Abstract:
A ética permeia o cotidiano dos indivíduos de forma indissociável, relacionando-se com a
capacidade de agenciamento da vida moral e das relações entre indivíduos e ambientes.
Novas e recorrentes questões éticas sucederam-se no contexto de saúde neste período de
pandemia, de forma que a percepção dos conflitos éticos representa um dos elementos de
maior relação e influência na sensibilidade moral. Somados ao contexto dos profissionais da
saúde durante a pandemia do COVID-19, estiveram inseridos nesse cenário os estudantes
dos cursos de graduação que compartilharam a assistência durante a execução das práticas e
estágios previstos pelo componente curricular de seus cursos. No que diz respeito as
transformações oriundas do período da pandemia, ainda são desconhecidos os impactos nos
processos do ensino-aprendizagem em termos de desenvolvimento de habilidades e
competência, assim como na sensibilidade moral e no desenvolvimento do gerenciamento de
conflitos éticos. Sendo assim, avaliar a sensibilidade moral e ética nos estudantes de
enfermagem e medicina, observando as mudanças e influências da pandemia é buscar
compreender a dinâmica entre o que é discutido sobre ética e moral na teoria e prática. Foi
objetivo deste estudo: compreender como o desenvolvimento da sensibilidade moral dos
estudantes de enfermagem e medicina influenciou no enfrentamento de problemas éticos
durante a pandemia do COVID-19. Foi possível perceber que é preciso direcionar nas
práticas cotidianas de ensino, reflexões éticas a respeito do cenário caótico vivido durante a
pandemia, para que desta forma os estudantes se sintam acolhidos e competentes para
tornarem-se protagonistas do processo de ensino e aprendizagem, resgatando possíveis
lacunas ou enfrentamentos não realizados anteriormente, garantindo o desenvolvimento de
habilidades para reconhecer as situações relacionadas a ética e moral em suas respectivas
profissões.
Ethics permeates the daily life of individuals in an inseparable way, relating to the agency
capacity of moral life and relationships between individuals and environments. New and
recurrent ethical issues followed in the context of health in this pandemic period, so that the
perception of ethical conflicts represents one of the elements with the greatest relationship
and influence on moral sensitivity. Added to the context of health professionals during the
COVID-19 pandemic, undergraduate students who shared assistance during the execution of
practices and internships provided for by the curricular component of their courses were
included in this scenario. With regard to the transformations arising from the pandemic
period, the impacts on the teaching-learning processes in terms of the development of skills
and competence, as well as on moral sensitivity and the development of ethical conflict
management are still unknown. Therefore, assessing the moral and ethical sensitivity of
nursing and medical students, observing the changes and influences of the pandemic, seeks
to understand the dynamics between what is discussed about ethics and morals in theory and
practice. The objective of this study was: to understand how the development of moral
sensitivity of nursing and medicine students influenced the confrontation of ethical problems
during the COVID-19 pandemic. It was possible to perceive that it is necessary to direct
ethical reflections regarding the chaotic scenario experienced during the pandemic in
everyday teaching practices, so that in this way students feel welcomed and competent to
become protagonists of the teaching and learning process, rescuing possible gaps or
previously unrealized confrontations, ensuring the development of skills to recognize
situations related to ethics and morals in their respective professions.