Show simple item record

dc.contributor.advisor Gonçalves, Renata Braz
dc.contributor.author Maciel, Tamires Veiga
dc.date.accessioned 2024-11-01T19:29:18Z
dc.date.available 2024-11-01T19:29:18Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation MACIEL, Tamires Veiga. Mediação da leitura e Educação Antirracista: contribuições do livro “Amor de cabelo”. 2023. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) – Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11738
dc.description Monografia (Graduação) pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho aborda a mediação da leitura e as relações étnico raciais no âmbito da Biblioteconomia. Teve como objetivo geral, compreender como a Biblioteconomia, a literatura infantil e a Mediação da leitura de obras com representação negra podem contribuir para o antirracismo. Como objetivos específicos o estudo teve o propósito de: a) Averiguar como a Biblioteconomia tem abordado as relações étnico-raciais na produção acadêmica, b) Verificar qual o papel do bibliotecário e das bibliotecas na promoção do antirracismo, de acordo com a literatura da área de Biblioteconomia e, c) Identificar quais as contribuições a literatura infantil e em especial a obra “Amor de cabelo” pode trazer para as crianças e a discussão sobre antirracismo. A revisão de literatura aponta temas que abrangem a pesquisa, sendo o racismo, as práticas para combate, a mediação da leitura e o papel do bibliotecário. Foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos: pesquisa bibliográfica, na qual procurou analisar as contribuições teóricas com intuito de responder aos objetivos específicos. Pesquisa documental, pois se propôs a realizar a análise de livro ilustrado com o intuito de responder o objetivo geral de pesquisa, através da análise de texto e imagem utilizando o método de Colomer (2017). Seguindo das categorias: a) análise da narrativa literária, b) análise de ilustração, c) análise dos elementos materiais do livro e, d) análise da relação entre o texto e a imagem e adequação à competência do leitor. Os resultados apontaram que as pesquisas realizadas no âmbito da Biblioteconomia, referente às relações étnicos raciais e mediação da leitura é escassa, necessitando urgência na realização de mais pesquisam que tratem do tema. Quanto ao papel do bibliotecário, compreende-se que esse profissional, como mediador da leitura, necessita estar capacitado, gostar de ler e selecionar obras diversas que alcancem públicos diversos, além disso deve ter cuidado ao fazer a seleção das obras, principalmente quando se trata do público infantil de suas bibliotecas. Em relação à obra analisada, conclui-se que a obra “Amor de cabelo” contribui para uma educação antirracista, pois ela trata do tema de maneira positiva, ressaltando o amor ao cabelo crespo e cacheado, a união familiar e empoderamento para as crianças. pt_BR
dc.description.abstract This paper deals with reading mediation and ethnic-racial relations in the field of librarianship. Its general objective was to understand how librarianship and the mediation of reading works with black representation can contribute to anti-racism. As specific objectives, the study aimed to: a) ascertain how librarianship has addressed ethnic-racial relations in academic production, b) verify the role of librarians and libraries in promoting anti-racism, according to the literature in the area of librarianship and, c) identify what contributions children's literature and especially the work "Amor de cabelo" can bring to children and the discussion on anti-racism. The literature review points to themes that cover the research: racism, practices to combat it, reading mediation and the role of librarians. The following methodological procedures were used: bibliographical research, which sought to analyze the theoretical contributions in order to answer the specific objectives. Documentary research, as it set out to analyze illustrated books in order to answer the general research objective, through text and image analysis using Colomer's (2017) method. It followed the categories: a) analysis of the literary narrative, b) analysis of the illustration, c) analysis of the material elements of the book and, d) analysis of the relationship between the text and the image and suitability for the reader's competence. The results showed that there is little research carried out in the field of librarianship on ethnic-racial relations and the mediation of reading, which urgently requires more research on the subject. As for the role of the librarian, it is understood that this professional, as a reading mediator, needs to be trained, enjoy reading and select diverse works that reach different audiences, and must also be careful when selecting works, especially when it comes to the children in their libraries. With regard to the work analyzed, it can be concluded that "Amor de cabelo" contributes to anti-racist education, as it deals with the subject in a positive way, highlighting love for curly hair, family unity and empowerment for children. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Biblioteconomia negra pt_BR
dc.subject Literatura Infantil pt_BR
dc.subject Mediação da leitura pt_BR
dc.subject Bibliotecário pt_BR
dc.subject Amor de Cabelo pt_BR
dc.subject Antirracismo pt_BR
dc.subject Black librarianship pt_BR
dc.subject Children's literature pt_BR
dc.subject Reading mediation pt_BR
dc.subject Librarian pt_BR
dc.subject Hair Love pt_BR
dc.subject Anti-racism pt_BR
dc.title Mediação da leitura e Educação Antirracista: contribuições do livro “Amor de cabelo” pt_BR
dc.type bachelorThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Trabalhos de graduação do curso de Bacharel em Biblioteconomia
  • Show simple item record