dc.contributor.advisor |
Tagliani, Dulce Cassol |
|
dc.contributor.author |
Ferreira, Irene de Marco |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-15T16:43:37Z |
|
dc.date.available |
2024-10-15T16:43:37Z |
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.identifier.citation |
FERREIRA, Irene de Marco. Uma análise da compreensão docente sobre o processo de ensino da Leitura na Escola Básica. 2021. 105 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Letras, Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11624 |
|
dc.description |
Dissertação (Mestrado em Letras) |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O estudo que resulta nesta dissertação aborda questões relativas ao papel do professor no ensino de leitura no contexto escolar. Tem como objetivo principal analisar a consciência teórica e a compreensão docente sobre práticas de leitura na sala de aula e quais os efeitos disso para o desenvolvimento pessoal e social de seus alunos. O estudo fundamenta-se em uma perspectiva interacionista da linguagem (BAKHTIN, 2011, 2014; VYGOTSKY, 1991, 2008), nas concepções de gêneros do discurso (BAKHTIN, 2016) e de modelo ideológico de letramento (STREET, 2014), bem como nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e da Base Nacional Comum Curricular (2017). A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida mediante a colaboração de seis professoras que atuam com o ensino de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental do município de Rio Grande, estado do Rio Grande do Sul. Os dados foram coletados através de questionário, encaminhado e devolvido por meio digital. A análise do corpus foi desenvolvida em etapas, segundo quatro categorias estabelecidas com base em Bogdan e Biklen (1994) e Gil (2008), correspondentes a: bases teóricas citadas, materiais utilizados, práticas efetivas e expectativas das professoras. Como encerramento do processo, as análises das diferentes categorias foram correlacionadas. Os resultados apontam que apenas um terço das informantes demonstram atuar segundo embasamento teórico consciente e consistente, alinhado à perspectiva interacionista, que favorece o desenvolvimento da capacidade leitora e discursiva dos alunos. Também é possível depreender que isso acontece com as professoras que possuem formação inicial e continuada mais recentes. Por outro lado, percebe-se que a experiência efetiva com o ensino de língua portuguesa também tem grande reflexo no desenvolvimento de práticas de leitura significativas capazes de corroborar a formação de leitores cidadãos. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The study that results in this dissertation addresses issues related to the teacher's role in teaching reading in the school context. Its main objective is to analyze the teachers’ theoretical consciousness and understanding about classroom reading practices and the effects of this on the personal and social development of their students. The study is based on an interactionist perspective of language (BAKHTIN, 2011, 2014; VYGOTSKY, 1991, 2008), on the conceptions of discourse genres (BAKHTIN, 2016) and of ideological literacy model (STREET, 2014), as well on the guidelines of the National Curriculum Parameters (1998) and the Common National Curriculum Base (2017). This research, of a qualitative nature, was developed through the collaboration of six Portuguese language teachers who act in the final years of elementary school in the city of Rio Grande, state of Rio Grande do Sul. Data were collected through a questionnaire, forwarded and returned digitally. The corpus analysis was developed in stages, according to four categories established based on Bogdan and Biklen (1994) and Gil (2008), corresponding to: theoretical bases mentioned, materials used, effective practices and teachers' expectations. At the end of the process, the different categories’ analyzes were correlated. The results show that only a third of the informants demonstrate that they act according to a conscious and consistent theoretical foundation, in line with the interactionist perspective, which favors the students' development of reading and discursive capacities . It was also possible to infer that this happens with teachers who have more recent initial and continuing education. On the other hand, it was possible to notice that the effective experience with teaching the Portuguese language also has a great impact on the development of significant reading practices capable of supporting the formation of citizen readers. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Consciência teórica |
pt_BR |
dc.subject |
Compreensão docente |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Theoretical awareness |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher understanding |
pt_BR |
dc.title |
Uma análise da compreensão docente sobre o processo de ensino da Leitura na Escola Básica |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |