dc.contributor.advisor |
Rosa, Kelli Machado da |
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dc.contributor.author |
Lemos, Émerson Luís Maurmann |
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dc.date.accessioned |
2024-10-25T20:09:42Z |
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dc.date.available |
2024-10-25T20:09:42Z |
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dc.date.issued |
2024 |
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dc.identifier.citation |
LEMOS, Émerson Luís Maurmann. Bivocalidade em mídias digitais: o surgimento de vozes neoliberais em um vídeo propaganda do Banco do Brasil. 2024. 207 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Programa de Pós-graduação em Letras, Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11698 |
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dc.description |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O neoliberalismo nasceu, se desenvolveu e foi aplicado nas agendas políticas da burguesia no século XIX, tendo seu grande momento de destaque nas gestões da primeira-ministra Margareth Thatcher na Inglaterra e do presidente Ronald Regan nos Estados Unidos. Esse cenário social, político e econômico é palco das interações entre sujeitos responsivos e responsáveis, aptos a redirecionarem sentidos na e pela linguagem, balizada pela doutrina neoliberal e suas valorações sobre o mundo, a vida, e a sociedade. Com intuito de ver a expansão destes valores, divisamos as mídias digitais como esfera de intensa circulação discursiva de locutores que se posicionam semântica e axiologicamente, afetados pela doutrina neoliberal, ecoando distintas vozes sociais ao construírem enunciados. Por isso, tendo em vista o protagonismo no Estado na garantia da liberdade econômica por intermédio de suas instituições e as mídias sociais como mola propulsora de discursos na sociedade, divisamos um conteúdo propagandista produzido e publicado pelo Banco do Brasil (BB) no Youtube. Nosso objetivo é analisar a interação entre sentidos em trechos do vídeo “O Futuro do Trampo – Ep. 01 O Futuro da Saúde”, a partir do enlace entre distintas vozes sociais e liberais que balizam esta materialidade. Buscamos chegar no destino pretendido fundamentados nos estudos do Círculo de Bakhtin, destacando a bivocalidade como um conceito-chave que rege este trabalho. Nosso caminho metodológico se guiou pela contextualização histórica do BB desde os anos 1990, do episódio “O futuro da saúde” e seus conteúdos complementares disponibilizados em outras mídias sociais (Instagram e X), das concepções sobre mídias e o discurso propagandista ancoradas, principalmente, nos estudos de Patrick Charaudeau. Na análise, percebemos um intenso processo de bivocalização em distintas partes do discurso em foco, de forma que as valorizações sobre a sociedade, a realidade e os sujeitos, surgidas nos antros de formulação teórica do neoliberalismo, são os meios pelos quais o banco se apresenta como instrumento de vitória em um jogo competitivo e os personagens do vídeo como modelos desse estilo de vida. A empresa encontra nesse ambiente teórico a possibilidade de se mostrar uma aliada preocupada com o futuro de trabalho dos jovens, na formulação de um conteúdo educativo com acessibilidade em uma mídia digital que participa do cotidiano deste público. Concluímos afirmando que embora parte dos cidadãos brasileiros acreditem que o neoliberalismo fora derrotado ou enfraquecido pela crise de 2008, pudemos perceber que seus valores seguem latentes na linguagem, sobretudo nas mídias pela orientação de sentidos advindas de sujeitos que modificam a realidade enquanto são modificados por ela. |
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dc.description.abstract |
Neoliberalism was born, developed, and was implemented in the political agendas of the bourgeoisie in the 19th century, reaching its pinnacle during the administrations of Prime Minister Margaret Thatcher in England and President Ronald Reagan in the United States. This social, political, and economic scenario serves as the backdrop for interactions among responsive and responsible individuals capable of redirecting meanings in and through language, guided by neoliberal doctrine and its valuations of the world, life, and Society. In order to observe the expansion of these values, we identify digital media as a sphere of intense discursive circulation where speakers position themselves semantically and axiologically, influenced by neoliberal doctrine, echoing diverse social voices as they construct statements. Therefore, considering the state's role in guaranteeing economic freedom through its institutions and social media as a driving force of discourse in society, we analyze a propagandistic content produced and published by Banco do Brasil (BB) on YouTube.Our objective is to analyze the interaction between meanings in excerpts from the video "The Future of Work - Ep. 01 The Future of Health," focusing on the interplay between different social and liberal voices that frame this materiality. We aim to reach our intended destination grounded in Bakhtin's Circle studies, highlighting "bivocality" as a key concept governing this work.Our methodological approach is guided by the historical context of BB since the 1990s, the episode "The Future of Health," and its complementary content available on other social media platforms (Instagram and X), as well as conceptions of media and propagandistic discourse anchored primarily in the studies of Patrick Charaudeau. In our analysis, we observe an intense process of bivocalization in different parts of the focused discourse, whereby the valuations on society, reality, and subjects originating in the theoretical formulations of neoliberalism are the means through which the bank presents itself as an instrument of success in a competitive game, and the characters in the video as models of this lifestyle. In this theoretical environment, the company finds the opportunity to present itself as an ally concerned with the future work prospects of young people, formulating educational content accessible through digital media that is part of the daily lives of this audience. We conclude by affirming that although some Brazilian citizens believe that neoliberalism was defeated or weakened by the 2008 crisis, we can perceive that its values remain latent in language, especially in media, through the orientation of meanings arising from subjects who modify reality while being modified by it. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
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dc.subject |
Dialogismo |
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dc.subject |
Bivocalidade |
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dc.subject |
Neoliberalismo |
pt_BR |
dc.subject |
Banco do Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Discurso propagandistas |
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dc.subject |
Dialogism |
pt_BR |
dc.subject |
Bivocality |
pt_BR |
dc.subject |
Neoliberalism |
pt_BR |
dc.subject |
Propagandist discourse |
pt_BR |
dc.title |
Bivocalidade em mídias digitais: o surgimento de vozes neoliberais em um vídeo propaganda do Banco do Brasil |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |