dc.contributor.advisor |
Quintana, Alexandre Costa |
|
dc.contributor.author |
Silveira, Douglas Colares da |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-24T19:18:48Z |
|
dc.date.available |
2024-10-24T19:18:48Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.citation |
SILVEIRA, Douglas Colares da. Tecnologia digital no processo de ensino-aprendizagem: a percepção da utilização de videoaulas pelos discentes, a partir da implementação do ensino remoto emergencial. 2022. 122 f. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11667 |
|
dc.description |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A sociedade se modifica ao longo do tempo. As tecnologias, com auxílio dos dispositivos e
recursos digitais, acabam participando ativamente dessas transformações à medida que
auxiliam ao atendimento das necessidades das pessoas. Um dos exemplos em que a tecnologia
influenciou na rotina da sociedade foi em virtude do acometimento da pandemia de Covid-19.
A partir do momento em que as pessoas ao redor do mundo começaram a ser orientadas a
realizar o distanciamento social como medida de prevenção à doença, o sistema educacional,
impactado por essa pandemia, tomou como principal ação a suspensão das atividades, fechando
assim, temporariamente, escolas e universidades. Assim, a tecnologia foi a alternativa escolhida
por gestores e agentes públicos para retomar as atividades acadêmicas e manter as instalações
fechadas, através da implementação do ensino remoto emergencial. Dentre os recursos
disponíveis para execução do ensino remoto emergencial, as videoaulas se apresentam como
um mecanismo a ser utilizado que se destaca pela facilidade de produção com as tecnologias
digitais de informação e comunicação disponíveis e a flexibilidade de uso por parte dos alunos,
desde que possuam condições de acesso a esses dispositivos. Portanto, o objetivo da presente
pesquisa foi identificar a percepção sobre a utilização de videoaulas, ferramenta de ensino
proporcionada aos graduandos de Ciências Contábeis de em uma Instituição de Ensino
Superior, no contexto do ensino remoto emergencial. Com auxílio da Unfied Theory of
Acceptance and Use of Technology (UTAUT) de Venkatesh et al. (2003) foi identificado que
houve aceitação dos graduandos em relação ao uso das videoaulas, no entanto, as variáveis
moderadoras não impactam nessa aceitação assim como o constructo de influência social.
Através da Post-Acceptance Model de Bhattacharjee (2001) foi identificado que há satisfação
dos graduandos sobre as videoaulas utilizadas, porém, o constructo que teve um maior impacto
na decisão de continuar utilizando as videoaulas foi utilidade percebida, confrontando a
premissa teórica do modelo. Um achado que é concomitante as duas teorias utilizadas é a
percepção pelos graduandos de que as vantagens percebidas da utilização das videoaulas para
a aprendizagem são impactantes para que haja uma aceitação de uso das videoaulas e para que
se tenha a decisão de continuar utilizando após uma experiência inicial A partir da correlação
evidenciada entre as duas variáveis de estudo, aceitação e satisfação, por intermédio do
coeficiente de correlação de Spearman, foi evidenciado que há uma percepção positiva dos
alunos acerca da utilização desse recurso audiovisual, corroborando com estudos anteriores e
ratificando a utilidade que as videoaulas podem desempenhar como um recurso didático a ser
utilizado pelos professores e instituições de ensino, promovendo uma aprendizagem mais
autônoma e significativa. Para a literatura, a pesquisa colabora pela extensão de trabalhos que
aborda o objeto de estudo e pelo retrato dos momentos decisivos para a utilização da tecnologia,
o “antes” e “depois”. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Society changes over time. The technologies, with the help of digital devices and resources,
actively participating in those transformations as they help meet people's needs. One of the
examples in which technology influenced the routine of society was due to the Covid-19
pandemic. From the moment people around the world began to be oriented to perform social
distancing as a measure to prevent the disease, the educational system, impacted by this
pandemic, took as the main action the suspension of activities, temporarily closing schools and
universities. Thus, technology was the alternative chosen by managers and public agents to
resume academic activities and maintain the closed facilities, through the implementation of
emergency e-learning. Among the resources available for the implementation of emergency e-
learning, the video lessons present themselves as a mechanism to be used that stands out for the
ease of production with the digital technologies of information and communication available
and the flexibility of use by students, provided they have access to these devices. Therefore, the
objective of the present research was to identify the perception about the use of video lessons,
a teaching tool provided to Accountancy undergraduates at a Higher Education Institution, in
the context of emergency e-learning. With the support of the Unfied Theory of Acceptance and
Use of Technology (UTAUT) of Venkatesh et al. (2003) it was identified that there was
acceptance of the undergraduates regarding the use of video lessons, however, the moderating
variables do not impact on this acceptance as well as the social influence construct. Through
Bhattacharjee's (2001) Post-Acceptance Model, it was identified that undergraduates were
satisfied with the video lessons used; however, the construct that had the greatest impact on the
decision to continue using the video lessons was perceived usefulness, contradicting the
theoretical premise of the model. A finding that is concomitant with the two theories used is the
perception by the undergraduates that the perceived benefits of using the video lessons for
learning are impactful for the acceptance of the use of the video lessons and for the decision to
continue using them after an initial experience. From the correlation evidenced between the two
study variables, acceptance, and satisfaction, through Spearman's correlation coefficient, it was
evident that there is a positive perception of the students about the use of this audiovisual
resource. This corroborates previous studies and ratifies the usefulness that video lessons can
play as a didactic resource to be used by teachers and educational institutions, promoting a more
autonomous and meaningful learning. For the literature, the research contributes by the extent
of works that address the object of study and by the representation of the decisive moments for
the use of technology, the "before" and "after". |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Videoaulas |
pt_BR |
dc.subject |
Ciências Contábeis |
pt_BR |
dc.subject |
COVID-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias da Informação |
pt_BR |
dc.subject |
Comunicação |
pt_BR |
dc.subject |
Video lessons |
pt_BR |
dc.subject |
Accounting |
pt_BR |
dc.subject |
Information |
pt_BR |
dc.subject |
Communication technologies |
pt_BR |
dc.title |
Tecnologia digital no processo de ensino-aprendizagem: a percepção da utilização de videoaulas pelos discentes, a partir da implementação do ensino remoto emergencial |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |