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dc.contributor.advisor Souza, Raquel Rolando
dc.contributor.author Rubira, Suellen Rodrigues
dc.date.accessioned 2024-11-13T19:39:02Z
dc.date.available 2024-11-13T19:39:02Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation RUBIRA, Suellen Rodrigues. Lições de Drummond em um bestiário retorcido. 2018. 217 f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11805
dc.description Tese (Doutorado) pt_BR
dc.description.abstract Esta tese tem por objetivo a formação de um bestiário na série Boitempo, composta pelas obras Boitempo, Menino antigo e Esquecer para lembrar, reconhecida como a poesia autobiográfica de Carlos Drummond de Andrade. Para tal, foi necessário retomar as especificidades do gênero textual que lhe deu origem, isto é, o Bestiário Medieval. Esse tipo de texto difundiu-se em larga escala na Europa, em especial entre os séculos XII e XVI, e sua produção deu-se, principalmente, em mosteiros da França e da Inglaterra. A formação de um bestiário em Drummond, por seu turno, partiu de uma abordagem fenomenológica, segundo os pressupostos de Gaston Bachelard e Gilbert Durand. Os animais identificados e analisados nos poemas foram agrupados de acordo com os elementos cosmogônicos propostos por Bachelard em suas obras relacionadas à imagem poética. Dessa forma, constatou-se a importância da representação animal para a formação da identidade do sujeito poeta, corroborando a personalidade gauche, vaticinada pelo anjo torto no emblemático “Poema de sete faces”. pt_BR
dc.description.abstract This thesis aims at the formation of a bestiary in the Boitempo series, composed by the works Boitempo, Menino antigo and Esquecer para lembrar, recognized as the autobiographical poetry of Carlos Drummond de Andrade. For this, it was necessary to return to the specificities of the textual genre that gave rise to it, that is, the Medieval Bestiary. This type of text had spread on a large scale in Europe, especially between the twelfth and sixteenth centuries and was mainly produced in monasteries in France and England. The formation of a bestiary in Drummond‟s work, in turn, started from a phenomenological approach, in conformity with the assumptions of Gaston Bachelard and Gilbert Durand. The animals identified and analyzed in the poems were grouped according to the cosmogonic elements proposed by Bachelard in his works related to the poetic image. Hence, the importance of animal representation for the formation of the poet subject‟s identity was verified, corroborating the gauche personality, predicted by the crooked angel in the emblematic "Poema de sete faces". pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Bestiário pt_BR
dc.subject Imaginário pt_BR
dc.subject Carlos Drummond de Andrade pt_BR
dc.subject Bestiary pt_BR
dc.subject Imagery pt_BR
dc.title Lições de Drummond em um bestiário retorcido pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR


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  • ILA - Doutorado em Letras - (Teses)
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