário investimento na formação continuada voltada à
acessibilidade. Assim como apontou-se que as bibliotecas universitárias oferecem produtos
e serviços para os usuários com deficiência, mas normalmente são livros em Braille, alguns
áudios livros, rampas, elevadores etc. Nesse sentido é primordial planejamento de produtos
e serviços que os usuários com deficiência necessitam, pois, até mesmo digitalizar um livro
para eles é um passo para a acessibilidade e inclusão. Conclui-se que ainda há um longo
caminho a percorrer para acessibilizar as bibliotecas e os bibliotecários, mas é preciso ter
consciência de que as pessoas com deficiência têm o direito ao acesso à informação e é dever
da biblioteca e do bibliotecário fornecê-lo.
This research presents the analysis of scientific production focused on accessibility in
libraries and the professional librarian. Accessibility is an essential attribute that seeks
to guarantee equality between individuals, and it is the duty of the library and the
librarian to ensure that PwD are included within this environment. The work was
developed with the objective of investigating accessibility in university libraries and the
librarian from the scientific production available in different databases. To achieve the
purpose, a systematic review was used as a methodology, which allows analyzing and
discussing what is being researched. The selected databases were BRAPCI, DOAJ,
SciELO, BDTD and Portal Capes. The search identified 35 papers, of which 14 were
selected according to predetermined criteria (be in accordance with the theme,
between 2010-2022, complete texts and should be articles or theses or dissertations)
for inclusion in this systematic review. From the analysis of documents, it was identified
that university libraries find it difficult to adapt their spaces and collections for
accessibility, as they depend on funds and investments. Some libraries choose not to
provide access, justifying that there are no demands, prioritizing investment in other
areas of the site. He observed that many librarians had never had contact with people
with disabilities and because of this they do not know how to assist them, requiring
investment in continuing education focused on accessibility. As it was pointed out that
university libraries offer products and services for users with disabilities, but usually
they are books in Braille, some audiobooks, ramps, elevators, etc. In this sense, it is
essential to plan products and services that users with disabilities need, because even
digitizing a book for them is a step towards accessibility and inclusion. It is concluded
that there is still a long way to go to make libraries and librarians accessible, but it is
necessary to be aware that people with disabilities have the right to access information
and it is the duty of the library and the librarian to provide it.