Bibliotecas comunitárias como promotoras de acesso à informação e justiça social às comunidades Rio-Grandinas

Mendonça, Vitória Fernandes

Abstract:

 
Constitui-se em trabalho de conclusão de curso de Bacharelado em Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG que aborda as bibliotecas comunitárias. As bibliotecas comunitárias são espaços criados pela e para a comunidade, elas não têm vínculo e nem dependem de instituições governamentais para existirem, são organizadas e mantidas pela comunidade. A pesquisa tem por objetivo geral contribuir para a discussão sobre a importância das bibliotecas comunitárias como promotoras de acesso à informação e justiça social nas comunidades da cidade do Rio Grande, localizada no Rio Grande do Sul, RS. Apresenta como objetivos específicos: 1) identificar as associações de moradores ou bairros ativos em Rio Grande; 2) Verificar se existem bibliotecas comunitárias nos bairros da cidade; 3) Constatar o que as associações selecionadas entendem sobre bibliotecas comunitárias; 4) Averiguar se existe ou já existiu interesse da comunidade em criar e estabelecer uma biblioteca comunitária no bairro; 5) Constatar quais possíveis dificuldades que estas comunidades têm para implementar uma biblioteca ou incentivar o acesso à informação; 6) Propor um tutorial para a criação de bibliotecas comunitárias na cidade do Rio Grande. E se justifica na intenção de entender o cenário atual das comunidades e ajudar a prospectar a criação de novas bibliotecas comunitárias na cidade a partir dos resultados encontrados. A metodologia adotada foi a qualitativa, descritiva e de campo por se tratar de uma pesquisa com levantamento de dados por meio de entrevistas diretamente realizadas com a população e revisão bibliográfica sobre a temática. Como resultados, descobriu-se que não existem bibliotecas comunitárias ativas na cidade e que nem todas associações têm a criação desses espaços como prioridade uma vez que os moradores não recebem incentivo para criar esses lugares. Contudo, conclui-se que incentivar e ensinar o propósito das bibliotecas comunitárias pode contribuir para se tornar uma prática dentro das comunidades Rio-grandinas.
 
It is a final work for a Bachelor's degree in Library Science at the Federal University of Rio Grande – FURG that addresses community libraries. Community libraries are spaces created by and for the community, they are not linked to or depend on government institutions to exist, they are organized and maintained by the community. The research's general objective is to contribute to the discussion about the importance of community libraries as promoters of access to information and social justice in communities in the city of Rio Grande, located in Rio Grande do Sul, RS. Its specific objectives are: 1) identify residents’ associations or active neighborhoods in Rio Grande; 2) Check whether there are community libraries in the city’s neighborhoods; 3) Check what the selected associations understand about community libraries; 4) Find out whether there is or has been community interest in creating and establishing a community library in the neighborhood; 5) Find out what possible difficulties these communities have in implementing a library or encouraging access to information; 6) Propose a tutorial for creating community libraries in the city of Rio Grande. And it is justified with the intention of understanding the current scenario of the communities and helping to prospect the creation of new community libraries in the city based on the results found. The methodology adopted was qualitative, descriptive and field as it is a research with data collection through interviews directly carried out with the population and bibliographic review on the topic. As a result, it was discovered that there are no active community libraries in the city and that not all associations have the creation of these spaces as a priority since residents do not receive an incentive to create these places. However, it is concluded that encouraging and teaching the purpose of community libraries can contribute to becoming a practice within Rio Grande do Sul communities.
 

Description:

Monografia (Graduação)

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  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia