-
-
Pinto, Suzi Samá; Laurino, Débora Pereira
(2010)
Este artigo tem como objetivo investigar em que medida a avaliação contribuiu para a reestruturação das disciplinas de estatística, oferecidas na modalidade a distância. Um instrumento de avaliação, que incluía questões ...
-
-
Fagundes, Léa da Cruz; Sato, Luciane Sayuri; Laurino, Débora Pereira
(2006)
-
-
Moraes, Maritza Costa
(2015)
Nesta pesquisa buscamos compreender como, no conversar, os professores de Matemática imersos em uma Ecologia Digital, percebem atualizações em sua prática pedagógica. Para isso, os sujeitos que fizeram parte deste estudo ...
-
-
Pinto, Suzi Samá; Novello, Tanise Paula; Laurino, Débora Pereira
(2008)
O presente artigo apresenta os resultados da avaliação institucional dos cursos de Bacharelado em Administração e Pedagogia, na modalidade a distância. O instrumento de avaliação proposto foi constituído por questões ...
-
-
Pinto, Suzi Samá
(2012)
As transformações que a sociedade vem passando ao longo do tempo atreladas aos avanços tecnológicos provocaram mudanças no comportamento e na cultura que impulsionaram novas relações entre os indivíduos e o meio em que ...
-
-
Vaniel, Berenice Vahl
(2012)
Esta tese visou compreender como nos formamos professores em EAD ao pensarmos em um curso de graduação, no operar em redes de conversação a partir das experiências de quem as constituem. Tivemos como campo empírico as redes ...
-
-
Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de
(2015)
Nesta tese, estruturada em artigos, investigamos o escrever no espaço-contexto da Educação a Distância e no espaço-suporte das tecnologias digitais, nos quais o escrever é experienciado de maneira recorrente, como forma ...
-
-
Souza, Marco Antônio Simões de
(2006)
Esta dissertação teve por objetivo investigar as possibilidades de vinculação entre o ensino técnico profissionalizante ministrado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (CEFET-RS) e a Educação Ambiental ...
-
-
Souza, Marco Antônio Simões de
(2007)
Esta dissertação teve por objetivo investigar as possibilidades de vinculação entre o ensino técnico profissionalizante ministrado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (CEFET-RS) e a Educação Ambiental ...
-
-
Laurino, Débora Pereira; Galiazzi, Maria do Carmo; Araujo, Marcia Santiago de
(2005)
-
-
Vaniel, Berenice Vahl
(2008)
Esta dissertação enfoca um trabalho de pesquisa que investigou como a cooperação, enquanto princípio da Educação Ambiental, está sendo operada no Projeto Escola-Comunidade-Universidade: buscando metodologias educativas, ...
-
-
Vaniel, Berenice Vahl; Laurino, Débora Pereira
(2009)
Neste artigo discutimos os conceitos envolvidos no processo de cooperação como: respeito mútuo, escuta ao outro, autonomia e solidariedade com base nas teorias de Piaget, Maturana e Varela. Buscamos complexificar a
compreensão ...
-
-
Novello, Tanise Paula
(2011)
A Educação a Distância (EaD) surge no cenário educacional como uma nova forma de ensinar e aprender em diferentes tempos e espaços. Todavia, a expansão dessa modalidade de ensino não pode ser reduzida unicamente ao ...
-
-
Laurino, Débora Pereira; Sato, Luciane Sayuri; Maraschin, Cleci
(2001)
Neste trabalho buscamos descrever uma experiência de constituição de um ambiente de aprendizagem digital dentro da perspectiva
dos estudos e pesquisas que vêm sendo desenvolvidos pelo grupo de pesquisadores do Laboratório ...
-
-
Moura, Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de; Vaniel, Berenice Vahl; Laurino, Débora Pereira
(FURG, 2016)
-
-
Laurino, Débora Pereira; Rodrigues, Sheyla Costa
(Edigraf, 2016)
-
-
Laurino, Débora Pereira; Novello, Tanise Paula
(PLUSCOM, 2016)
-
-
Rodrigues, Sheyla Costa; Laurino, Débora Pereira; Pinto, Ivete Martins
(2005)
-
-
Albernaz, Roselaine Machado
(2011)
Através de um exercício cartográfico, a presente tese propõe ensaiar formas, entre modos mais e menos acadêmicos, de pensar a formação de um professor de matemática. Neste sentido, faz uso de algumas experiências estéticas, ...
-
-
Vaniel, Berenice Vahl; Laurino, Débora Pereira
(2008)
Neste artigo discutimos a proposta do Projeto Escola-Comunidade-Universidade: buscando metodologias educativas, interativas e interconectivas em uma visão sistêmica (Escuna) e focamos o olhar na dinâmica de gestão de uma ...