Abstract:
Objetivo: Conhecer as percepções dos pais sobre a prática de respiração diafragmática em
e crianças e adolescentes asmáticos. Metodologia: Estudo qualitativo realizado por meio
de entrevistas semiestruturadas no período de janeiro a abril de 2024 com pais de crianças
e adolescentes atendidos no ambulatório de pneumologia pediatria de um Hospital
Universitário do sul do Brasil. Os participantes foram selecionados a partir da vinculação
de seus filhos a um ensaio clínico randomizado que investigou o efeito da respiração
diafragmática em crianças e adolescentes com asma. Empregou-se análise de conteúdo
com auxílio do software Iramuteq. Resultados: Participaram do estudo 12 mães e 2 pais,
com idade média de 44 anos. A partir das entrevistas emergiram quatro grandes
categorias: I) Percepções e preocupações referentes a condição de asmático; II)
Conhecimento, barreiras e facilitadores para realização da respiração diafragmática; III)
Efeitos da respiração diafragmática; IV) Percepções acerca da relevância da respiração
diafragmática. A maior parte dos pais se consideram em um estado de “muito
preocupado” em relação a asma do seu filho, considerando-se com “pouco
conhecimento”, em relação a realização da respiração diafragmática. Os pais destacaram
que a respiração diafragmática promoveu um efeito positivo no que diz respeito as crises
asmáticas, com consequente redução na condição e até mesmo desaparecimento das
crises. Conclusão: Evidenciamos uma percepção positiva dos benefícios das manobras de
respiração diafragmática em melhorar as manifestações asmáticas e sintomas associados,
como ansiedade, estresse e sono. A conscientização e a educação dos pacientes e
familiares são fatores importantes para esse adequado controle, sendo necessário uma
maior compreensão sobre a importância do tratamento e da aplicação dessa técnica. Fazse necessário também que tal prática seja orientada de rotina durante as consultas para
pacientes asmáticos, como estratégia acessível, de baixo custo e complementar ao uso de
medicações para a asma.
Objective: To understand parents' perceptions about the practice of diaphragmatic
breathing in asthmatic children and adolescents. Methodology: Qualitative study carried
out through semi-structured interviews from January to April 2024 with parents of
children and adolescents treated at the pediatric pulmonology outpatient clinic of a
University Hospital in southern Brazil. Participants were selected by linking their children
to a randomized clinical trial that investigated the effect of diaphragmatic breathing on
children and adolescents with asthma. Content analysis was used with the aid of the
Iramuteq software. Results: 12 mothers and 2 fathers participated in the study, with an
average age of 44 years. Four major categories emerged from the interviews: I)
Perceptions and concerns regarding the asthmatic condition; II) Knowledge, barriers and
facilitators for performing diaphragmatic breathing; III) Effects of diaphragmatic
breathing; IV) Perceptions about the relevance of diaphragmatic breathing. Most parents
consider themselves to be “very concerned” about their child's asthma, considering
themselves to have “little knowledge” regarding diaphragmatic breathing. The parents
highlighted that diaphragmatic breathing had a positive effect on asthmatic attacks, with
a consequent reduction in the condition and even disappearance of the attacks.
Conclusion: We evidenced a positive perception of the benefits of diaphragmatic
breathing maneuvers in improving asthmatic manifestations and associated symptoms,
such as anxiety, stress and sleep. Awareness and education of patients and families are
important factors for this adequate control, requiring a greater understanding of the
importance of treatment and application of this technique. It is also necessary that this
practice is routinely oriented during consultations for asthmatic patients, as an accessible,
low-cost and complementary strategy to the use of asthma medications.