Show simple item record

dc.contributor.advisor MATOS, Julia Silveira
dc.contributor.author BRASIL, Rogério Victor Maas
dc.date.accessioned 2024-02-07T00:47:12Z
dc.date.available 2024-02-07T00:47:12Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation BRASIL, Rogério Victor Maas. Ensino de história, aprendizagem histórica e a história em quadrinhos : um estudo de caso no Colégio Tiradentes da Brigada Militar/Pelotas-RS. 2016. 97 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em História, Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11420
dc.description Dissertação (mestrado) pt_BR
dc.description.abstract No presente trabalho tive como objetivo investigar dentro do conjunto de pesquisas relativas à Educação Histórica, como se dá ou não a aprendizagem histórica dos alunos a partir da utilização das histórias em quadrinhos como ferramenta de ensino e aprendizagem. As pesquisas foram feitas em uma escola de ensino médio com alunos do terceiro ano. A partirdo aporte teórico da Educação Histórica foi realizada uma investigação que utilizou da unidade temática investigativa baseada no paradigma da aula-oficina de Isabel Barca. As histórias em quadrinhos serviram de recurso didático nessa pesquisa objetivando compreender se ao final de todo o processo investigativo houve ou não aprendizagem histórica por parte deles. pt_BR
dc.description.abstract Abstract In this present study had as objective to investigate within a group of researches about Historic Education, as occurs or not the students’ historical learning from the use of comics as a teaching and learning tool. The research was conducted in a Secondary School with students of the third year. Using the theoretical basis of the Historical Education was conducted an investigation that used the investigative thematic unit based on the paradigm of Isabel Barca’s lecture-workshop. The comic books served as a didactic resource in this research aiming to understand if in the end of the entire investigative process had or not historical learning on their part. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação Histórica pt_BR
dc.subject Aprendizagem Histórica pt_BR
dc.subject História em quadrinhos pt_BR
dc.subject Historic Education pt_BR
dc.subject Historical Learning pt_BR
dc.subject Comic Books pt_BR
dc.title Ensino de história, aprendizagem histórica e a história em quadrinhos : um estudo de caso no Colégio Tiradentes da Brigada Militar/Pelotas-RS pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Mestrado Profissional em História
  • Show simple item record