dc.contributor.advisor |
Sobral, Adail Ubirajara |
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dc.contributor.advisor |
Tavares, Eliana Silva |
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dc.contributor.author |
Leon, Caren Adriane Brandão |
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dc.date.accessioned |
2024-10-25T19:59:48Z |
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dc.date.available |
2024-10-25T19:59:48Z |
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dc.date.issued |
2024 |
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dc.identifier.citation |
LEON, Caren Adriane Brandão. O uso de neologismos na mídia publicitária: sob perspectiva dialógica de Mikhail Bakhti. 2024. 183 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-graduação em Letras, Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11695 |
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dc.description |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta dissertação da área de estudos da linguagem examina ocorrências de neologismos em textos publicitários da perspectiva dialógica de Mikhail Bakhtin e círculo. Considerando elementos lexicais, semânticos e discursivos, verificamos que essas palavras se tornam cada vez mais recorrentes e expressivas na esfera midiática, sendo, assim, um conjunto muito produtivo de análise tanto de neologismos quanto, indiretamente, de aspectos de gêneros publicitários. Em virtude da percepção da grande frequência de uso de neologismos em textos publicitários, decidiu-se avaliar itens lexicais neológicos em anúncios publicitários. O problema de pesquisa é saber, mediante identificação e análise, as formas de presença de palavras neológicas em anúncios publicitários. O objetivo geral é assim a análise de exemplares de discurso, dirigidos a diversos interlocutores em que haja a presença de palavras neológicas, considerando o perfil discursivo desses interlocutores. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This dissertation in the field of language studies examines occurrences of neologisms in advertising texts from Mikhail Bakhtin's dialogic perspective. Considering lexical, semantic and discursive elements, we found that these words become increasingly recurrent and expressive in the media sphere, thus being a very productive object of analysis both of neologisms and, indirectly, of aspects of advertising genres. Due to the high frequency of use of neologisms in advertising texts, we decided to evaluate neologic lexical items in advertisements. The research problem is to know, by means of identification and analysis, the forms of presence of neologic words in advertisements. The general objective is thus the analysis of discourse occurences, addressed to several different interlocutors in which there is the presence of neologic words, considering the discursive profile of these interlocutors. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Neologismos |
pt_BR |
dc.subject |
Publicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Discurso |
pt_BR |
dc.subject |
Dialogismo |
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dc.subject |
Neologisms |
pt_BR |
dc.subject |
Advertising |
pt_BR |
dc.subject |
Discourse |
pt_BR |
dc.subject |
Dialogism |
pt_BR |
dc.title |
O uso de neologismos na mídia publicitária: sob perspectiva dialógica de Mikhail Bakhti |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |