Abstract:
Este estudo provém de inquietações e indagações sobre questões que transcendem os aspectos puramente objetivos da existência humana. Portanto, o que nos entusiasma são os entrelaçamentos entre Memória Paisagem no contexto do Ensino de História. Nessa perspectiva, os caminhos dessa dissertação aconteceram a partir dos referenciais da Nova História Cultural, portanto, consideram as dimensões dos significados, das práticas, das representações e dos símbolos. Por esse ângulo, a questão que nos mobilizou foi a seguinte: Quais concepções e perspectivas históricas emergem entre estudantes do Ensino Fundamental, a partir do contato com a Paisagem e as Memórias da zona portuária da cidade do Rio Grande/RS? Nesse sentido, a pesquisa desenvolvida é de cunho social e articula dimensões coletivas e individuais. Para a análise das informações discursivas, utilizamos a técnica do Discurso do sujeito Coletivo (DSC), elaborada por Lefèvre e Lefèvre (2005). Pela tessitura realizada, entendemos que emergiu uma expectativa por parte dos estudantes de que a História pudesse lhes entregar algumas “chaves” que lhes permitissem compreender sua existência no tempo e no espaço e que lhes possibilitasse a autonomia necessária para acolher ou refutar àquilo que no contexto de uma cultura é considerado essencial. Nesse viés, compreendemos que as interações entre Memória e Paisagem suscitam reflexões sobre a dimensão cultural e essa condição age diretamente na ampliação da capacidade reflexiva que busca suprir demandas essenciais ao construto do ser. Logo, convergimos para a ideia de buscar estabelecer parâmetros que possibilitem apreender noções espaço-temporais e que sejam capazes de atribuir sentidos para a existência.
This study stems from concerns and questions about issues that transcend the purely objective aspects of human existence. Therefore, what excites us is the interweaving between Landscape Memory in the context of History Teaching. In this perspective, the paths of this dissertation happened from the references of the New Cultural History, therefore, they consider the dimensions of the meanings, the practices, the representations and the symbols. From this angle, the question that mobilized us was: What historical conceptions and perspectives emerge among elementary school students, from the contact with the Landscape and Memories of the port area of the city of Rio Grande / RS? In this sense, the research developed is of a social nature and articulates collective and individual dimensions. For the analysis of the discursive information, we used the technique of the Discourse of the Collective Subject (DSC), elaborated by Lefèvre and Lefèvre (2005). In this context, we understand that there was an expectation on the part of the students that history could give them some "keys" that would allow them to understand their existence in time and space and that would allow them the autonomy necessary to accept or refute what in the context culture is considered essential. In this bias, we understand that the interactions between Memory and
Landscape give rise to reflections on the cultural dimension and this condition acts directly in the expansion of the reflexive capacity that seeks to supply essential demands to the construct of being. Therefore, we converge on the idea of seeking to establish parameters that allow us to grasp space-time notions and that are capable of assigning meanings to existence.