dc.description.abstract |
O presente trabalho se propôs a examinar réplicas de interlocutores a três fotografias postadas pela conta do Instagram @lulaoficial, a fim de verificar a responsividade que essas imagens provocam e a valoração envolvida nas réplicas, com base na Análise Dialógica do Discurso (ADD). Como motivação, foram tomados os dados das pesquisas Tic Domicílios (2022), We Are Social (2021) e Hootsuite (2021) as quais indicam que os usuários utilizam a internet para acessar de sites de redes sociais, e dentre elas, o Instagram, que privilegia enunciados visuais, pois permite apenas o compartilhamento de fotos e vídeos, por vezes contendo textos curtos. Esses usuários, que postam fotografias diariamente para se expressarem, ajudam a ditar e manter valorações que são consumidas por seus interlocutores, indicando, portanto, uma tendência de comunicação baseada no visual no Ciberespaço, pautados no entendimento de que fotografias são textos que exprimem a valoração e o projeto de dizer de seu locutor. Para além de registro, uma foto diz algo acerca de seu objeto, enuncia e produz sentidos ao alcançar seu interlocutor. A pesquisa então, busca a partir dos enunciados imagéticos examinados, verificar como o sujeito constitui seu projeto de dizer e atua sobre o mundo. Com base na metodologia sugerida por Adail Sobral (2006) segundo a ADD, pode-se descrever, analisar e interpretar as fotografias e observar os sentidos, e o presumível projeto de dizer do sujeito, bem como que discursos se manifestaram nas réplicas a partir delas. Os resultados obtidos mostraram que os interlocutores reagiram às postagens a partir de uma dada posição valorativa, respondendo a partir de sua bagagem cultural e social. Foi possível notar ainda as marcas de outros discursos que foram acionados a fim de corroborar o projeto de dizer ou a recepção ativa de cada um |
pt_BR |