dc.contributor.advisor |
Telles, Luciana Pilatti |
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dc.contributor.author |
Rockenbach, Rosa Miguelina Ferrão |
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dc.date.accessioned |
2024-10-25T17:57:36Z |
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dc.date.available |
2024-10-25T17:57:36Z |
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dc.date.issued |
2022 |
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dc.identifier.citation |
ROCKENBACH, Rosa Miguelina Ferrão. Quatro propostas de jogos de pronúncia para o desenvolvimento de consciência fonológica em francês como língua estrangeira. 2022. 110 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-graduação em Letras, Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2022. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11682 |
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dc.description |
Dissertação (Mestrado) |
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dc.description.abstract |
Este trabalho procura propor o emprego de jogos de pronúncia em aulas de francês como língua estrangeira, bem como propor jogos que auxiliem estudantes jovens e adultos a desenvolver consciência fonológica de língua estrangeira. Através da busca por trabalhos acadêmicos que abordassem jogos de pronúncia no ensino de língua estrangeira com o objetivo de desenvolver consciência fonológica, percebemos que este é um assunto a ser mais desenvolvido. A pesquisa foi orientada pelos trabalhos de Flege (1995), Alves (2015; 2021), Albuquerque e Alves (2020), Munro e Derwing (2015), Alcântara (1998 e 2021), que versam sobre aquisição fonético-fonológica de língua estrangeira, sobre a importância do desenvolvimento de consciência fonológica e a relevância da instrução explícita para o aprendizado de língua estrangeira acerca da inteligibilidade e compreensibilidade da fala. Este estudo foi embasado também pelos trabalhos de Elsaadani (2014), Féry (2001), Racine (2008), Seara e Correa (2020), Sauzet (2004), Nespor e Vogel (2012 [1986]) e Ruvoletto (2016), que abordam fonemas, fones e processos fonológicos relevantes para o aprendizado da pronúncia de francês. No que se refere à abordagem dos jogos como elemento cultural e como ferramentas no processo de ensino-aprendizagem, Huizinga (2019 [38]) e Silva (2008) constituíram-se em principais referências. Como parte dos procedimentos metodológicos adotados, a análise do manual de ensino de francês, Cosmopolite A1, serviu para orientar a definição dos fenômenos fonético-fonológicos considerados para posterior proposição de jogos de pronúncia. Ao apresentar um conjunto de quatro propostas de jogos referentes a vogais, importantes como fontes de novas categorias fonológicas, dado o seu maior inventário em francês do que em português brasileiro, procuramos considerar seu funcionamento enquanto jogo, sua contextualização na lição estudada e sua eficácia para o desenvolvimento de consciência fonológica. A fim de conjugar desenvolvimento de consciência fonológica, jogos, temática e progressão apresentada pelo livro didático, percebemos a complexidade do desafio e entendemos que a implementação dos jogos com esse objetivo é um assunto a ser ainda mais explorado. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Ce travail vise à proposer l'utilisation des jeux de prononciation dans les cours de français langue étrangère, ainsi qu'à proposer des jeux qui aident au développement de la conscience phonologique en langue étrangère chez les élèves jeunes et adultes. À travers la recherche de travaux académiques traitant des jeux de prononciation dans l'enseignement des langues étrangères dans le but de développer la conscience phonologique, nous nous sommes rendus compte qu'il s'agissait d'un sujet à développer davantage. La recherche a été guidée par les travaux de Flege (1995), Alves (2015 ; 2021), Albuquerque et Alves (2020), Munro et Derwing (2015), Alcântara (1998 et 2021) qui traitent de l'acquisition phonétiquephonologique d'une langue étrangère, sur l'importance de développer la conscience phonologique et l'instruction explicite pour l'apprentissage des langues étrangères sur l'intelligibilité et la compréhensibilité de la parole. Cette étude s'est également appuyée sur les travaux d'Elsaadani (2014), Féry (2001), Racine (2008), Seara et Correa (2020), Sauzet (2004), Nespor et Vogel (2012) et Ruvoletto (2016), qui traitent les phonèmes, les phones et les processus phonologiques pertinents pour l'apprentissage de la prononciation française. Huizinga (2019 [38]) et Silva (2008) ont été des références pour aborder les jeux comme élément culturel et comme outils dans le processus d'enseignement-apprentissage. Le manuel d'enseignement du français, Cosmopolite A1, a servi de guide pour la définition des phénomènes phonétiques-phonologiques analysés pour la proposition ultérieure de jeux de prononciation. En présentant un ensemble de quatre propositions de jeu faisant référence aux voyelles, importantes comme sources de nouvelles catégories phonologiques, compte tenu de leur plus grand inventaire en français qu'en portugais brésilien, nous tentons d'envisager leur fonctionnement ludique, leur contextualisation dans la leçon et leur efficacité pour le développement de la conscience phonologique. Afin de combiner le développement de la conscience phonologique, les jeux, la thématique et la progression présentés par le manuel, nous nous sommes aperçues de la complexité du défi et nous comprenons que la mise en oeuvre de jeux avec cet objectif est un sujet à approfondir. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
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dc.subject |
Aquisição fonológica de língua estrangeira |
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dc.subject |
Consciência fonológica |
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dc.subject |
Jogos de pronúncia |
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dc.subject |
Instrução explícita |
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dc.subject |
Ensino-aprendizagem de francês como língua estrangeira |
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dc.subject |
Acquisition phonologique dans une langue étrangère |
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dc.subject |
La conscience phonologique |
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dc.subject |
Jeux de prononciation |
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dc.subject |
Instruction explicite |
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dc.subject |
Enseigner et apprendre le français langue étrangère |
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dc.title |
Quatro propostas de jogos de pronúncia para o desenvolvimento de consciência fonológica em francês como língua estrangeira |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
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