-
-
Fiabani, Adelmir; Fiabani, Tainá
(2020)
Em tempos de discussões sobre a obrigatoriedade ou não do psicólogo nas escolas,
nossas experiências no campo da Educação e da Psicologia nos levaram a produzir esta
reflexão sobre o racismo e seus efeitos, sobretudo, ...
-
-
Bahiana, Mariane de Almeida; Brito, Leandro Teofilo de; Fonseca, Michele Pereira Souza da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Este artigo discute narrativas de professoras regentes em atuação na educação infantil,
problematizando se os efeitos performativos da enunciação “ideologia de gênero”
afetaram (ou não) o trabalho docente com a infância. ...
-
-
Blankenheim, Thaís; Ramos, Natacha Führ; Pizzinato, Adolfo; Costa, Angelo Brandelli
(2020)
O presente artigo se propõe a explorar e discutir as motivações de profissionais da
Educação Infantil para a formação e capacitação nas temáticas de sexualidade e gênero.
Um questionário foi respondido por 96 participantes ...
-
-
Perussatto, Melina Kleinert
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-04-06)
O artigo problematiza o processo de racialização da infância registrado no período compreendido entre o processo emancipacionista desencadeado pela lei de 1871 e os anos posteriores à Abolição, a partir do Rio Grande do ...
-
-
Porciuncula, Eduarda de Mello
(2016)
O objetivo desta pesquisa é compreender e analisar como os discursos veiculados nas revistas Nova Escola e Pátio distribuídas pelo PNBE para as escolas públicas de Educação Infantil vêm instituindo formas de se compreender ...
-
-
Sá-Silva, Jackson Ronie; Silva, Raimundo José Pereira da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
Este artigo apresenta uma análise teórica documental que tensiona e problematiza as
ideias de infância, educação infantil, educação sexual e pedofilização social compiladas
em materiais bibliográficos cuja centralidade ...
-
-
Lima, Cristiane Pereira; Lacerda, Léia Teixeira
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
Este artigo visa apresentar os resultados de uma pesquisa de mestrado que discute as relações
de gênero entre meninas e meninos, buscando compreender como elas e eles se veem e veem
o seu “Outro”. Para tanto, foram ...
-
-
Almeida, Breno Alvarenga; Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos
(2021)
Investigar se as experiências estéticas permitem a problematização de questões relacionadas à produção das identidades e das diferenças no contexto da Educação Infantil exigiu um mergulho em referenciais pós-estruturalistas, ...
-
-
Maia, Ana Cláudia Bortolozzi; Venturin, Ana Beatriz; Longhitano, Bianca; Leite, Márcia Gabriela Ribeiro; Gravalos, Nathalia Macedo
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-03-08)
Os contos de fadas, ao longo dos tempos, influenciam sobre os padrões sociais na infância.
Esta pesquisa qualitativa documental, analisou a figura da mulher em princesas de três
filmes infantis da Disney: “Branca de Neve ...
-
-
Freitas, Claudia Jorge de; Baião, Jonê Carla
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20)
O texto é parte de uma dissertação de mestrado, já concluída, que investigou cenas e
narrativas em uma escola pública do ensino fundamental, na cidade do Rio de Janeiro,
que envolvem uma criança de 9 anos que desestabiliza ...