Abstract:
A Gestão de Pessoas é um tema emergente, o qual está em pauta a um longo período, estando
ainda em construção ou (des)construção, o que interfere diretamente no modo em que é ensinado.
Frente a ambiguidade da abordagem e de sua presença nas mais diversas áreas profissionais,
pretendeu-se, neste estudo, relatar as similaridades e idiossincrasias na condução da disciplina de
Gestão de Pessoas a partir de cursos e Instituições de Ensino Superior geograficamente diferentes.
Dessa forma, a articulação entre os relatos apresenta a disciplina da Gestão de Pessoas como um
campo frutífero a explorar, tanto no sentido dos meios de ensino em sala de aula como nos
diferentes cursos que envolve. Pensar no processo de ensinar e aprender a partir de diferentes
aspectos, refletir e ajustar constantemente, para que a formação do docente não se limite à
“reprodução” do conteúdo. A abordagem pedagógica adotada pelo IF Goiano visa inspirar uma
postura participativa, entendendo a teoria à sua maneira e vinculando-a à prática para que o
aprendizado e a retenção do conteúdo ocorram de forma orgânica. Na FURG, é intenção dos
docentes criar um ambiente de co criação com os alunos para que eles entendam a relevância
dessa abordagem para sua área de atuação, independentemente do curso do qual fazem parte.
People Management is an emerging topic, which has been on the agenda for a long time and is still
under construction or (de)construction, which directly interferes in the way it is taught. Faced with
the ambiguity of the approach and its presence in the most diverse professional areas, it was
intended, in this study, to report the similarities and idiosyncrasies in the conduction of the Personnel
Management discipline from geographically different courses and Higher Education Institutions. In
this way, the articulation between the reports presents the discipline of People Management as a
fruitful field to explore, both in terms of the means of teaching in the classroom and in the different
courses it involves. Thinking about the teaching and learning process from different aspects,
reflecting, and constantly adjusting, so that teacher training is not limited to the “reproduction” of
content. The pedagogical approach adopted by IF Goiano aims to inspire a participatory attitude,
understanding theory in its own way and linking it to practice so that learning and content retention
occur organically. At FURG, it is the intention of professors to create an environment of co-creation
with students so that they understand the relevance of this approach to their area of expertise,
regardless of the course they are part of.