Abstract:
O presente trabalho aborda a mediação da leitura e as relações étnico raciais no
âmbito da Biblioteconomia. Teve como objetivo geral, compreender como a
Biblioteconomia, a literatura infantil e a Mediação da leitura de obras com
representação negra podem contribuir para o antirracismo. Como objetivos
específicos o estudo teve o propósito de: a) Averiguar como a Biblioteconomia tem
abordado as relações étnico-raciais na produção acadêmica, b) Verificar qual o papel
do bibliotecário e das bibliotecas na promoção do antirracismo, de acordo com a
literatura da área de Biblioteconomia e, c) Identificar quais as contribuições a literatura
infantil e em especial a obra “Amor de cabelo” pode trazer para as crianças e a
discussão sobre antirracismo. A revisão de literatura aponta temas que abrangem a
pesquisa, sendo o racismo, as práticas para combate, a mediação da leitura e o papel
do bibliotecário. Foram utilizados os seguintes procedimentos metodológicos:
pesquisa bibliográfica, na qual procurou analisar as contribuições teóricas com intuito
de responder aos objetivos específicos. Pesquisa documental, pois se propôs a
realizar a análise de livro ilustrado com o intuito de responder o objetivo geral de
pesquisa, através da análise de texto e imagem utilizando o método de Colomer
(2017). Seguindo das categorias: a) análise da narrativa literária, b) análise de
ilustração, c) análise dos elementos materiais do livro e, d) análise da relação entre o
texto e a imagem e adequação à competência do leitor. Os resultados apontaram que
as pesquisas realizadas no âmbito da Biblioteconomia, referente às relações étnicos
raciais e mediação da leitura é escassa, necessitando urgência na realização de mais
pesquisam que tratem do tema. Quanto ao papel do bibliotecário, compreende-se que
esse profissional, como mediador da leitura, necessita estar capacitado, gostar de ler
e selecionar obras diversas que alcancem públicos diversos, além disso deve ter
cuidado ao fazer a seleção das obras, principalmente quando se trata do público
infantil de suas bibliotecas. Em relação à obra analisada, conclui-se que a obra “Amor
de cabelo” contribui para uma educação antirracista, pois ela trata do tema de maneira
positiva, ressaltando o amor ao cabelo crespo e cacheado, a união familiar e
empoderamento para as crianças.
This paper deals with reading mediation and ethnic-racial relations in the field of
librarianship. Its general objective was to understand how librarianship and the
mediation of reading works with black representation can contribute to anti-racism. As
specific objectives, the study aimed to: a) ascertain how librarianship has addressed
ethnic-racial relations in academic production, b) verify the role of librarians and
libraries in promoting anti-racism, according to the literature in the area of librarianship
and, c) identify what contributions children's literature and especially the work "Amor
de cabelo" can bring to children and the discussion on anti-racism. The literature review
points to themes that cover the research: racism, practices to combat it, reading
mediation and the role of librarians. The following methodological procedures were
used: bibliographical research, which sought to analyze the theoretical contributions in
order to answer the specific objectives. Documentary research, as it set out to analyze
illustrated books in order to answer the general research objective, through text and
image analysis using Colomer's (2017) method. It followed the categories: a) analysis
of the literary narrative, b) analysis of the illustration, c) analysis of the material
elements of the book and, d) analysis of the relationship between the text and the
image and suitability for the reader's competence. The results showed that there is
little research carried out in the field of librarianship on ethnic-racial relations and the
mediation of reading, which urgently requires more research on the subject. As for the
role of the librarian, it is understood that this professional, as a reading mediator, needs
to be trained, enjoy reading and select diverse works that reach different audiences,
and must also be careful when selecting works, especially when it comes to the
children in their libraries. With regard to the work analyzed, it can be concluded that
"Amor de cabelo" contributes to anti-racist education, as it deals with the subject in a
positive way, highlighting love for curly hair, family unity and empowerment for children.