Abstract:
Esta pesquisa faz parte de estudos realizados no Mestrado Profissional em História, pela Universidade Federal do Rio Grande. Trata da relação entre o Ensino de História, a aprendizagem de estudantes com deficiência visual e as possibilidades do uso de podcast nas aulas de História como ferramenta na construção do conhecimento histórico destes educandos. O objetivo principal é verificar a presença e o uso de podcast em sala de aula pelos professores de História. Para isso, a metodologia de pesquisa é de caráter qualitativo, desenvolvida a partir de uma revisão bibliográfica e de uma entrevista com um professor de História de uma escola estadual da cidade do Rio Grande/RS, a fim de apreender suas experiências com estudantes com deficiência visual e a viabilidade do uso de podcasts em suas aulas. O produto final apresentado nesta pesquisa é um podcast que apresenta reflexões sobre o ensino de História e as TICs; Educação Inclusiva e Especial e por fim uma discussão sobre a inclusão de um estudante com deficiência visual numa escola estadual da cidade do Rio Grande/RS, a partir da entrevista realizada com o professor de História.
This research is part of studies carried out in the Professional Master's Degree in History, at the Federal University of Rio Grande. It deals with the relationship between History Teaching, the learning of visually impaired students and the possibilities of using podcasts in History classes as a tool in the construction of these students' historical knowledge. The main objective is to verify the presence and use of podcast in the classroom by History teachers. For this, the research methodology is of a qualitative nature, developed from a bibliographic review and an interview with a History teacher from a state school in the city of Rio Grande/RS, in order to apprehend his experiences with students with disabilities. visual and the feasibility of using podcasts in their classes. The final product presented in this research is a podcast that presents about teaching history and ICTs; Inclusive and Special Education and presents a question about the inclusion of a student with visual impairment in a state school in the city of Rio Grande/RS, based on the interview with the History teacher.