Abstract:
A presente pesquisa teve por escopo um estudo de caso acerca da vida e permanência de animais em cativeiros, verificando e problematizando em que medida a noção de Educação Ambiental, assim entendida nesses ambientes, pode nos despertar certa perplexidade ao constatarmos a manutenção de ambientes cativos que insistem em servir a uma cultura antropocêntrica que já não se coaduna com os novos paradigmas em curso na atualidade que presumem, dentre outros entendimentos, a responsabilidade moral para com os demais seres vivos, bem como e especialmente, a salvaguarda da ética e dos Direitos Animais. Com efeito, o presente estudo teve como questão central o seguinte enunciado: Como se justifica a permanência do domínio humano sobre a natureza no comportamento contemporâneo de manutenção dos animais em cativeiro e qual a função da Educação Ambiental neste tema? A partir do problema/questão da pesquisa formulou-se a hipótese/Tese de que a Educação Ambiental pode/deve desconstruir noções e conceitos que normatizam/normalizam tanto a permanência quanto a exploração de animais vivos em cativeiros. Para confirmar a referida hipótese, este estudo de caso valeu-se de uma metodologia compatível com os seus propósitos: mapeamento e seleção dos locais a serem estudados; formação de um banco de imagens; observações presenciais; entrevistas com os responsáveis pelos locais; análise dos projetos de Educação Ambiental existentes com suas justificativas e políticas internas. Neste sentido, foram realizados registros de ambientações animais em cativeiros situados no estado do Rio Grande do Sul, tais como zoológicos e criadouros legalizados a seguir discriminados: o Criadouro Conservacionista São Braz, em Santa Maria; o Criadouro Conservacionista da Quinta da Estância, em Viamão; o GramadoZoo, em Gramado e a Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, em Sapucaia do Sul. A hipótese da pesquisa foi confirmada no sentido de que não existem justificativas que estabeleçam a legitimidade da manutenção da cultura de animais em cativeiro para entretenimento, pesquisa, conservação ou Educação Ambiental, sempre que levarmos em conta a consideração ética. Os resultados demonstram que a justificativa de manutenção dos animais cativos, que escape à pura salvaguarda destes animais, ou se aproveite dela para outros fins, ignorando a natureza dos animais, permanece como um "retrocesso moral" na nossa sociedade, sendo agravada pela cumplicidade de determinados enfoques de Educação. Desta forma, postula-se a abolição progressiva desses locais de cativeiro como atitude ética pertinente e adequada ao nosso século. Por outro lado, o referencial teórico foi estabelecido com os conceitos de Ética de Edgar Morin, Albert Schweitzer e Carlos Naconecy; Estudos sobre o Homo sapiens, e sua relação com outros seres a partir de Yuval Harari, Charles Darwin e Keith Thomas, além das considerações fundamentais de Peter Singer, Gary Francione, Tom Reagan e Fernanda de Medeiros acerca dos Direitos Animais. A justificativa da pesquisa se dá na preocupação com a vida de outros seres sencientes - e não somente os humanos - que diariamente se encontram em estado de grande sofrimento.
The present research had as scope a case study about life and permanence of animals in captivity, checking and questioning to what extent the concept of Environmental Education, thus understood in these environments, can awake us some perplexity when we note the maintenance of captive environments that they insist on serving an anthropocentric culture that no longer fits with the new paradigms currently underway that presume, among other understandings, moral responsibility towards other living beings, as well as, especially, the safeguarding of ethics and Animal Rights. Indeed, the present study had as central question the following statement: How can the permanence of human domination over nature in contemporary behavior of keeping animals in captivity be justified, and what the role of environmental education in this subject? From the problem/research question the hypothesis/Thesis was formulated that Environmental Education can / should deconstruct notions and concepts that normalize / standardize both the permanence as the exploitation of live animals in captivity. In order to confirm this hypothesis, this case study drew on a methodology compatible with its purposes: mapping and selection of sites to be studied; formation of an image bank; observations in person; interviews with those responsible for the sites; analysis of existing Environmental Education projects with their justifications and internal policies. In this sense, records of animal environments were carried out in captives located in the state of Rio Grande do Sul, such as zoos and breeding sites legalized as follows: the Conservationist Breeding Site São Braz, in Santa Maria; the Conservationist Breeding Site Quinta da Estância, in Viamão; the Gramado Zoo, in Gramado; and the Zoo Botanical Foundation of Rio Grande do Sul, in Sapucaia do Sul. The hypothesis of the research was confirmed in the sense that there are no justifications that establish the legitimacy of the continued culture of animals in captivity for entertainment, research, conservation or Environmental Education, whenever we take into account ethical consideration. The results show that the justification for the maintenance of captive animals, which escapes the pure safeguard of these animals, or uses it for other purposes, ignoring the nature of animals, remains a "moral setback" in our society and is aggravated by the complicity of certain education approaches. In this way, it is postulated the progressive abolition of these places of captivity as a pertinent and appropriate ethical attitude to our century. On the other hand, the theoretical framework was established with the concepts of Ethics of Edgar Morin, Albert Schweitzer and Carlos Naconecy; Studies on Homo sapiens, and their relationship with other beings from Yuval Harari, Charles Darwin and Keith Thomas, as well as the fundamental considerations of Peter Singer, Gary Francione, Tom Reagan and Fernanda de Medeiros on Animal Rights. The justification of the research is in concern for the lives of other sentient beings - and not only humans - that are daily in a state of great suffering.
La presente investigación ha tenido por alcance un estudio de caso sobre la vida y la
permanencia de animales en cautiverios, verificando y problematizando en qué medida la
noción de Educación Ambiental, así entendida en esos ambientes, puede nos despertar cierta
perplejidad al constatar el mantenimiento de ambientes cautivos que insisten en servir a una
cultura antropocéntrica que ya no se coaduna con los nuevos paradigmas en curso en la
actualidad que presumen, entre otros entendimientos, la responsabilidad moral para con los
demás seres vivos, así como y especialmente, la salvaguardia de la ética y los derechos de los
animales. En efecto, el presente estudio ha tenido como cuestión central el siguiente
enunciado: ¿Cómo se justifica la permanencia del dominio humano sobre la naturaleza en el
comportamiento contemporáneo de mantenimiento de los animales en cautiverio, y cuál es la
función de la Educación Ambiental en este tema? A partir del problema / cuestión de la
investigación se ha formulado la hipótesis / Tesis de que la Educación Ambiental puede / debe
deconstruir nociones y conceptos que reglamentan / normalizan tanto la permanencia como la
explotación de animales vivos en cautiverios. Para confirmar esta hipótesis, este estudio de
caso se ha valido de una metodología compatible con sus propósitos: mapeo y selección de
los lugares a ser estudiados; formación de un banco de imágenes; observaciones presenciales;
entrevistas con los responsables de los locales; análisis de los proyectos de Educación
Ambiental existentes con sus justificaciones y políticas internas. En este sentido, se realizaron
registros de ambientaciones animales en cautiverios ubicados en el estado de Rio Grande do
Sul, como zoológicos y criaderos legalizados que se presentan a continuación: el Criadero
Conservacionista San Braz, en Santa María; el Criadero Conservacionista de la Quinta de la
Estancia, en Viamão; el Gramado Zoo, en Gramado; y la Fundación Zoobotánica de Rio
Grande do Sul, en Sapucaia do Sul. La hipótesis de la investigación ha sido confirmada en el
sentido de que no existen justificaciones que establezcan la legitimidad del mantenimiento de
la cultura de animales en cautiverio para entretenimiento, investigación, conservación o
Educación Ambiental, siempre que tenemos en cuenta la consideración ética. Los resultados
demuestran que la justificación del mantenimiento de los animales cautivos, que escape a la
pura salvaguardia de estos animales, o se aproveche de ella para otros fines, ignorando la
naturaleza de los animales, sigue siendo un "retroceso moral" en nuestra sociedad, agravada
por la complicidad de determinados enfoques de Educación. De esta forma, se postula la
abolición progresiva de esos lugares de cautiverio como actitud ética pertinente y adecuada a
nuestro siglo. Por otro lado, el referencial teórico se ha establecido con los conceptos de Ética
de Edgar Morin, Albert Schweitzer y Carlos Naconecy; los estudios sobre el homo sapiens, y
su relación con otros seres a partir de Yuval Harari, Charles Darwin y Keith Thomas, además
de las consideraciones fundamentales de Peter Singer, Gary Francione, Tom Reagan y
Fernanda de Medeiros sobre los Derechos de los Animales. La justificación de la
investigación se da en la preocupación por la vida de otros seres sintientes – y no sólo los
humanos – que diariamente se encuentran en estado de gran sufrimiento.