dc.contributor.advisor |
Fornos, José Luís Giovanoni |
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dc.contributor.author |
Serpa, Natália Regina Rocha |
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dc.date.accessioned |
2024-11-19T21:53:58Z |
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dc.date.available |
2024-11-19T21:53:58Z |
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dc.date.issued |
2022 |
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dc.identifier.citation |
SERPA, Natália Regina Rocha. Vozes femininas em travessia no Atlântico negro: repensando o ser, o saber e o corpo negro a partir das encruzilhadas literárias de Chimamanda Ngozi Adichie, Buchi Emecheta e Sefi Atta. 2022. 246 f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2022. |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11811 |
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dc.description |
Tese (Doutorado) |
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dc.description.abstract |
Investigo nesta tese como a escrita literária das escritoras nigerianas Buchi Emecheta
(1944 - 2017), Sefi Atta (1964 -) e Chimamanda Adichie (1977-) podem, a partir de uma
análise afrocentrada, nos ajudar a repensar o Ser, o Saber e a Estética do corpo negro. Nos
romances em questão, a construção das personagens nos permite compreender como as
identidades são reconstruídas à medida que os corpos negros são submetidos a
deslocamentos voluntários ou não. As personagens Ifemelu, Enitan e Nnu Ego são,
respectivamente, as protagonistas dos romances Americanah (2014), Tudo de bom vai
acontecer (2013) e As alegrias da maternidade (2018), e, em algum momento da
narrativa, são colocadas em travessia física ou psicológica e, ao deslocarem-se, nos fazem
questionar a identidade, as opressões de gêneros, raça e classe numa Nigéria marcada
pelos efeitos do colonialismo. É importante ressaltar que as três autoras, em certo ponto,
experimentaram o que é ser um corpo negro africano em diáspora e talvez essa
experiência tenha transformado as escritas dessas mulheres em narrativas escreviventes
capazes de enunciar o não-lugara ao qual os corpos negros foram relegados, uma escrita
que é também um ato de resistência e, ao resistir, elas quebram o silenciamento e driblam
as epistemologias ocidentais e hegemônicas, revelando outras formas de conhecer, Ser e
aparecer no mundo. Minha análise parte de uma perspectiva não ocidental e agencia a
epistemologia dos òrìsàs como operador teórico capaz de elaborar um Devir negro que
não está necessariamente ligado a um ente corpóreo, um devir que não se pensa universal.
Em minha pesquisa, a partir de outras agências negras, os corpos negros não são
percebidos a partir de um espelhamento com o branco, por isso evoco o abebé de Òsùn
para analisar a estética do corpo negro. Os três romances analisados buscam dar voz às
mulheres subalternizadas, vítimas de um projeto de morte do Estado, da violência de
gênero e da fome que assola a Nigéria. Em minha investigação, também priorizei dar voz
a teóricos negros, dentre eles, cito os trabalhos de Audre Lorde (1978), Oyèrónkẹ́
Oyěwùmí (2020), Achille Mbembe (2017), Maldonado Torres (2018), Carla Akotirene
(2019), bell hooks (2018), Jurema Werneck (2000), Molefi Kete Asante (2009), Patricia
Collins (2003), Paul Gilroy (1993), (1990), Sueli Carneiro (2011), Stuart Hall (2003),
Abdias Nascimento (2019) e outras contribuições que foram imprescindíveis para a
finalização desta pesquisa, como Reginaldo Prandi (2001), Ivan Poli (2019), Juana Elbien
dos Santos (2012). |
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dc.description.abstract |
In this thesis, I investigate how the literary writing of Nigerian writers Buchi Emecheta
(1944 - 2017), Sefi Atta (1964 -), and Chimamanda Adichie (1977 -), can, from an
Afrocentric analysis, help us to rethink Being, the knowledge and aesthetics of the black
body. In the novels in question, the construction of characters allows us to understand
how identities are reconstructed as black bodies are subjected to voluntary or not
displacement. The characters Ifemelu, Enitan and Nnu Ego, are respectively the
protagonists of the novels Americanah (2014), Tudo de bom vai vez (2013) and The joys
of motherhood (2018), and at some point in the narrative they are placed in a physical or
psychological crossing. and by moving they make us question identity, gender, race and
class oppression in a Nigeria marked by the effects of colonialism. It is important to
emphasize that the three authors at some point experienced what it is like to be a black
African body in the diaspora and perhaps this experience has transformed the writings of
these women into writing narratives capable of enunciating the non-place to which black
bodies were relegated, a writing that is also an act of resistance and by resisting they break
the silencing and circumvent western and hegemonic epistemologies revealing other ways
of knowing, Being and appearing in the world. My analysis starts from a non-Western
perspective and uses the Orixás' epistemologies as a theoretical operator capable of
elaborating a black Becoming that is not necessarily linked to a corporeal entity, a
becoming that is not thought to be universal. In my analysis from other black agencies,
black bodies are not perceived from a mirroring with white, so I evoke the abebé of Oxum
to analyze the aesthetics of the black body. The three novels analyzed seek to give voice
to subaltern women, victims of a project of state death, gender violence and hunger that
plagues Nigeria. In my analysis I also prioritized giving voice to black theorists, among
them I cite the works of Audre Lorde (1978), Oyèrónkẹ ́ Oyěwùmí (2020), Achille
Mbembe (2017), Maldonado Torres (2018), Carla Akotirene (2019), bell hooks ( 2018),
Jurema Werneck (2000), Molefi Kete Asante (2009), Patricia Collins (2003), Paul Gilroy
(1993), (1990), Sueli Carneiro (2011), Stuart Hall (2003), Abdias Nascimento (2019) and
other contributions that were essential for the completion of this research such as
Reginaldo Prandi (2001), Ivan Poli (2019), Juana Elbien dos Santos (2012). |
pt_BR |
dc.description.abstract |
N'akwụkwọ akụkọ a, a na m enyocha ka akwụkwọ edemede nke ndị odee Naijiria bụ
Buchi Emecheta (1944 - 2017), Sefi Atta (1964 -) na Chimamanda Adichie (1977-) nwere
ike, site na nyocha Afrocentric, nyere anyị aka ịtụgharị uche n'Ịbụ, Ọmụma na aesthetics
nke ahụ ojii . N'akwụkwọ akụkọ ndị a na-ekwu, iwu ihe odide na-enye anyị ohere ịghọta
otú e si ewughachi njirimara ka a na-edobe ozu ojii na afọ ofufo ma ọ bụ na ọ bụghị
nchụpụ. Ihe odide Ifemelu, Enitan na Nnu Ego bụ ndị na-akpachi anya akwụkwọ akụkọ
Americanah (2014), Ihe ọma niile ga-eme (2013) na Añụrị nke ịbụ nne (2018) , na, n'oge
ụfọdụ na akụkọ, ha bụ. etinyere na ngafe nke anụ ahụ ma ọ bụ nke uche na, ka ha na-aga,
ha na-eme ka anyị jụọ ajụjụ njirimara, okike, agbụrụ na mmegbu klaasị na Nigeria nke
mmetụta nke colonial nwere akara. Ọ dị mkpa iji mesie ya ike na ndị edemede atọ ahụ,
n'oge ụfọdụ, nwetara ihe ọ dị ka onye isi ojii Africa na mba ọzọ na ikekwe ahụmahụ a
agbanweela ihe odide nke ụmụ nwanyị ndị a na-ede akụkọ nwere ike ịkọwapụta na-abụghị
ebe na nke ozu oji weghaara. , ihe odide nke bụkwa omume nke nguzogide na, site
n'iguzogide, ha na-agbaji ịgbachi nkịtị na gburugburu ọdịda anyanwụ na hegemonic
epistemologies, na-ekpughe ụzọ ndị ọzọ nke ịmara, Ịbụ na ịpụta n'ụwa. Nyocha m na-
amalite site n'echiche na-abụghị nke ọdịda anyanwụ wee na-eji akwụkwọ akụkọ òrìsàs dị
ka onye na-ahụ maka usoro ihe ọmụma nke nwere ike ịkọwapụta Black Becoming nke
na-abụghị ihe jikọrọ ya na ụlọ ọrụ nkịtị, ịghọ nke a na-echeghị na ọ bụ ihe zuru ụwa ọnụ.
Na nyocha m, site n'aka ụlọ ọrụ ojii ndị ọzọ, a naghị aghọta ahụ oji site na mirroring na-
acha ọcha, n'ihi ya, m na-akpọpụta Òsùn's abebé iji nyochaa ihe ịchọ mma nke ahụ ojii.
Akwụkwọ akụkọ atọ ndị a tụlere na-achọ inye ụmụ nwanyị ndị na-erube isi olu, ndị ọrụ
ọnwụ nke steeti ahụ metụtara, ime ihe ike nwoke na nwanyị na agụụ na-eti Nigeria. Na
nyocha m, m na-ebutekwa ụzọ inye ndị na-ahụ maka ndị isi ojii olu olu, n'ime ha, m na-
ehota ọrụ nke Audre Lorde (1978), Oyèrónkɛ́ Oyěwùmí (2020), Achille Mbembe (2017),
Maldonado Torres (2018), Carla Akotirene (2019) , mgbịrịgba nko (2018), Jurema
Werneck (2000), Molefi Kete Asante (2009), Patricia Collins (2003), Paul Gilroy (1993),
(1990), Sueli Carneiro (2011), Stuart Hall (2003), Abdias Nascimento (2019)) na onyinye
ndị ọzọ dị mkpa maka ịmecha nyocha a, dị ka Regnaldo Prandi (2001), Ivan Poli (2019),
Juana Elbien dos Santos (2012). |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita Negra Feminina |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita Diaspórica |
pt_BR |
dc.subject |
Devir Negro |
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dc.subject |
Epistemologia Negra |
pt_BR |
dc.subject |
Estética Negra |
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dc.subject |
Black Feminine Writing |
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dc.subject |
Diasporic Writing |
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dc.subject |
Black Becoming |
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dc.subject |
Black Epistemology |
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dc.subject |
Black Aesthetics |
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dc.subject |
Ojii Edemede Nwanyi |
pt_BR |
dc.subject |
Edemede nke mba ofesi |
pt_BR |
dc.subject |
Nwa Aghọ |
pt_BR |
dc.subject |
Epistemology ojii |
pt_BR |
dc.title |
Vozes femininas em travessia no Atlântico negro: repensando o ser, o saber e o corpo negro a partir das encruzilhadas literárias de Chimamanda Ngozi Adichie, Buchi Emecheta e Sefi Atta |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |