dc.contributor.advisor |
Gomes, Débora Gomes de |
|
dc.contributor.author |
Macedo, Paulo Sergio Gama |
|
dc.date.accessioned |
2024-11-01T19:22:37Z |
|
dc.date.available |
2024-11-01T19:22:37Z |
|
dc.date.issued |
2024 |
|
dc.identifier.citation |
MACEDO, Paulo Sergio Gama. Sentimentos de vingança e recompensa discente: um estudo sobre a avaliação docente pelo discente sob a ótica da Teoria dos Sentimentos Morais. 2024. 86 f. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11735 |
|
dc.description |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo teve como objetivo geral compreender os reflexos dos sentimentos de
vingança e recompensa de alunos de Ciências Contábeis na Avaliação Docente pelo
Discente, à luz da Teoria dos Sentimentos Morais de Adam Smith. Além disso, foram
estabelecidos os seguintes objetivos específicos: identificar o perfil dos discentes
respondentes, explorar a percepção dos alunos em relação à Avaliação Docente pelo
Discente, captar as emoções geradas durante o processo de ensino-aprendizagem e
verificar a manifestação dos sentimentos de vingança e recompensa conforme a Teoria
dos Sentimentos Morais. A pesquisa, de cunho descritivo, qualitativo e de campo, contou
com a participação de 15 discentes regularmente matriculados no curso de Ciências
Contábeis, na modalidade presencial, de uma Universidade Federal do Sul do Brasil. O
instrumento de coleta de dados utilizado foi a entrevista, e a análise dos dados foi
realizada por meio do software NVIVO. Os resultados obtidos demonstraram que há uma
gama de emoções e sentimentos no trato envolvendo discentes e docentes no ambiente de
ensino-aprendizagem, sugerindo, dessa forma, o surgimento dos sentimentos de vingança
e recompensa, podendo, conforme sugerem os resultados, terem forte influência na
avaliação docente pelo discente, sendo que esses resultados proporcionaram uma
compreensão mais aprofundada dos efeitos dos sentimentos de vingança e recompensa na
Avaliação Docente pelo Discente, destacando a importância desses aspectos emocionais
no processo de avaliação. A contribuição deste estudo reside na ampliação do
conhecimento sobre a influência dos sentimentos dos alunos na avaliação dos professores,
fornecendo insights relevantes para a prática educacional e abrindo caminho para futuras
pesquisas sobre a dinâmica emocional no ensino superior. Ao abordar relatos de alunos
que expressam pensamentos perturbadores e violentos em relação à vingança, contra os
docentes, a pesquisa contribui para a identificação e conscientização sobre potenciais
comportamentos violentos que podem surgir no contexto acadêmico. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study aimed to understand the reflections of the feelings of revenge and reward
among Accounting students in the Teacher Evaluation by Students, in light of Adam
Smith's Theory of Moral Sentiments. Additionally, the following specific objectives were
established: to identify the profile of the responding students, to explore students'
perceptions regarding the Teacher Evaluation by Students, to capture the emotions
generated during the teaching-learning process, and to verify the manifestation of feelings
of revenge and reward according to the Theory of Moral Sentiments. The research, which
was descriptive, qualitative, and field-based, involved the participation of 15 students
regularly enrolled in the Accounting course, in the face-to-face modality, at a Federal
University in Southern Brazil. The data collection instrument used was the interview, and
the data analysis was carried out using NVIVO software. The results showed that there is
a range of emotions and feelings in the interaction involving students and teachers in the
teaching-learning environment, thus suggesting the emergence of feelings of revenge and
reward, which, as the results suggest, may have a strong influence on the teacher
evaluation by students. These results provided a deeper understanding of the effects of
feelings of revenge and reward in the Teacher Evaluation by Students, highlighting the
importance of these emotional aspects in the evaluation process. The contribution of this
study lies in expanding the knowledge about the influence of students' feelings on the
evaluation of teachers, providing relevant insights for educational practice and paving the
way for future research on the emotional dynamics in higher education. By addressing
student reports expressing disturbing and violent thoughts regarding revenge against
teachers, the research contributes to the identification and awareness of potential violent
behaviors that may arise in the academic context. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação Docente pelo Discente |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria dos Sentimentos Morais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Superior |
pt_BR |
dc.subject |
Ciências Contábeis |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher Evaluation by the Student |
pt_BR |
dc.subject |
Theory of Moral Sentiments |
pt_BR |
dc.subject |
Higher Education |
pt_BR |
dc.subject |
Accounting Sciences |
pt_BR |
dc.title |
Sentimentos de vingança e recompensa discente: um estudo sobre a avaliação docente pelo discente sob a ótica da Teoria dos Sentimentos Morais |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |