Abstract:
O presente estudo busca entender as características das feiras agroecológicas de Pelotas/RS como canais curtos de comercialização. Para isso, foi realizada a pesquisa bibliográfica em livros, dissertações, teses, artigos em revistas e periódicos, com a finalidade de aprofundar temáticas referentes a história, produção e comercialização da agricultura familiar, aspectos dos movimentos agroecológicos no país e as características de transição da agroecologia. Também compreender a importância dos canais curtos de comercialização e as feiras agroecológicas. Para conhecer a realidade dos sujeitos envolvidos, considerando as limitações impostas pela pandemia do covid-19, foi realizado o estudo à feira ARPA-SUL, localizada na Avenida Dom Joaquim em Pelotas-RS, através de 10 questionários aos agricultores-feirantes referentes à produção e comercialização dos seus produtos. O trabalho fundou-se a partir de uma perspectiva crítica ao sistema agroalimentar que vem se desenhando nas últimas décadas no Brasil e no mundo, compreendendo a agroecologia como uma alternativa possível de ser introduzida e apoiada por políticas locais efetivas. A compreensão das técnicas de produção e comercialização nas feiras agroecológicas de Pelotas/RS, permitiu verificar as possibilidades para a instalação e permanência dessas feiras bem como a viabilidade dos canais curtos de comercialização, trazendo à tona também as dificuldades encontradas pelos agricultores-feirantes.
The present study seeks to understand the characteristics of agroecological fairs in Pelotas/RS as short marketing channels. For this, bibliographic research was carried out in books, dissertations, theses, articles in magazines and periodicals, with the purpose of deepening themes related to the history, production and commercialization of family agriculture, aspects of agroecological movements in the country and the transition characteristics of agroecology. Also understand the importance of short marketing channels and agroecological fairs. To know the reality of the subjects involved, considering the limitations imposed by the covid-19 pandemic, visits were made to the ARPA-SUL fair, located on Avenida Dom Joaquim in Pelotas-RS. 10 questionnaires were applied to the producers/marketers regarding the production and commercialization of their products. The work was based on a critical perspective of the agro-food system that has been taking shape in recent decades in Brazil and in the world, understanding agroecology as a possible alternative to be introduced and supported by effective local policies. The understanding of production and commercialization techniques in agroecological fairs in Pelotas/RS, allowed to verify the possibilities for the installation and permanence of these fairs as well as the viability of short marketing channels, also bringing to light the difficulties encountered by the farmers.