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dc.contributor.advisor Zhang, Linjie
dc.contributor.author Fernandes, Sara Silva
dc.date.accessioned 2024-11-28T23:35:24Z
dc.date.available 2024-11-28T23:35:24Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation FERNANDES, Sara Silva. Avaliação do efeito da respiração diafragmática em crianças e adolescentes com asma: ensaio clínico randomizado. 2023. 69 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11884
dc.description Tese (Doutorado) pt_BR
dc.description.abstract Introdução: a asma é uma doença heterogênea geralmente caracterizada pela inflamação das vias áreas. Sendo essa uma das doenças crônicas mais prevalentes entre crianças. Neste trabalho, buscou-se avaliar o efeito da respiração diafragmática, RD, em desfechos clínicos e funcionais de crianças e adolescentes com asma crônica. Metodologia: Ensaio Clínico Randomizado e Controlado, ECR, com crianças e adolescentes com asma, com idade entre 7 e 18 anos, atendidos no Ambulatório de Pneumologia Pediátrica do Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Rio Grande – RS. A intervenção teve duração de 08 semanas, nas quais o grupo experimental foi instruído à prática da RD, enquanto o grupo controle foi instruído à prática de um exercício respiratório controle (sham). Foram analisados o nível de controle da asma, a função respiratória, o estresse e a ansiedade, através do teste de controle da asma (TCA), pico de fluxo expiratório (PFE, % do previsto), análise de distensão respiratória abdominal e torácica, quantificação dos níveis de cortisol salivar e escores de ansiedade relatada pela criança (SCAS-C) e pelos pais (SCAS-P), respectivamente. A avaliação ocorreu em três momentos: no início do estudo (T1), após 4 semanas de intervenção (T2) e após 8 semanas (T3). Os dados contínuos foram apresentados como médias ± desvio padrão (DP) ou mediana e intervalo interquartil (IIQ). Para comparação entre os grupos, foi utilizado o teste t de Student e para os dados assimétricos o teste Mann Whitney. Os dados dicotômicos foram apresentados como frequências e percentagens, sendo analisados pelo teste do qui-quadrado ou teste exato de Fisher, conforme apropriado. Em todas as análises, foi utilizado um valor de p menor que 0,05 de um teste bicaudal. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa na Área da Saúde (CEPAS) da FURG (parecer nº 3.482.646) com cadastro no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC) sob o número RBR-3x8py3n. Resultados: 34 pacientes foram incluídos e randomizados, sendo 17 em cada grupo. A média de idade dos participantes foi de 11,3±3,2 anos, com 73,5% do sexo masculino. Não houve diferenças significativas entre os dois grupos quanto aos dados demográficos, socioeconômicos e de características basais clínicas. Comparado com o grupo controle, o grupo RD teve melhor controle de asma (média ± DP da TCA na T3: 23,06 ± 1,62 vs. 20,37 ± 4,31, p = 0,03), menor média de escores de SCAS-P na T2 (54,46 ± 7,62 vs. 62,0 ± 7,22, p = 0,01) e T3 (51,13 ± 8,53 vs. 61,25 ± 6,57, p = 0,04) e menor nível de ansiedade 7 autorrelatada pelos pacientes em T2 (1 (1 – 2) vs 3 (3 – 4), p=0,01) e T3 (1 (0 – 1) vs 2 (1 – 3), p=0,03). Não houve diferença significativa entre os dois grupos quanto aos valores de SCAS-C e de PFE na T2 e T3. O uso do aplicativo para a prática do exercício foi autorrelatado por 97% (33) dos participantes. A maioria dos pacientes (87%) avaliaram o exercício como bom ou muito bom, não houve diferença na avalição entre os grupos (p= 0,33). Dois pacientes queixaram-se de efeito adverso, um paciente do grupo intervenção relatou um episódio de respiração curta enquanto tentava realizar o exercício e um paciente do grupo controle relatou sentir desconforto ao realizar o exercício. Conclusões: Os resultados sugerem que a respiração diafragmática pode trazer efeitos benéficos no controle dos sintomas de asma e na diminuição de ansiedade em crianças e adolescentes com asma. pt_BR
dc.description.abstract Background: Asthma is a heterogeneous disease generally characterized by airway inflammation. This is one of the most prevalent chronic diseases among children. In this work, we sought to evaluate the effect of diaphragmatic breathing, DB, on clinical and functional outcomes in children and adolescents with chronic asthma. Method: Randomized and Controlled Clinical Trial, RCT, with children and adolescents with asthma, aged between 7 and 18 years old, treated at the Pediatric Pulmonology Outpatient Clinic of the University Hospital of the Federal University of Rio Grande (FURG), Rio Grande – RS. The intervention lasted 08 weeks, in which the experimental group was instructed to practice DB, while the control group was instructed to practice a control breathing exercise (sham). The level of asthma control, respiratory function, stress and anxiety were analyzed through the asthma control test (ACT), peak expiratory flow (PEF, % of predicted), analysis of abdominal and thoracic respiratory distention, quantification of salivary cortisol levels and child-reported anxiety scores (SCAS-C) and parent-reported anxiety scores (SCAS-P), respectively. The evaluation took place in three moments: at the beginning of the study (T1), after 4 weeks of intervention (T2) and after 8 weeks (T3). Continuous data are presented as means ± standard deviation (SD) or median and interquartile range (IQR). For comparison between groups, Student's t test was used and for asymmetric data the Mann Whitney test was used. Dichotomous data were presented as frequencies and percentages and were analyzed using the chi-square test or Fisher's exact test, as appropriate. In all analyses, a p-value of less than 0.05 from a two-tailed test was used. The research project was approved by the Committee on Ethics in Research in the Health Area (CEPAS) of FURG (No. 3.482.646) with registration in the Brazilian Registry of Clinical Trials (ReBEC) under the number RBR-3x8py3n. Results: 34 patients were included and randomized, 17 in each group. The mean age of the participants was 11.3±3.2 years, with 73.5% male. There were no significant differences between the two groups regarding demographic, socioeconomic, and baseline clinical characteristics. Compared with the control group, the RD group had better asthma control (mean ± SD ACT at T3: 23.06 ± 1.62 vs. 20.37 ± 4.31, p = 0.03), lower mean SCAS-P scores at T2 (54.46 ± 7.62 vs. 62.0 ± 7.22, p = 0.01) and T3 (51.13 ± 8.53 vs. 61.25 ± 6.57 , p = 0.04) and lower level of self-reported anxiety by patients at T2 (1 (1 – 2) vs 3 (3 – 4), p=0.01) and T3 (1 (0 – 1) vs. 2 (1 - 3), p=0.03). There was no significant 9 difference between the two groups regarding the values of SCAS-C and PEF at T2 and T3. The use of the application for exercising was self-reported by 97% (33) of the participants. Most patients (87%) evaluated the exercise as good or very good, there was no difference in the evaluation between groups (p= 0.33). Two patients complained of an adverse effect, one patient in the intervention group reported an episode of shortness of breath while trying to perform the exercise, and one patient in the control group reported discomfort while performing the exercise. Conclusions: The results suggest that diaphragmatic breathing can have beneficial effects in controlling asthma symptoms and reducing anxiety in children and adolescents with asthma. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Asma pt_BR
dc.subject Ansiedade pt_BR
dc.subject Respiração Diafragmática pt_BR
dc.subject Ensaio Clínico Controlado Randomizado pt_BR
dc.subject Teste de Controle da Asma pt_BR
dc.title Avaliação do efeito da respiração diafragmática em crianças e adolescentes com asma: ensaio clínico randomizado pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR


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