Show simple item record

dc.contributor.advisor Quintana, Alexandre Costa
dc.contributor.author Silveira, Douglas Colares da
dc.date.accessioned 2024-10-24T19:18:48Z
dc.date.available 2024-10-24T19:18:48Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation SILVEIRA, Douglas Colares da. Tecnologia digital no processo de ensino-aprendizagem: a percepção da utilização de videoaulas pelos discentes, a partir da implementação do ensino remoto emergencial. 2022. 122 f. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11667
dc.description Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.description.abstract A sociedade se modifica ao longo do tempo. As tecnologias, com auxílio dos dispositivos e recursos digitais, acabam participando ativamente dessas transformações à medida que auxiliam ao atendimento das necessidades das pessoas. Um dos exemplos em que a tecnologia influenciou na rotina da sociedade foi em virtude do acometimento da pandemia de Covid-19. A partir do momento em que as pessoas ao redor do mundo começaram a ser orientadas a realizar o distanciamento social como medida de prevenção à doença, o sistema educacional, impactado por essa pandemia, tomou como principal ação a suspensão das atividades, fechando assim, temporariamente, escolas e universidades. Assim, a tecnologia foi a alternativa escolhida por gestores e agentes públicos para retomar as atividades acadêmicas e manter as instalações fechadas, através da implementação do ensino remoto emergencial. Dentre os recursos disponíveis para execução do ensino remoto emergencial, as videoaulas se apresentam como um mecanismo a ser utilizado que se destaca pela facilidade de produção com as tecnologias digitais de informação e comunicação disponíveis e a flexibilidade de uso por parte dos alunos, desde que possuam condições de acesso a esses dispositivos. Portanto, o objetivo da presente pesquisa foi identificar a percepção sobre a utilização de videoaulas, ferramenta de ensino proporcionada aos graduandos de Ciências Contábeis de em uma Instituição de Ensino Superior, no contexto do ensino remoto emergencial. Com auxílio da Unfied Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT) de Venkatesh et al. (2003) foi identificado que houve aceitação dos graduandos em relação ao uso das videoaulas, no entanto, as variáveis moderadoras não impactam nessa aceitação assim como o constructo de influência social. Através da Post-Acceptance Model de Bhattacharjee (2001) foi identificado que há satisfação dos graduandos sobre as videoaulas utilizadas, porém, o constructo que teve um maior impacto na decisão de continuar utilizando as videoaulas foi utilidade percebida, confrontando a premissa teórica do modelo. Um achado que é concomitante as duas teorias utilizadas é a percepção pelos graduandos de que as vantagens percebidas da utilização das videoaulas para a aprendizagem são impactantes para que haja uma aceitação de uso das videoaulas e para que se tenha a decisão de continuar utilizando após uma experiência inicial A partir da correlação evidenciada entre as duas variáveis de estudo, aceitação e satisfação, por intermédio do coeficiente de correlação de Spearman, foi evidenciado que há uma percepção positiva dos alunos acerca da utilização desse recurso audiovisual, corroborando com estudos anteriores e ratificando a utilidade que as videoaulas podem desempenhar como um recurso didático a ser utilizado pelos professores e instituições de ensino, promovendo uma aprendizagem mais autônoma e significativa. Para a literatura, a pesquisa colabora pela extensão de trabalhos que aborda o objeto de estudo e pelo retrato dos momentos decisivos para a utilização da tecnologia, o “antes” e “depois”. pt_BR
dc.description.abstract Society changes over time. The technologies, with the help of digital devices and resources, actively participating in those transformations as they help meet people's needs. One of the examples in which technology influenced the routine of society was due to the Covid-19 pandemic. From the moment people around the world began to be oriented to perform social distancing as a measure to prevent the disease, the educational system, impacted by this pandemic, took as the main action the suspension of activities, temporarily closing schools and universities. Thus, technology was the alternative chosen by managers and public agents to resume academic activities and maintain the closed facilities, through the implementation of emergency e-learning. Among the resources available for the implementation of emergency e- learning, the video lessons present themselves as a mechanism to be used that stands out for the ease of production with the digital technologies of information and communication available and the flexibility of use by students, provided they have access to these devices. Therefore, the objective of the present research was to identify the perception about the use of video lessons, a teaching tool provided to Accountancy undergraduates at a Higher Education Institution, in the context of emergency e-learning. With the support of the Unfied Theory of Acceptance and Use of Technology (UTAUT) of Venkatesh et al. (2003) it was identified that there was acceptance of the undergraduates regarding the use of video lessons, however, the moderating variables do not impact on this acceptance as well as the social influence construct. Through Bhattacharjee's (2001) Post-Acceptance Model, it was identified that undergraduates were satisfied with the video lessons used; however, the construct that had the greatest impact on the decision to continue using the video lessons was perceived usefulness, contradicting the theoretical premise of the model. A finding that is concomitant with the two theories used is the perception by the undergraduates that the perceived benefits of using the video lessons for learning are impactful for the acceptance of the use of the video lessons and for the decision to continue using them after an initial experience. From the correlation evidenced between the two study variables, acceptance, and satisfaction, through Spearman's correlation coefficient, it was evident that there is a positive perception of the students about the use of this audiovisual resource. This corroborates previous studies and ratifies the usefulness that video lessons can play as a didactic resource to be used by teachers and educational institutions, promoting a more autonomous and meaningful learning. For the literature, the research contributes by the extent of works that address the object of study and by the representation of the decisive moments for the use of technology, the "before" and "after". pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Videoaulas pt_BR
dc.subject Ciências Contábeis pt_BR
dc.subject COVID-19 pt_BR
dc.subject Tecnologias da Informação pt_BR
dc.subject Comunicação pt_BR
dc.subject Video lessons pt_BR
dc.subject Accounting pt_BR
dc.subject Information pt_BR
dc.subject Communication technologies pt_BR
dc.title Tecnologia digital no processo de ensino-aprendizagem: a percepção da utilização de videoaulas pelos discentes, a partir da implementação do ensino remoto emergencial pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Mestrado em Contabilidade (Dissertações)
  • Show simple item record