dc.contributor.advisor |
Machado, Daiane Pias |
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dc.contributor.author |
Wyse, Maria Nazaré Oliveira |
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dc.date.accessioned |
2024-10-24T19:25:48Z |
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dc.date.available |
2024-10-24T19:25:48Z |
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dc.date.issued |
2022 |
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dc.identifier.citation |
WYSE, Maria Nazaré Oliveira. Influência da autossabotagem na trajetória acadêmica de estudantes de graduação da área de negócios. 2022. 113 f. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11669 |
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dc.description |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Em ambientes competitivos como a universidade, o medo do fracasso pode levar estudantes a
proteger seu autovalor por meio de estratégias de autossabotagem. Esse comportamento em
estudantes do ensino superior já foi constatado em universidades internacionais e atribuído ao
fracasso acadêmico. Nesse sentido, este estudo discute sobre a temática da autossabotagem na
trajetória acadêmica, sob os pressupostos teóricos da Self-worth motivation theory,
desenvolvida por Beery e Covington. O objetivo geral do estudo é analisar a influência do uso
da estratégia cognitiva de autossabotagem na trajetória acadêmica de estudantes de graduação
dos cursos da área de negócios. Este estudo é importante visto as diferentes implicações sociais,
profissionais e acadêmicas que pode promover. A discussão sobre a autossabotagem no
ambiente acadêmico e a constatação desse comportamento na vida acadêmica dos estudantes
pode favorecer IES e professores a estabelecer ações e programas para minimizar o uso de
estratégias de autossabotagem pelos estudantes. O estudo se caracteriza como descritivo e
quantitativo, operacionalizado por meio de survey realizada junto aos estudantes matriculados
nos seis cursos de graduação da área de negócios do Instituto de Ciências Econômicas,
Administrativas e Contábeis (ICEAC), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A
amostra contou com a participação de 212 discentes e a análise dos dados coletados, foi
operacionalizada por meio de estatística descritiva e da técnica de Modelagem de Equações
Estruturais por Partial Least Squares – SEM-PLS, que permitiu analisar a relação entre as
variáveis latentes de autossabotagem e trajetória acadêmica, bem como a forma com que a
autossabotagem pode influenciar na trajetória acadêmica dos estudantes da área de negócios.
Os resultados confirmam a hipótese de pesquisa de que a autossabotagem influencia
negativamente a trajetória acadêmica dos estudantes de graduação da área de negócios. Essa
influência apresenta-se tendencialmente maior entre estudantes acima de 25 anos e entre alunos
do gênero masculino. Sugere-se a continuidade de investigações sobre essa temática e dos
fatores nela envolvidos, visto que os resultados indicaram significativa influência negativa da
autossabotagem na trajetória acadêmica, mesmo em uma amostra com moderado
comportamento autossabotador. Dessa forma, entende-se que, em amostras com indivíduos de
elevado comportamento autossabotador, essa influência negativa tende a ser ainda maior. A
literatura sinaliza que a autossabotagem dificulta a aprendizagem, a permanência no curso, o
desempenho acadêmico, a integração com a vida acadêmica e o sucesso acadêmico.
Proporcionar condições para minimizar o uso da autossabotagem no ambiente acadêmico não
só pode favorecer a trajetória de sucesso acadêmico como também evitar que esse
comportamento se reflita na vida profissional. Outras contribuições desse estudo estão na
validação da escala de autossabotagem para o ensino superior brasileiro dos cursos da área de
negócios e a validação da escala de avaliação da vida acadêmica para os cursos de área de
negócios. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
In competitive environments like the university, the fear of failure can lead students to protect
their self-worth through self-sabotage strategies. This behavior in higher education students has
already been observed in international universities and attributed to academic failure. In this
sense, this study discusses the theme of self-sabotage in the academic trajectory, under the
theoretical assumptions of the Self-worth motivation theory, developed by Beery and
Covington. The general objective of the study is to analyze the influence of the use of the
cognitive strategy of self-sabotage on the academic trajectory of undergraduate students in the
business area. This study is important given the different social, professional and academic
implications that it can promote. The discussion about self-sabotage in the academic
environment and the observation of this behavior in the academic life of students can favor
Higher Education Institutions and professors to establish actions and programs to minimize the
use of self-sabotage strategies by students. The study is characterized as descriptive and
quantitative, operationalized through a survey carried out with students enrolled in the six
undergraduate courses in the business area of the Institute of Economic, Administrative and
Accounting Sciences, of the Federal University of Rio Grande. The sample had the participation
of 212 students and the analysis of the collected data was operationalized through descriptive
statistics and the technique of Modeling Structural Equations by Partial Least Squares - SEM-
PLS, which allowed the analysis of the relationship between the latent variables of self-sabotage
and academic trajectory, as well as the way in which self-sabotage can influence the academic
trajectory of students in the business area. The results confirm the research hypothesis that self-
sabotage negatively influences the academic trajectory of undergraduate business students. This
influence tends to be greater among students over 25 years of age and among male students. It
is suggested that further investigations be carried out on this subject and on the factors involved,
since the results indicated a significant negative influence of self-sabotage on the academic
trajectory, even in a sample with moderate self-sabotaging behavior. Thus, it is understood that,
in samples with individuals with high self-sabotaging behavior, this negative influence tends to
be even greater. The literature indicates that self-sabotage hinders learning, permanence in the
course, academic performance, integration with academic life and academic success. Providing
conditions to minimize the use of self-sabotage in the academic environment can not only favor
a trajectory of academic success but can prevent this behavior from being reflected in
professional life. Other contributions of this study are in the validation of the self-sabotage scale
for Brazilian higher education courses in the business area and the validation of the academic
life assessment scale for courses in the business area. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Autossabotagem |
pt_BR |
dc.subject |
Trajetória acadêmica |
pt_BR |
dc.subject |
Graduação |
pt_BR |
dc.subject |
Área de negócios |
pt_BR |
dc.subject |
Self-sabotage |
pt_BR |
dc.subject |
Academic trajectory |
pt_BR |
dc.subject |
Graduation |
pt_BR |
dc.subject |
Business area |
pt_BR |
dc.title |
Influência da autossabotagem na trajetória acadêmica de estudantes de graduação da área de negócios |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Influence of self-sabotage on the academic trajectory of undergraduate business students |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |