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dc.contributor.advisor Machado, Daiane Pias
dc.contributor.author Wyse, Maria Nazaré Oliveira
dc.date.accessioned 2024-10-24T19:25:48Z
dc.date.available 2024-10-24T19:25:48Z
dc.date.issued 2022
dc.identifier.citation WYSE, Maria Nazaré Oliveira. Influência da autossabotagem na trajetória acadêmica de estudantes de graduação da área de negócios. 2022. 113 f. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2022. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11669
dc.description Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.description.abstract Em ambientes competitivos como a universidade, o medo do fracasso pode levar estudantes a proteger seu autovalor por meio de estratégias de autossabotagem. Esse comportamento em estudantes do ensino superior já foi constatado em universidades internacionais e atribuído ao fracasso acadêmico. Nesse sentido, este estudo discute sobre a temática da autossabotagem na trajetória acadêmica, sob os pressupostos teóricos da Self-worth motivation theory, desenvolvida por Beery e Covington. O objetivo geral do estudo é analisar a influência do uso da estratégia cognitiva de autossabotagem na trajetória acadêmica de estudantes de graduação dos cursos da área de negócios. Este estudo é importante visto as diferentes implicações sociais, profissionais e acadêmicas que pode promover. A discussão sobre a autossabotagem no ambiente acadêmico e a constatação desse comportamento na vida acadêmica dos estudantes pode favorecer IES e professores a estabelecer ações e programas para minimizar o uso de estratégias de autossabotagem pelos estudantes. O estudo se caracteriza como descritivo e quantitativo, operacionalizado por meio de survey realizada junto aos estudantes matriculados nos seis cursos de graduação da área de negócios do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (ICEAC), da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A amostra contou com a participação de 212 discentes e a análise dos dados coletados, foi operacionalizada por meio de estatística descritiva e da técnica de Modelagem de Equações Estruturais por Partial Least Squares – SEM-PLS, que permitiu analisar a relação entre as variáveis latentes de autossabotagem e trajetória acadêmica, bem como a forma com que a autossabotagem pode influenciar na trajetória acadêmica dos estudantes da área de negócios. Os resultados confirmam a hipótese de pesquisa de que a autossabotagem influencia negativamente a trajetória acadêmica dos estudantes de graduação da área de negócios. Essa influência apresenta-se tendencialmente maior entre estudantes acima de 25 anos e entre alunos do gênero masculino. Sugere-se a continuidade de investigações sobre essa temática e dos fatores nela envolvidos, visto que os resultados indicaram significativa influência negativa da autossabotagem na trajetória acadêmica, mesmo em uma amostra com moderado comportamento autossabotador. Dessa forma, entende-se que, em amostras com indivíduos de elevado comportamento autossabotador, essa influência negativa tende a ser ainda maior. A literatura sinaliza que a autossabotagem dificulta a aprendizagem, a permanência no curso, o desempenho acadêmico, a integração com a vida acadêmica e o sucesso acadêmico. Proporcionar condições para minimizar o uso da autossabotagem no ambiente acadêmico não só pode favorecer a trajetória de sucesso acadêmico como também evitar que esse comportamento se reflita na vida profissional. Outras contribuições desse estudo estão na validação da escala de autossabotagem para o ensino superior brasileiro dos cursos da área de negócios e a validação da escala de avaliação da vida acadêmica para os cursos de área de negócios. pt_BR
dc.description.abstract In competitive environments like the university, the fear of failure can lead students to protect their self-worth through self-sabotage strategies. This behavior in higher education students has already been observed in international universities and attributed to academic failure. In this sense, this study discusses the theme of self-sabotage in the academic trajectory, under the theoretical assumptions of the Self-worth motivation theory, developed by Beery and Covington. The general objective of the study is to analyze the influence of the use of the cognitive strategy of self-sabotage on the academic trajectory of undergraduate students in the business area. This study is important given the different social, professional and academic implications that it can promote. The discussion about self-sabotage in the academic environment and the observation of this behavior in the academic life of students can favor Higher Education Institutions and professors to establish actions and programs to minimize the use of self-sabotage strategies by students. The study is characterized as descriptive and quantitative, operationalized through a survey carried out with students enrolled in the six undergraduate courses in the business area of the Institute of Economic, Administrative and Accounting Sciences, of the Federal University of Rio Grande. The sample had the participation of 212 students and the analysis of the collected data was operationalized through descriptive statistics and the technique of Modeling Structural Equations by Partial Least Squares - SEM- PLS, which allowed the analysis of the relationship between the latent variables of self-sabotage and academic trajectory, as well as the way in which self-sabotage can influence the academic trajectory of students in the business area. The results confirm the research hypothesis that self- sabotage negatively influences the academic trajectory of undergraduate business students. This influence tends to be greater among students over 25 years of age and among male students. It is suggested that further investigations be carried out on this subject and on the factors involved, since the results indicated a significant negative influence of self-sabotage on the academic trajectory, even in a sample with moderate self-sabotaging behavior. Thus, it is understood that, in samples with individuals with high self-sabotaging behavior, this negative influence tends to be even greater. The literature indicates that self-sabotage hinders learning, permanence in the course, academic performance, integration with academic life and academic success. Providing conditions to minimize the use of self-sabotage in the academic environment can not only favor a trajectory of academic success but can prevent this behavior from being reflected in professional life. Other contributions of this study are in the validation of the self-sabotage scale for Brazilian higher education courses in the business area and the validation of the academic life assessment scale for courses in the business area. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Autossabotagem pt_BR
dc.subject Trajetória acadêmica pt_BR
dc.subject Graduação pt_BR
dc.subject Área de negócios pt_BR
dc.subject Self-sabotage pt_BR
dc.subject Academic trajectory pt_BR
dc.subject Graduation pt_BR
dc.subject Business area pt_BR
dc.title Influência da autossabotagem na trajetória acadêmica de estudantes de graduação da área de negócios pt_BR
dc.title.alternative Influence of self-sabotage on the academic trajectory of undergraduate business students pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • ICEAC - Mestrado em Contabilidade (Dissertações)
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