dc.contributor.advisor |
Quintana, Alexandre Costa |
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dc.contributor.author |
Azevedo, Juliana Tonello |
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dc.date.accessioned |
2024-11-01T19:23:59Z |
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dc.date.available |
2024-11-01T19:23:59Z |
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dc.date.issued |
2024 |
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dc.identifier.citation |
AZEVEDO, Juliana Tonello. Evasão da mulher no curso de Ciências Contábeis: um retrato pós-pandemia. 2024. 97 f. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2024. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11736 |
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dc.description |
Dissertação (Mestrado) |
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dc.description.abstract |
A epidemia da COVID-19 foi oficialmente declarada em março de 2020. A propagação do vírus
causou consequências significativas para a vida em sociedade. Várias medidas de
distanciamento social foram implementadas, principalmente em instituições de ensino superior
que optaram por adotar o ensino remoto de caráter emergencial para garantir a continuidade das
atividades acadêmicas. Durante esse período, os desafios já enfrentados pelas mulheres no curso
de Ciências Contábeis, como equilibrar estudos, família e trabalho, derivou em um aumento
significativo nas taxas de abandono. Esse cenário foi discutido em detalhes por Strzelec e
Krysińska-Kościańska (2021) e Oliveira et al. (2022), que destacaram os impactos
psicológicos, como ansiedade e estresse, como determinantes para a decisão das alunas em
abandonar os estudos. A literatura aponta que a evasão dos estudantes é crescente e acontece
de forma diferente em cada curso e em cada instituição de ensino. Dessa forma, este estudo tem
como objetivo geral analisar as consequências da pandemia da COVID-19 na evasão da mulher
no curso de graduação em Ciências Contábeis. Tendo como objetivos específicos: a) identificar
as variáveis que influenciam a evasão acadêmica das mulheres no curso de Ciências Contábeis;
e b) entender as consequências dessas variáveis nos indicadores de evasão de acadêmicas no
curso de Ciências Contábeis. Trata-se de uma pesquisa descritiva e de levantamento de dados
(survey) com mulheres evadidas no curso de Ciências Contábeis, com abordagem
qualiquantitativa. Como instrumento de pesquisa, foi utilizado um questionário com perguntas
fechadas, que serviu para identificar as variáveis que influenciaram a evasão da mulher. Foram
consideradas mulheres que evadiram o período entre 2020 e 2022. Após o levantamento dos
dados, a segunda parte da pesquisa teve como base o trabalho de Durso (2015), adaptado ao
curso de graduação em Ciências Contábeis. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com
um grupo de mulheres que tenham evadido do curso, utilizando-se como referência a Teoria do
Papel Social de Eagly (1987). Em termos metodológicos, os dados coletados, permitiram a
realização de uma análise descritiva e de análise de conteúdo. Os resultados indicam que as
mulheres enfrentam muitas dificuldades para equilibrar suas responsabilidades profissionais e
familiares, considerando uma sobrecarga maior quando têm filhos, pois a disponibilidade de
tempo afeta seu desempenho acadêmico e emocional. Apesar dos progressos realizados, o papel
feminino, é socialmente influenciado com base nas crenças advindas da sociedade, o que
demonstra que a desigualdade de gênero continua sendo muito evidente. Por fim, pode-se inferir
que a desistência das mulheres no curso de Ciências Contábeis durante a pandemia foi motivada
principalmente por fatores individuais, profissionais e acadêmicos. Os obstáculos relacionados
à administração do tempo, as questões emocionais, a ausência de orientação profissional, o
fraco rendimento acadêmico, a dificuldade em acompanhar o ritmo das aulas e a escassez de
tempo para estudar se apresentam como um desafio que ultrapassa suas habilidades e previsões.
Além disso, esta pesquisa abre caminho para a realização de estudos adicionais sobre o universo
feminino, permitindo que ações práticas sejam implementadas com base em seus resultados. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The COVID-19 epidemic was officially declared in March 2020. The spread of the virus had
significant consequences for life in society. Various social distancing measures were
implemented, particularly in higher education institutions, which chose to adopt emergency
remote teaching to ensure the continuity of academic activities. During this period, the
challenges already faced by women in the Accounting Sciences course, such as balancing
studies, family, and work, led to a significant increase in dropout rates. This scenario was
discussed in detail by Strzelec and Krysińska-Kościańska (2021) and Oliveira et al. (2022), who
highlighted psychological impacts, such as anxiety and stress, as determinants in students'
decisions to drop out. The literature points out that student dropout is increasing and occurs
differently in each course and institution. Therefore, this study aims to analyze the
consequences of the COVID-19 pandemic on women’s dropout rates in the undergraduate
Accounting Sciences course. The specific objectives are: a) to identify the variables that
influence women’s academic dropout in the Accounting Sciences course; and b) to understand
the consequences of these variables on dropout indicators among female students in the
Accounting Sciences course. This is a descriptive and survey-based research with women who
dropped out of the Accounting Sciences course, using a quali-quantitative approach. A
questionnaire with closed-ended questions was used as the research instrument to identify the
variables that influenced women’s dropout. Women who dropped out between 2020 and 2022
were considered. After data collection, the second part of the research was based on Durso’s
work (2015), adapted to the undergraduate Accounting Sciences course. Semi-structured
interviews were conducted with a group of women who had dropped out of the course, using
Eagly’s Social Role Theory (1987) as a reference. Methodologically, the collected data allowed
for descriptive analysis and content analysis. The results indicate that women face many
difficulties in balancing their professional and family responsibilities, with a greater burden
when they have children, as time availability affects their academic and emotional performance.
Despite the progress made, the female role is socially influenced based on societal beliefs,
which shows that gender inequality remains very evident. Finally, it can be inferred that
women’s dropout from the Accounting Sciences course during the pandemic was mainly
motivated by individual, professional, and academic factors. The obstacles related to time
management, emotional issues, lack of professional guidance, poor academic performance,
difficulty in keeping up with the pace of classes, and lack of time to study present a challenge
that exceeds their abilities and expectations. Moreover, this research paves the way for
additional studies on the female universe, allowing for practical actions to be implemented
based on its results. |
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dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Evasão |
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dc.subject |
Ensino Superior |
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dc.subject |
Pandemia da COVID-19 |
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dc.subject |
Mulher |
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dc.subject |
Dropout |
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dc.subject |
University Education |
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dc.subject |
COVID-19 Pandemic |
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dc.subject |
Women |
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dc.title |
Evasão da mulher no curso de Ciências Contábeis: um retrato pós-pandemia |
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dc.type |
masterThesis |
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