Sensibilidade moral e o enfrentamento de problemas éticos por estudantes de enfermagem e medicina no período da pandemia de COVID-19

Rocha, Iago Prina

Abstract:

 
A ética permeia o cotidiano dos indivíduos de forma indissociável, relacionando-se com a capacidade de agenciamento da vida moral e das relações entre indivíduos e ambientes. Novas e recorrentes questões éticas sucederam-se no contexto de saúde neste período de pandemia, de forma que a percepção dos conflitos éticos representa um dos elementos de maior relação e influência na sensibilidade moral. Somados ao contexto dos profissionais da saúde durante a pandemia do COVID-19, estiveram inseridos nesse cenário os estudantes dos cursos de graduação que compartilharam a assistência durante a execução das práticas e estágios previstos pelo componente curricular de seus cursos. No que diz respeito as transformações oriundas do período da pandemia, ainda são desconhecidos os impactos nos processos do ensino-aprendizagem em termos de desenvolvimento de habilidades e competência, assim como na sensibilidade moral e no desenvolvimento do gerenciamento de conflitos éticos. Sendo assim, avaliar a sensibilidade moral e ética nos estudantes de enfermagem e medicina, observando as mudanças e influências da pandemia é buscar compreender a dinâmica entre o que é discutido sobre ética e moral na teoria e prática. Foi objetivo deste estudo: compreender como o desenvolvimento da sensibilidade moral dos estudantes de enfermagem e medicina influenciou no enfrentamento de problemas éticos durante a pandemia do COVID-19. Foi possível perceber que é preciso direcionar nas práticas cotidianas de ensino, reflexões éticas a respeito do cenário caótico vivido durante a pandemia, para que desta forma os estudantes se sintam acolhidos e competentes para tornarem-se protagonistas do processo de ensino e aprendizagem, resgatando possíveis lacunas ou enfrentamentos não realizados anteriormente, garantindo o desenvolvimento de habilidades para reconhecer as situações relacionadas a ética e moral em suas respectivas profissões.
 
Ethics permeates the daily life of individuals in an inseparable way, relating to the agency capacity of moral life and relationships between individuals and environments. New and recurrent ethical issues followed in the context of health in this pandemic period, so that the perception of ethical conflicts represents one of the elements with the greatest relationship and influence on moral sensitivity. Added to the context of health professionals during the COVID-19 pandemic, undergraduate students who shared assistance during the execution of practices and internships provided for by the curricular component of their courses were included in this scenario. With regard to the transformations arising from the pandemic period, the impacts on the teaching-learning processes in terms of the development of skills and competence, as well as on moral sensitivity and the development of ethical conflict management are still unknown. Therefore, assessing the moral and ethical sensitivity of nursing and medical students, observing the changes and influences of the pandemic, seeks to understand the dynamics between what is discussed about ethics and morals in theory and practice. The objective of this study was: to understand how the development of moral sensitivity of nursing and medicine students influenced the confrontation of ethical problems during the COVID-19 pandemic. It was possible to perceive that it is necessary to direct ethical reflections regarding the chaotic scenario experienced during the pandemic in everyday teaching practices, so that in this way students feel welcomed and competent to become protagonists of the teaching and learning process, rescuing possible gaps or previously unrealized confrontations, ensuring the development of skills to recognize situations related to ethics and morals in their respective professions.
 

Description:

Dissertação (Mestrado)

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • FAMED - Mestrado em Ciências da Saúde (Dissertações)