Prevalência de depressão em técnicos administrativos em educação de uma universidade federal no extremo sul do Brasil

Dutra, Jeane da Costa

Abstract:

 
Objetivo: Descrever a prevalência de depressão e seus fatores associados em Técnicos- Administrativos em Educação (TAEs) da Universidade Federal do Rio Grande – RS, Brasil. População alvo: Técnicos-Administrativos em Educação da Universidade Federal do Rio Grande – RS, Brasil. Delineamento: Estudo transversal de base populacional. Desfecho: Depressão (sintomas de episódio depressivo maior), rastreado através do instrumento Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9). Processo amostral: A amostragem foi feita de forma estratificada por unidades acadêmicas e administrativas da universidade. O cálculo de tamanho de amostra estimou um N de 307 participantes. Análise: A análise dos dados foi realizada no software Stata® 14.0. Foi adotado o nível de significância de 5%. Um modelo hierárquico de análise foi utilizado para o controle de fatores de confusão. Após análise descritiva, foi realizada análise multivariada com regressão de Poisson, considerando um p<0,20 para as variáveis permanecerem no modelo, através do método backward. Resultados: O estudo contou com 340 participantes. A prevalência de depressão foi 37,1%. O risco de apresentar sintomas depressivos foi maior em pessoas do sexo feminino (RP = 1,52; IC95% 1,11 - 2,08), fumantes (RP = 1,62; IC95% 1,11 – 2,35) e com estresse alto no trabalho (RP = 1,50; IC95% 1,04 – 2,17). Maior categoria de idade (RP = 0,37; IC95% 0,20 – 0,67) e ter uma crença religiosa (RP = 0,71; IC95% 0,54 – 0,92) foram considerados fatores de proteção. Conclusão: Estes achados corroboram com a tendência mundial do impacto progressivo da depressão na vida das pessoas, incluindo os prejuízos no trabalho, como baixo rendimento 8 e afastamento. É importante a continuidade de estudos nessa população, pois esse tipo de estudo é escasso no país.
 
Aim: To describe the prevalence of depression and its associated factors in Administrative Technicians in Education (TAEs) at the Universidade Federal do Rio Grande – RS, Brazil. Target population: Administrative Technicians in Education (TAEs) at the Universidade Federal do Rio Grande – RS, Brazil. Design: Cross-sectional population-based study. Outcome: Depression (major depressive episode), screening using the Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9). Sampling: Sampling was stratified by academic and administrative units of the university. The sample size calculation estimated an N of 307 participants. Analysis: Data analysis was performed using Stata® 14.0 software. A significance level of 5% was adopted. A hierarchical analysis model was used to control for confounding factors. After descriptive analysis, multivariate analysis with Poisson regression was performed, considering a p<0.20 for variables to remain in the model, using the backward method. Results: The study had 340 participants. The prevalence of depression was 37.1%. The risk of presenting depressive symptoms was higher in females (PR = 1.52; 95%CI 1.11 - 2.08), smokers (PR = 1.62; 95%CI 1.11 - 2.35) and with higher stress at work (PR = 1.50; 95%CI 1.04 – 2.17). Higher age categories (PR = 0.37; 95%CI 0.20 – 0.67) and having a religious belief (PR = 0.71; 95%CI 0.54 – 0.92) were considered protective factors. Conclusion: These findings corroborate with the worldwide trend of the progressive impact of depression on people's lives, including work impairments, such as low performance and sick leave. It is important to continue studies in this population, due to the scarcity of studies carried out in the country.
 

Description:

Dissertação (Mestrado)

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • FAMED – Mestrado em Saúde Pública (Dissertações)