Abstract:
A sociedade atual é impactada pelos avanços tecnológicos e isso enseja a exigência de novas competências individuais, especialmente ao se tratar da fidedignidade da informação. Com isso, a busca, a avaliação e o uso ético da informação se tornam preceitos básicos em uma sociedade permeada por Fake News, hiperinformação, desinformação e pós-verdade. Nessa esteira, as percepções de como os cursos de licenciatura em História abordam o uso ético da informação, a partir do questionamento a seus docentes e projetos pedagógicos, perfazem o cerne desse estudo. Diante disso, o objetivo geral se direcionou em analisar como os cursos presenciais de Licenciatura em História das Universidades Federais do Rio Grande do Sul têm abordado o uso ético da Informação durante a formação de seus acadêmicos. Além disso, foram elaborados cinco objetivos específicos que consistiam em averiguar o uso de fontes de informação para o ensino de História, investigar sobre as orientações dos docentes acerca de critérios da confiabilidade das fontes de informação, identificar como os professores orientam em relação à má conduta na produção de textos acadêmicos, relacionar as competências pretendidas nos projetos pedagógicos dos cursos e a dimensão ética da competência em informação e, por fim criar um plano de ensino que estabeleça uma relação entre o uso ético da informação e o ensino de História para cursos presenciais de licenciatura em História. Este estudo é caracterizado por uma abordagem qualitativa sendo descrita como uma pesquisa explicativa. O universo deste estudo se estabeleceu nos cursos presenciais de licenciatura em História das Universidades Federais do Rio Grande do Sul. Nessa direção, as análises foram realizadas através das respostas de 19 docentes e pelos projetos pedagógicos dos cursos dessas instituições. Sob a perspectiva de análise dos resultados inferidos se tornou possível a criação de uma plano de ensino que contemplou a compreensão da dimensão ética da informação e sua relação com o ensino de História. No que diz respeito aos resultados se averiguou que os docentes indicam artigos, dissertações, teses, livros, livros didáticos, fotografias e periódicos científicos para os seus alunos utilizarem ao se tornarem profissionais. Os cursos da UFSM e UFFS foram os que abarcaram os cinco critérios de confiabilidade das fontes de informação. Além disso, se verificou que a UNIPAMPA é a única a apresentar uma abordagem sobre o plágio em seu documento norteador para a elaboração de TCC. Percebeu-se que não há uma política sistematizada de ações acerca dos trâmites de um ato de plágio nas licenciaturas em História das universidades federais gaúchas. O curso da UFSM é o que mais aborda sobre os princípios relacionados à conduta científica com seus alunos. A legislação, normas e artigos científicos são a tríade documental basilar dos cursos de licenciatura em História das instituições em análise para o tratamento sobre a conduta ética na pesquisa científica. Em relação aos PPCs, se destaca o curso da FURG como sendo o único a apresentar, de modo explícito, o compromisso ético com a profissão. Ademais, os PPCs dos cursos da FURG, UFSM, UNIPAMPA e UFFS possuem objetivos intrinsecamente atrelados às diretrizes da Association of College and Research Libraries. Acredita-se que os cursos presenciais de licenciatura em História das Universidades Federais do Rio Grande do Sul necessitam de maior sensibilização acerca do uso ético da informação. Conclui-se que a elaboração de guias, normativas e/ou resoluções pode contribuir de maneira substancial para a compreensão do uso ético da informação na formação acadêmica das licenciaturas em História.
Contemporary society is affected by technological advancement and this entails the need for new individual competencies, notably when it comes to information trustworthiness. Then the search, assessment, and ethical use of information become basic precepts in societies pervaded by fake news, hyper-information, disinformation, and post-truth. Therefore, the perceptions about how History undergraduate teaching courses approach the ethical use of information, by means of inquiring faculty and pedagogical projects, are the core of this study. The main objective of the research is to analyze how face-to-face, History teaching courses from the Rio Grande do Sul state have dealt with the ethical use of information during students instruction. In addition, five specific objectives were carried out to investigate the use of sources of information in History teaching, investigate how faculty advised on the reliability criteria of sources of information, identify how faculty advised on academic malpractice in written assignments, compare skills aimed for in the pedagogical projects of the courses to the ethical dimension of information literacy, and lastly, to create a teaching syllabus which connects the ethical use of information with the teaching of History in face-to-face History licentiate degree courses. This study employed a qualitative approach described as explanatory research. The population of the study comprises face-to-face History teaching courses (licentiate degree) at federal universities of Rio Grande do Sul state, Brazil. With this aim, analyses were carried out based on the responses of 19 professors and using the pedagogical projects of the above-mentioned courses. Based on the analysis of inferred results, it was possible to create a course syllabus that included the comprehension of the ethical dimension of information and its relationship with the teaching of History. Regarding the results, it was found that faculty suggested articles, dissertations, books, textbooks, photographs, and academic journals to the students while they were studying to become professionals. The courses at the UFSM and the UFFS were the ones that approached the five reliability criteria of sources of information. Moreover, it was found that the UNIPAMPA was the only one to include an approach on plagiarism in its regulations for undergraduate final projects. It was noticed that no systematic policy on how to process plagiarism instances was in place in the History teaching courses at this states federal universities. The course at UFSM was the one that best approached the precepts regarding scientific integrity with their students. Legislation, regulations, and scientific articles are the basic documentary triad of the History teaching courses analyzed to deal with ethical integrity in scientific research. Regarding the political-pedagogical projects of the courses (PPCs), the FURG course stands out as the only to explicitly mention the ethical commitment to the profession. Besides, the PPCs of FURG, UFSM, UNIPAMPA, and UFFSs courses have objectives intrinsically linked to the guidelines of the Association of College and Research Libraries. It is understood that the face-to-face History teaching courses at federal universities in the Rio Grande do Sul state need to better approach the ethical use of information. If follows that the production of guides, norms, and regulations may substantially help the comprehension of the ethical use of information in the instruction of students at History undergraduate courses.