Abstract:
A pesquisa propõe analisar a concepção dos graduandos do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID acerca da utilização de maquetes como recurso no processo de ensino-aprendizagem, apontando a potencialidade deste recurso didático, suas possibilidades e limitações no cotidiano escolar. O trabalho de campo consistiu em três etapas: a primeira, buscou a concepção prévia do grupo; a segunda, implantou a oficina de maquetes; e a terceira, utilizou a maquete em sala de aula. Como metodologia utilizou-se discussões em rodas de formação em rede, onde os participantes discutiam em roda e geravam registros escritos, onde estes documentos foram analisados a cada etapa da pesquisa. O estudo empírico foi realizado com doze sujeitos do curso de graduação de Licenciatura em Geografia bolsistas de iniciação à docência do PIBID e duas professoras supervisoras do PIBID em serviço, uma no ensino fundamental e outra no ensino médio, ambas integrantes do projeto. A metodologia da pesquisa foi a Análise Textual Discursiva realizada em textos produzidos pelos sujeitos de pesquisa, resultando em textos-sínteses elaborados com a metodologia denominada Discurso do Sujeito Coletivo. Como resultados, apresentam-se os textos produzidos pelos participantes na íntegra e uma tabela contendo um resumo da potencialidade, limites e possibilidades da utilização da maquete como recurso didático na concepção do grupo. Observou-se que a principal potencialidade da maquete é contribuir com o processo de ensino-aprendizagem diferenciando-se de outros recursos por proporcionar a visualização de forma tridimensional. Como limitações, destacam-se o tempo da escola e o tempo do professor para a confecção do recurso didático. Como possibilidade, as maquetes podem ser levadas já prontas para a sala de aula. Apresenta-se também uma lista com mais de 50 referências bibliográficas disponíveis online relacionadas à utilização de maquetes para o processo de ensino-aprendizagem da Geografia. Espera-se contribuir com o aprimoramento teórico e prático da utilização de maquetes em sala de aula, proporcionando aos professores um material de consulta a quem deseja utilizar a maquete como recurso didático.
This research aims to analyze the conception of graduation students in Geography of Federal University of Rio Grande - FURG, members of Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (Institutional Program of Scholarship for Initiation of teaching) about the use of maquette as a resource in teaching and learning process, pointing out the potential of this teaching resource, its possibilities and limitations in everyday school life. The fieldwork had three steps: the first one sought the preconception of the group; the second one deployed workshop maquette; and the third one used the maquette in the classroom. As methodology, we formed discussion groups, where participants, after discussing, generated written records. These documents were analyzed at each stage of the research. The empirical study was conducted with twelve graduating students in Geography, with scholarship of teaching initiation of PIBID, and two supervisor teachers of PIBID, one in elementary and one in high school, both members of the project. The research methodology was held in Discursive Textual Analysis of texts produced by the research subjects, resulting in syntheses prepared with the methodology named Collective Subject Discourse. The results presented the full texts produced by the participants and a table containing a summary of the potential, limits and possibilities of the maquette as a teaching resource in the group conception. So, we observed that the main potential of maquette really contributes to the process of teaching-learning, differentiating itself from other resources because of three-dimensional visualization. As limitations, we noticed the spent time of students and teachers for making the maquette. As a possibility, the maquette can be taken ready to the classroom. We also presented a list of more than 50 bibliographical references related to the use of maquette, available online for the teaching and learning of Geography. We expected thus to contribute to the improvement of theoretical and practical use of maquette in the classroom, providing teachers with a reference material for those who want to use this way as a teaching resource.