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dc.contributor.advisor Quintana, Alexandre Costa
dc.contributor.author Azevedo, Juliana Tonello
dc.date.accessioned 2024-11-01T19:23:59Z
dc.date.available 2024-11-01T19:23:59Z
dc.date.issued 2024
dc.identifier.citation AZEVEDO, Juliana Tonello. Evasão da mulher no curso de Ciências Contábeis: um retrato pós-pandemia. 2024. 97 f. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2024. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11736
dc.description Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.description.abstract A epidemia da COVID-19 foi oficialmente declarada em março de 2020. A propagação do vírus causou consequências significativas para a vida em sociedade. Várias medidas de distanciamento social foram implementadas, principalmente em instituições de ensino superior que optaram por adotar o ensino remoto de caráter emergencial para garantir a continuidade das atividades acadêmicas. Durante esse período, os desafios já enfrentados pelas mulheres no curso de Ciências Contábeis, como equilibrar estudos, família e trabalho, derivou em um aumento significativo nas taxas de abandono. Esse cenário foi discutido em detalhes por Strzelec e Krysińska-Kościańska (2021) e Oliveira et al. (2022), que destacaram os impactos psicológicos, como ansiedade e estresse, como determinantes para a decisão das alunas em abandonar os estudos. A literatura aponta que a evasão dos estudantes é crescente e acontece de forma diferente em cada curso e em cada instituição de ensino. Dessa forma, este estudo tem como objetivo geral analisar as consequências da pandemia da COVID-19 na evasão da mulher no curso de graduação em Ciências Contábeis. Tendo como objetivos específicos: a) identificar as variáveis que influenciam a evasão acadêmica das mulheres no curso de Ciências Contábeis; e b) entender as consequências dessas variáveis nos indicadores de evasão de acadêmicas no curso de Ciências Contábeis. Trata-se de uma pesquisa descritiva e de levantamento de dados (survey) com mulheres evadidas no curso de Ciências Contábeis, com abordagem qualiquantitativa. Como instrumento de pesquisa, foi utilizado um questionário com perguntas fechadas, que serviu para identificar as variáveis que influenciaram a evasão da mulher. Foram consideradas mulheres que evadiram o período entre 2020 e 2022. Após o levantamento dos dados, a segunda parte da pesquisa teve como base o trabalho de Durso (2015), adaptado ao curso de graduação em Ciências Contábeis. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com um grupo de mulheres que tenham evadido do curso, utilizando-se como referência a Teoria do Papel Social de Eagly (1987). Em termos metodológicos, os dados coletados, permitiram a realização de uma análise descritiva e de análise de conteúdo. Os resultados indicam que as mulheres enfrentam muitas dificuldades para equilibrar suas responsabilidades profissionais e familiares, considerando uma sobrecarga maior quando têm filhos, pois a disponibilidade de tempo afeta seu desempenho acadêmico e emocional. Apesar dos progressos realizados, o papel feminino, é socialmente influenciado com base nas crenças advindas da sociedade, o que demonstra que a desigualdade de gênero continua sendo muito evidente. Por fim, pode-se inferir que a desistência das mulheres no curso de Ciências Contábeis durante a pandemia foi motivada principalmente por fatores individuais, profissionais e acadêmicos. Os obstáculos relacionados à administração do tempo, as questões emocionais, a ausência de orientação profissional, o fraco rendimento acadêmico, a dificuldade em acompanhar o ritmo das aulas e a escassez de tempo para estudar se apresentam como um desafio que ultrapassa suas habilidades e previsões. Além disso, esta pesquisa abre caminho para a realização de estudos adicionais sobre o universo feminino, permitindo que ações práticas sejam implementadas com base em seus resultados. pt_BR
dc.description.abstract The COVID-19 epidemic was officially declared in March 2020. The spread of the virus had significant consequences for life in society. Various social distancing measures were implemented, particularly in higher education institutions, which chose to adopt emergency remote teaching to ensure the continuity of academic activities. During this period, the challenges already faced by women in the Accounting Sciences course, such as balancing studies, family, and work, led to a significant increase in dropout rates. This scenario was discussed in detail by Strzelec and Krysińska-Kościańska (2021) and Oliveira et al. (2022), who highlighted psychological impacts, such as anxiety and stress, as determinants in students' decisions to drop out. The literature points out that student dropout is increasing and occurs differently in each course and institution. Therefore, this study aims to analyze the consequences of the COVID-19 pandemic on women’s dropout rates in the undergraduate Accounting Sciences course. The specific objectives are: a) to identify the variables that influence women’s academic dropout in the Accounting Sciences course; and b) to understand the consequences of these variables on dropout indicators among female students in the Accounting Sciences course. This is a descriptive and survey-based research with women who dropped out of the Accounting Sciences course, using a quali-quantitative approach. A questionnaire with closed-ended questions was used as the research instrument to identify the variables that influenced women’s dropout. Women who dropped out between 2020 and 2022 were considered. After data collection, the second part of the research was based on Durso’s work (2015), adapted to the undergraduate Accounting Sciences course. Semi-structured interviews were conducted with a group of women who had dropped out of the course, using Eagly’s Social Role Theory (1987) as a reference. Methodologically, the collected data allowed for descriptive analysis and content analysis. The results indicate that women face many difficulties in balancing their professional and family responsibilities, with a greater burden when they have children, as time availability affects their academic and emotional performance. Despite the progress made, the female role is socially influenced based on societal beliefs, which shows that gender inequality remains very evident. Finally, it can be inferred that women’s dropout from the Accounting Sciences course during the pandemic was mainly motivated by individual, professional, and academic factors. The obstacles related to time management, emotional issues, lack of professional guidance, poor academic performance, difficulty in keeping up with the pace of classes, and lack of time to study present a challenge that exceeds their abilities and expectations. Moreover, this research paves the way for additional studies on the female universe, allowing for practical actions to be implemented based on its results. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Evasão pt_BR
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.subject Pandemia da COVID-19 pt_BR
dc.subject Mulher pt_BR
dc.subject Dropout pt_BR
dc.subject University Education pt_BR
dc.subject COVID-19 Pandemic pt_BR
dc.subject Women pt_BR
dc.title Evasão da mulher no curso de Ciências Contábeis: um retrato pós-pandemia pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • ICEAC - Mestrado em Contabilidade (Dissertações)
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