Abstract:
Esta pesquisa se apresenta na forma de dissertação de mestrado, realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande - Rio Grande, RS, Brasil. Parte-se do pressuposto de que o impulso na crescente produção de "alimentos" dada no último século deve-se principalmente aos avanços científicos, tecnológicos e agronômicos que, embora tenham aumentado a produtividade das lavouras, desencadearam uma infinidade de efeitos colaterais negativos no espaço rural. A agroecologia, frente a essa realidade, oferece alternativas ao modo de produzir alimentos e de se relacionar com a natureza. Buscou-se contemplar a análise de possíveis contribuições desta, especificamente, para a Educação Ambiental a partir da instalação de uma horta de base agroecológica na Escola Lar da Criança São Luiz Gonzaga situada em Pelotas RS. Partindo dos princípios mencionados, o tema desta pesquisa se insere nos estudos da Geografia Agrária, quando focada seu prisma para o campo educacional. Dessa maneira o presente trabalho diz respeito a uma pesquisa participante de caráter qualitativo que, mediante metodologia inspirada pela abordagem fenomenológica, buscou trazer uma narrativa mais articulada com o universo das subjetividades, além das dimensões da natureza e da sociedade a fim de enriquecer a análise das várias dimensões que abarcam uma comunidade escolar.
This research is presented in the form of a master's thesis, carried out in the Geography Postgraduate Program at the Federal University of Rio Grande - Rio Grande, RS, Brazil. It is assumed that the impulse in the growing production of "food" given in the last century, is mainly due to scientific, technological and agronomic advances that, although they have increased the productivity of the crops, triggered a multitude of negative side effects to the rural space. Agroecology, facing this reality, offers alternatives to the way of producing and relating to food. We sought to contemplate the analysis of possible contributions of this, specifically, to Environmental Education from the installation of an organic garden based on agroecology at the Lar da Criança São Luiz Gonzaga School located in Pelotas RS. Starting from the mentioned principles, the theme of this research is inserted in the studies of Agrarian Geography, when focused its prism for the educational field. In this way, the present work concerns a qualitative participatory research that, through methodology inspired by the phenomenological approach, sought to bring a narrative more articulated with the universe of subjectivities, in addition to the dimensions of nature and society, in order to enrich the analysis of the various dimensions that encompass a school community.