Cooperar no enatuar de professores e tutores.

Novello, Tanise Paula

Abstract:

 
A Educação a Distância (EaD) surge no cenário educacional como uma nova forma de ensinar e aprender em diferentes tempos e espaços. Todavia, a expansão dessa modalidade de ensino não pode ser reduzida unicamente ao instrumental da tecnologia a que se aporta, uma vez que a EaD envolve questões específicas que necessitam ser pesquisadas e avaliadas. Nesse sentido, o entendimento dessa modalidade de ensino compreende uma prática pedagógica que se diferencia nas ações educativas, e que parte de outra organização do sistema educativo que prevê a construção de práticas pedagógicas e de gestão, mas que, da mesma forma de outros sistemas educacionais, tem por finalidade promover a aprendizagem. As ações em EaD se diferenciam pelo seu potencial de inclusão e expansão no ensino superior, que caracteriza a permanência e continuidade no processo educativo, princípio este expresso no Programa Nacional de Educação Ambiental. Em vista disso, esta pesquisa tem como objetivo discutir as articulações recorrentes nas relações estabelecidas entre professores e tutores a distância. Para tanto, parte-se da hipótese explicativa de que a relação pedagógica entre professores e tutores na modalidade a distância se estabelecerá no respeito, na aceitação mútua e na recorrência dos processos interativos, que ocorrerão no enatuar da práxis pedagógica, quando essas forem compreendidas como singulares e cooperativas. Assim, para subsidiar o estudo, busca-se estabelecer um diálogo das conversas analisadas, com autores do campo empírico, a EaD, e do campo conceitual, a Educação Ambiental (EA), para compreender o fenômeno que está sendo investigado. Com esse fim, realiza-se uma discussão sobre alguns dos cenários e autores da EaD, pela articulação conceitual e experiencial, com base em leituras, experiências e estudos desenvolvidos. Entre esses cenários e autores, são abordados produção de material didático digital, gestão e formação de professores e tutores. Para alcançar o objetivo dessa pesquisa, realizaram-se conversas individuais com professores e tutores que atuaram em disciplinas de cursos na modalidade a distância, tais conversas foram analisadas com base na Análise Textual Discursiva e, a partir desse processo, foram definidos três domínios de ação: articulação pedagógica, organização da disciplina e avaliação, e seis relações que são recorrentes nesses domínios: trabalho coletivo, coordenação de condutas, compreensão dos papéis, fazer na ação, trocas experienciais e experiência vivida. Dessa maneira, o fenômeno é compreendido através da elaboração de dois metatextos com foco nos conceitos de cooperação e enação, nos quais essas conversas são discutidas, identificando as relações ocorridas nos diferentes domínios. Os conceitos de cooperação e enação são abordados a partir de autores que discutem a EA articulados às conversas e ao campo empírico. Os metatextos geraram a explicação científica do fenômeno e potencializaram outras formas de olhar, interpretar e compreender o fenômeno em sua plenitude. Pelas narrativas, fica evidente a necessidade de superação do trabalho individualizado, o reconhecimento da diferença como complementaridade e o desenvolvimento de ações de capacitação de professores e tutores que fomentem formas de realizar um trabalho em conjunto e que leve a coordenação das práxis pedagógicas. Realizar esta pesquisa, que discute as práticas e as ações na EaD com base na EA permitiu suspender algumas certezas e superar limitações bem como encaminhar a EaD, na perspectiva aqui discutida, como um princípio da EA.
 
The Distance Education arises in the educational setting as a new way to teach and learn in different times and spaces. However, the expansion of this teaching modality may not be reduced uniquely to the technology, once the Distance Education involves specific questions that need to be researched and evaluated. In this sense, the understanding of the Distance Education consists in a pedagogical practice that differs in the educational actions and part of another organization of the education system which provides for the construction of pedagogical practices and management, but in the same way that other educational systems, aims to learning. The actions in Distance Education differ by their potential in inclusion and expansion in the higher education which characterizes the permanence and continuity in the educational process, a principle expressed in the National Program of the Environmental Education. Based on this context, this research aims to discuss the recurrent articulations in the established relations among distance teachers and tutors. To do so, it was considered an explanatory hypothesis in which the pedagogical relation among teachers and tutors in the distance modality will be set up in the respect and in the mutual acceptance, as well as in the recurrence of the interactive processes which will occur in enact the pedagogical praxis when these are understood as unique and cooperatives. Thus, to support the study seeks to establish a dialogue analyzed conversations with authors of the empirical field, Distance Education, and the conceptual level, the Environmental Education, to understand the phenomenon being investigated. To this end, we make a discussion of some of the scenarios and authors of Distance Education, by articulation conceptual and experiential, based on readings, experiences and studies. Among these scenarios and authors are handled production of digital educational materials, management and training of teachers and tutors. To achieve the goal of this research, there were individual conversations with teachers and tutors who served in subjects courses in the distance, such discussions were analyzed based on Discourse Textual Analysis, and from this process, we defined three areas for action : Relationship between teaching, organization and evaluation of the discipline, and six relationships that are applied in these areas: collective work, coordination of behaviors, understanding of the roles, making the action, exchange experiences and lessons learned. Thus, the phenomenon is understood through the development of two metatexts focusing on the concepts of cooperation and enacting, in which these conversations are discussed, identifying the relationships that occur in different domains. The concepts of cooperation and enaction are cited by authors who discuss the Environmental Education articulated to the talks and to the empirical field. The metatexts generated the scientific explanation of the phenomenon and potentiated other ways of looking, interpreting and understanding the phenomenon in its fullness. Through narratives, it becomes evident the need to overcome the individualized work, recognition of difference as complementarity and development of training activities for teachers and tutors to encourage ways of doing a job together and leading the coordination of pedagogical praxis. Conduct this research, which discusses the actions and practices in distance education based on Environmental Education allowed suspend some certainty and to overcome limitations as well as refer the Distance Education, the perspective discussed here, as a principle of Environmental Education.
 

Description:

Tese (doutorado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, 2011.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Doutorado em Educação Ambiental (Teses)