dc.contributor.advisor |
Quintana, Alexandre Costa |
|
dc.contributor.author |
Ferreira, Deise |
|
dc.date.accessioned |
2024-10-24T19:35:23Z |
|
dc.date.available |
2024-10-24T19:35:23Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.identifier.citation |
FERREIRA, Deise. Persistir no curso de Ciências Contábeis: uma análise a partir de uma perspectiva motivacional. 2022. 101 f. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11671 |
|
dc.description |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.description.abstract |
No contexto educacional, a literatura aponta que a persistência está associada a uma série de
fatores que estão dentro da capacidade de intervenção das universidades. Nesse sentindo, o
estudo tem por objetivo investigar quais fatores motivacionais influenciam estudantes de
Instituições de Ensino Superior (IES) públicas a persistirem no curso de Ciências Contábeis.
Para tanto, o estudo se baseou na Teoria da Autodeterminação (RYAN; DECI, 2017) e no
Modelo de Motivação da Persistência do Estudante (TINTO, 2017), focando nos seguintes
fatores: motivação autônoma; motivação controlada; desmotivação; metas; crenças de
autoeficácia; senso de pertencimento; percepção do currículo; qualidade de escolha e
identificação com o curso. O estudo de natureza descritiva, possui uma abordagem quantitativa
e foi operacionalizado por meio de survey on-line. A amostra obtida compreende 796 estudantes
matriculados em IES localizadas nas cinco regiões brasileiras. Os dados foram analisados com
apoio da técnica de estatística descritiva no software SPSS 25; Análise Fatorial Exploratória no
software Factor 12.01.02, para identificação das dimensões dos construtos; e Regressão Linear
Múltipla no software SPSS 25, para analisar as associações propostas no estudo. Os resultados
indicam que os estudantes que compõem a amostra apresentam um perfil motivacional
autônomo; que suas crenças de autoeficácia, metas e identificação com o curso são os fatores
motivacionais mais presentes em sua vida acadêmica; e que estão plenamente decididos a
permanecerem no curso. Os resultados ainda indicam que a persistência dos estudantes é
influenciada positivamente por suas metas, crenças de autoeficácia e identificação com o curso
e de forma negativa pela desmotivação e motivação autônoma. O estudo complementa e amplia
a literatura sobre essa temática e contribui para a construção de novos caminhos para as
pesquisas acerca da persistência/evasão, em que o foco seja investigar junto ao estudante que
persiste no curso os motivos que fomentam sua persistência e o que a IES pode fazer a respeito
disso. Além disso, identificar fatores que influenciam a persistência dos estudantes pode
auxiliar no desenvolvimento de ações que busquem criar condições para que eles permaneçam
no curso, como a realização de workshops nas escolas de ensino médio e com ingressantes do
curso, oficinas de gerenciamento do tempo e estratégias de aprendizagem, e monitorias voltadas
para o desenvolvimento de habilidades acadêmicas. Bem como, fortalecer a relação professor-
aluno para que seja possível tornar o aprendizado mais prazeroso e interessante, melhorando o
engajamento do estudante e fomentando sua motivação para persistir no curso e concluí-lo no
prazo determinado. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
In the educational context, the literature points out that persistence is associated with a series
of factors that are within the intervention capacity of universities. In this sense, the study aims
to investigate which motivational factors influence students from public Higher Education
Institutions (HEIs) to persist in the Accounting course. To this end, the study was based on the
Theory of Self-Determination (RYAN; DECI, 2017) and on the Model of Student Motivation
and Persistence (TINTO, 2017), focusing on the following factors: autonomous motivation;
controlled motivation; amotivation; goals; self-efficacy; sense of belonging; perception of
curriculum; quality of choice; and identification with the course. The study is descriptive in
nature, has a quantitative approach and was operationalized through an online survey. The
sample obtained comprises 796 students enrolled in HEIs located in the five Brazilian regions.
Data were analyzed using the descriptive statistics technique in SPSS 25; Exploratory Factor
Analysis in Factor 12.01.02, to identify the dimensions of the constructs; and Multiple Linear
Regression in SPSS 25, to analyze the associations proposed in the study. The results indicate
that the students that make up the sample present an autonomous motivational profile; that their
self-efficacy beliefs, goals and identification with the course are the most present motivating
factors in their academic life; and who are fully determined to stay on course. The results also
indicate that students' persistence is positively influenced by their goals, self-efficacy and
identification with the course, and negatively by amotivation and autonomous motivation. The
study complements and expands the literature on this topic and contributes to the construction
of new paths for research on persistence/dropout, in which the focus it to investigate with the
student who persists in the course the reasons that promote your persistence and what HEI can
do about it. Besides, identifying factors that influence students' persistence can help in the
development of actions that seek to create conditions for them to remain in the course, such as
holding talk in schools high and with freshmen to the course, time management workshops and
learning strategies, and support aimed at the development of academic skills. As well as
strengthening the teacher-student relationship so that it is possible to make learning more
pleasant and interesting, improving student engagement and fostering their motivation to persist
in the course and complete it within the specified period. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Persistência |
pt_BR |
dc.subject |
Motivação |
pt_BR |
dc.subject |
Estudantes |
pt_BR |
dc.subject |
Ciências Contábeis |
pt_BR |
dc.subject |
Persistence |
pt_BR |
dc.subject |
Motivation |
pt_BR |
dc.subject |
Students |
pt_BR |
dc.subject |
Accounting |
pt_BR |
dc.title |
Persistir no curso de Ciências Contábeis: uma análise a partir de uma perspectiva motivacional |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |