Abstract:
O litoral é um ambiente bastante atrativo para o desenvolvimento dos interesses econômicos (imobiliário e turístico), sendo intensamente ocupado de forma desordenada. As ocupações em áreas inadequadas podem criar conflitos entre o movimento natural das dunas frente a cidades e comunidades em áreas com grande aporte sedimentos disponíveis que podem sofrer com o processo de soterramento. Dessa forma, o objetivo do trabalho é caracterizar o processo de movimentação natural das dunas, bem como as dinâmicas presentes na sua formação nos municípios de Fortaleza e Barroquinha, no estado do Ceará, e os impactos do avanço sobre infraestruturas urbanas. A análise do movimento do campo de dunas foi realizada a partir do método DSAS para taxar as movimentações das dunas nas duas áreas de estudo, com base nas taxas do Ponto de Extremidade (EPR) e Regressão Linear Simples (ERP). A caracterização do regime de ventos foi determinada a partir das séries históricas dos últimos 30 anos, disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A viabilidade locacional foi obtida a partir da análise multicritério, com aplicação do método Analytic Hierarchy Process (AHP) ou Método de Análise Hierárquica. Foram definidos um total de cinco critérios para os locais mais adequados para criação de sítios de despejo, os quais tiveram seus pesos definidos com base em questionários aplicados com especialistas ambientais do estado do Ceará. Os resultados obtidos a partir do método DSAS foram que a migração do campo de dunas em Barroquinha, que avançou 11,54 m/ano e 11,60 m/ano em taxas médias no período de tempo analisado, de acordo com os métodos de Taxa de Ponto de Extremidade (EPR) e Regressão Linear Simples (ERP), respectivamente. Em todos os 28 transectos os dois métodos estatísticos apresentaram um movimento progressivo da duna, com um avanço máximo de 31,72 m/ano pelo EPR e 32,82 m/ano pelo LRR. Para Sabiaguaba a migração variou entre 3,26 m/ano no EPR a 3,80 m/ano pelo LRR entre os transectos analisados. Os acréscimos ficam com médias de 9,46 m/ano para o modo EPR e 6,69 m/ano no modo LRR, respectivamente. A taxas da velocidade dos ventos das regiões apresentaram um decréscimo na média história, possuindo uma redução de -0,153 m/s ao ano para Sabiaguaba e -0,032 m/s ao ano para Barroquinha. Em Barroquinha, os locais com maior viabilidade para criação de sítios de despejo foram os mais distantes da mancha urbana e das áreas de proteção permanente. No trecho que liga a sede do município Barroquinha a comunidade de Bitupitá na rodovia CE-187 foram mapeados 45 pontos de deposição em cinco setores diferentes e com condições ambientais diversas os setores 2, 3 e 4 apresentam boa resposta de fixação dos sedimentos, entrando em concordância com o que foi apresentado no modelo de viabilidade locacional. As constatações encontradas nesta pesquisa agregam no discursão sobre o processo de soterramento de infraestruturas urbanas, trazendo contribuições importantes para o ordenamento e planejamento urbano em zonas costeiros. A pesquisa aqui apresentada será parte integrante do Plano Regional de Contingência para Incidentes e/ou situações de risco de impactos ambientais na zona costeira e/ou oceânica do Ceará, o qual foi idealizado pelo programa Cientista Chefe do meio Ambiente do Estado do Ceará, e inserido dentro do Plano de Ação contra soterramento de infraestruturas por campo de dunas.
The coast is a very attractive environment for the development of economic interests (real estate and tourism), being intensely occupied in a disorderly way. Occupations in inappropriate areas can create conflicts between the natural movement of the dunes in front of cities and communities in areas with a large amount of available sediments that can suffer from the burial process. Thus, the objective of this work is to characterize the process of natural movement of the dunes, as well as the dynamics present in their formation in the municipalities of Fortaleza and Barroquinha, in the state of Ceará, and the impacts of the advance on urban infrastructures. The analysis of the movement of the dune field was carried out using the DSAS method to rate the movements of the dunes in the two study areas, based on the End Point (EPR) and Simple Linear Regression (ERP) rates. The characterization of the wind regime was determined from the historical series of the last 30 years, made available by the National Institute of Meteorology (INMET). The location viability was obtained from the multicriteria analysis, with application of the Analytic Hierarchy Process (AHP) method or Hierarchical Analysis Method. A total of five criteria were defined for the most suitable places for creating dump sites, which had their weights defined based on questionnaires applied with environmental specialists in the state of Ceará. The results obtained from the DSAS method were that the migration of the dune field in Barroquinha, which advanced 11.54 m/year and 11.60 m/year in average rates in the period of time analyzed, according to the Rate Endpoint Analysis (EPR) and Simple Linear Regression (ERP), respectively. In all 28 transects, both statistical methods showed a progressive movement of the dune, with a maximum advance of 31.72 m/year by EPR and 32.82 m/year by LRR. For Sabiaguaba the migration ranged from 3.26 m/year in the EPR to 3.80 m/year in the LRR between the analyzed transects. The increases average 9.46 m/year for the EPR mode and 6.69 m/year for the LRR mode, respectively. The rates of wind speed in the regions showed a decrease in the historical average, with a reduction of -0.153 m/s per year for Sabiaguaba and -0.032 m/s per year for Barroquinha. In Barroquinha, the places with the greatest viability for creating dump sites were those furthest away from the urban sprawl and permanent protection areas. In the stretch that connects the seat of the Barroquinha municipality to the Bitupitá community on the CE-187 highway, 45 deposition points were mapped in five different sectors and with different environmental conditions, sectors 2, 3 and 4 show a good response of sediment fixation, entering into agreement with what was presented in the locational feasibility model. The findings found in this research add to the discourse on the process of burying urban infrastructure, bringing important contributions to the ordering and urban planning in coastal areas. The research presented here will be an integral part of the Regional Contingency Plan for Incidents and/or situations of risk of environmental impacts in the coastal and/or oceanic zone of Ceará, which was conceived by the Chief Scientist program for the Environment of the State of Ceará, and inserted within the Action Plan against burying infrastructure by dune fields.