Abstract:
O presente estudo exploratório representa uma revisão bibliométrica e temática acerca do
tomador de decisão como objeto de pesquisa no campo da estratégia. O objetivo deste
trabalho é analisar a produção acadêmica acerca do tomador de decisão. Neste sentido são
analisados trabalhos os quais os sujeitos de pesquisa representam as pessoas que tomam
decisões nas organizações em análise. Foi conduzida uma revisão bibliométrica da literatura
sob as leis de Lotka, Zipf e Bradford assim como foram adotadas categorias temáticas para
classificar os trabalhos. O estudo identificou a América do Norte e Europa como os maiores
polos de pesquisa apresentando uma demanda de publicações sobre a realidade de outras
localidades. Além disso, foram feitas considerações sobre a contribuição do Reino Unido e da
Bélgica. Também foi identificado que o CEO, o gerente intermediário e a Equipe de Alto
Escalão (TMT) se apresentam como sujeito de maior ênfase nos estudos assim como as
empresas de grande porte. Após apresentar os dados, o trabalho sugere alguns caminhos pelos
quais a pesquisa relacionada aos tomadores de decisão e os pesquisadores podem seguir para
ampliar o escopo do campo.
This exploratory study represents a bibliometric and thematic review about the decision
maker as a research object in the strategy field. The objective of this work is to analyze the academic production about the decision maker. In this sense, works are analyzed in which the
research subjects represent the people who make decisions in the organizations under
analysis. A bibliometric review of the literature was conducted under the laws of Lotka, Zipf
and Bradford, and thematic categories were adopted to classify the works. The study
identified North America and Europe as the largest research centers, presenting a demand for
publications on the reality of other locations. In addition, considerations were made about the
contribution of the United Kingdom and Belgium. It was also identified that the CEO, the
middle manager and the High Level Team (TMT) are presented as subjects of greater
emphasis in the studies, as well as large companies. After presenting the data, the paper
suggests some ways in which research related to decision makers and researchers can follow
to broaden the scope of the field.