A Sombra da Desonestidade: Investigando a Comercialização de Trabalhos Acadêmicos no Instagram

Holz, Theodora Lucas; Pereira Junior, Errol Fernando Zepka

Abstract:

 
O artigo analisa a discussão abrangente e multifacetada sobre autoria em trabalhos acadêmicos, evidenciando que autores não se restringem à redação final, mas englobam aqueles que contribuem em diversas etapas do processo. São explo- radas definições de autor e questões éticas relacionadas, como o ghostwriting, onde es- critores são contratados para produzir trabalhos em nome de outros. Além disso, são abordados códigos de ética profissional e exemplos de infrações comuns. Uma revisão da literatura revela práticas questionáveis, incluindo a produção de trabalhos acadêmicos por encomenda. O método do estudo envolve pesquisa bibliográfica e análise documen- tal, adotando uma abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada via Instagram, investi- gando perfis que comercializam trabalhos acadêmicos. Os resultados destacam uma série de práticas ilegais e antiéticas entre as empresas investigadas, que exploram a vulne- rabilidade dos estudantes e comprometem a integridade acadêmica. As considerações finais ressaltam a necessidade urgente de medidas para combater tais práticas, visando proteger a integridade e o valor da educação e da pesquisa. Em síntese, o artigo enfatiza a importância de promover a transparência e a responsabilidade na autoria de trabal- hos acadêmicos, visando preservar a integridade do processo educacional e científico.
 
The article analyzes the comprehensive and multifaceted discussion about authorship in academic works, showing that authors are not restricted to the final writing, but include those who contribute at different stages of the process. Author definitions and related ethical issues are explored, such as ghostwriting, where writers are hired to produce work on behalf of others. In addition, professional codes of ethics and examples of common infractions are discussed. A review of the literature reveals questionable practices, inclu- ding the production of academic works to order. The study method involves bibliogra- phical research and documentary analysis, adopting a qualitative approach. The research was carried out via Instagram, investigating profiles that sell academic work. The results highlight a series of illegal and unethical practices among the companies investigated, which exploit students’ vulnerability and compromise academic integrity. Final conside- rations highlight the urgent need for measures to combat such practices, aiming to protect the integrity and value of education and research. In summary, the article emphasizes the importance of promoting transparency and responsibility in the authorship of aca- demic works, aiming to preserve the integrity of the educational and scientific process.
 

Description:

Artigo

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Artigos Publicados em Periódicos