dc.contributor.advisor |
Póvoas, Mauro Nicola |
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dc.contributor.author |
Rubira, Thais Sayão |
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dc.date.accessioned |
2024-11-19T23:01:13Z |
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dc.date.available |
2024-11-19T23:01:13Z |
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dc.date.issued |
2023 |
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dc.identifier.citation |
RUBIRA, Thais Sayão. A dramaturgia de Vera Karam: re-tratos da família contemporânea brasileira. 2023. 130 f. Tese (Doutorado em Letras) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto de Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11831 |
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dc.description |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta tese tem por objetivo estudar a produção teatral de Vera Karam, dentro de um breve panorama da dramaturgia contemporânea sul-rio-grandense escrita por mulheres. Este trabalho também busca contribuir para que se reconheça em Vera Karam uma consciência teatral, por meio das marcas de teatralidade presentes em suas peças, analisando, principalmente, como que seus textos, com vistas à representação, possuem valor estético e social. As quatro peças selecionadas para análise são: “Dona Otília lamenta muito”; “Noite feliz”; “Ano Novo, vida nova” e “Nesta data querida”, todas do livro Vera Karam: obra reunida (2013). Busca-se verificar em que medida o universo familiar funciona como metonímia da sociedade brasileira no final do século XX e no início do XXI. O destaque está na importância das reuniões domésticas/comemorativas, pois, por meio delas pode-se verificar que certas convenções sociais vivenciadas pelas personagens funcionam como berço para Vera Karam expressar o irônico, o trágico, o grotesco, o riso e o absurdo, marcando o isolamento, a hipocrisia e o individualismo, comportamentos típicos da contemporaneidade e marca da produção artística da autora como um todo. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The objective of this thesis is to study the theatrical production of Vera Karam in a brief overview of the contemporary south riograndense dramaturgy written by women. This work also seeks to contribute to acknowledge in Vera Karam a theatrical consciousness through the marks of theatrality present in her plays, analysing mainly how her texts, in order that the representation has aesthetic value. The four selected plays to analisis are: “Dona Otília lamenta muito”, “Noite feliz”, “Ano Novo, vida nova” and “Nesta data querida”, all from the book Vera Karam: obra reunida (2013). We look for verifying how the familiar universe works as a metonymy of Brazilian society in the end of the 20th century and in the beginning of 21st century. The emphasis is in the importance of the domestic commemorative meetings because, by them we can verify the certain social conventions lived by characters are a berth to Vera Karam to express the ironic, the tragic, the grotesque, the laughter and the absurd, marking the isolation, the hypocrisy and the individualism. which are typical behaviors of the contemporary and marks the artistic production of the author as a whole |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
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dc.subject |
Vera Karam |
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dc.subject |
Dramaturgia sul-rio-grandense |
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dc.subject |
Absurdo |
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dc.subject |
Datas comemorativas |
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dc.subject |
Autoria feminina |
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dc.subject |
Família |
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dc.subject |
Ironia |
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dc.subject |
South riograndense dramaturgy |
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dc.subject |
Absurd |
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dc.subject |
Commemorative dates |
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dc.subject |
Female authorship |
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dc.subject |
Family |
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dc.subject |
Irony |
pt_BR |
dc.title |
A dramaturgia de Vera Karam: re-tratos da família contemporânea brasileira |
pt_BR |
dc.type |
doctoralThesis |
pt_BR |